Este estudo, realizado a partir da análise de artigos científicos, produzidos por pesquisadores e
publicados em periódicos, busca investigar como ocorre o funcionamento linguísticodiscursivo
da modalização e da polifonia de locutores, mais especificamente do arrazoado por
autoridade, no gênero textual acadêmico artigo científico, como elementos indicadores de
subjetividade (argumentatividade). Além disso, objetivamos investigar também de que forma
esses fenômenos contribuem para a caracterização do estilo linguístico do gênero investigado.
Ressalvamos que a investigação é de natureza descritivo-interpretativista e tem como
orientação geral os princípios teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa. Para tanto,
tomamos como pressuposto fundamental para esse trabalho a Teoria da Argumentação na
Língua de Ducrot e colaboradores (1987, 1988, 1994), com os acréscimos e reformulações
propostas por Espíndola (2004) e Nascimento (2005, 2009, 2014). Fundamentamo-nos ainda
nos estudos sobre o fenômeno da modalização discursiva (CASTILHO E CASTILHO, 1993;
CERVONI, 1989; GARCIA NEGRONI, 2008, 2011; NASCIMENTO, 2005, 2009, 2014;
NASCIMENTO E SILVA, 2012; dentre outros); bem como na concepção de gêneros
discursivos (BAKHTIN, 2000). O corpus é composto por 20 (vinte) artigos científicos,
coletados de periódicos reconhecidos pela CAPES, com qualis A ou B. São analisados 4
(quatro) artigos de cada uma das seguintes grandes áreas da CAPES: Ciências Humanas
(Educação); Ciências Sociais (Comunicação); Ciências Exatas e da Terra (Estatística);
Engenharias (Engenharia Química); e Ciências da Saúde (Nutrição). Os resultados apontam que
o artigo científico é um discurso repleto de subjetividades e orientações discursivas, no qual
pululam vozes tanto de forma explícita como de forma implícita, ou seja, constitui-se em um
gênero onde a polifonia e modalização se fazem presentes de forma significativa. O locutor
responsável pelo artigo faz uso do arrazoado por autoridade e da modalização discursiva como
forma de demarcar no enunciado a argumentatividade e orientar como deseja que o interlocutor
deva ler/compreender as vozes das autoridades trazidas para compor o texto.