Trata-se de uma pesquisa sobre o ‘Programa correção de fluxo idade/série: recuperação dos saberes’, desenvolvido no ano de 2012 pela Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina. O objetivo principal desta investigação é compreender como esse programa repercutiu no processo de escolarização de alunos participantes que frequentaram a Escola de Educação Básica Rui Barbosa de Formosa do Sul, Santa Catarina. A base teórica advém do campo da Educação, especificamente de pensadores da Pedagogia, Psicologia e Sociologia, que nos embasam na perspectiva de analisar a implementação do programa nessa escola, a partir de uma visão microssocial – expressa pelas percepções dos professores e alunos que dele participaram – e também macrossocial, quando se refere a aspectos desse programa tal como foi concebido pela gestão estadual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso avaliativo, que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados 16 sujeitos, sendo dois gestores, quatro professores e 11 alunos participantes. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática, conforme Minayo (2010), tendo sido encontrados os seguintes núcleos de sentido: base legal e concepção pedagógica que fundamentam o programa; implementação do programa; e repercussões no processo de escolarização de alunos participantes. O programa teve como base legal a Lei de Diretrizes e Bases e a Resolução n. 158/2008 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. A concepção pedagógica se volta para a formação humana integral dos alunos e a interdisciplinaridade no modo de trabalhar os conhecimentos. Na implementação do programa, constatou-se preconceito e discriminação contra os alunos que frequentavam a turma de correção de fluxo, além de dificuldades no que se refere à “tradição da cultura escolar”, que prioriza o ensino dos conteúdos de maneira fragmentada e meramente transmitida; a troca do pessoal administrativo na SED, nas Gerências Regionais de Educação (Gereds) e na direção das escolas; e, além disso, a falta de diálogo entre as Gereds e as unidades escolares. Além dos professores considerarem que o programa foi uma iniciativa imposta à escola, o histórico de “mau comportamento”, sucessivas reprovações e dificuldade de aprendizagem dos alunos participantes são entendidos como fatores que ensejaram a má receptividade do programa pelos professores. Da parte dos educandos, ele foi recebido de modo positivo dada a oportunidade que ele representou de avançar na trajetória escolar.Quanto às repercussões no processo de escolarização dos alunos participantes, o programa foi bem sucedido em seu intento de alcançar, em 2012, a permanência na escola e a conclusão do Ensino Fundamental dos alunos em situação de distorção idade-série tanto na escola pesquisada, quanto na rede pública catarinense de educação. Para os docentes, o programa teve o intuito de melhorar os índices da educação estadual, pois o processo de ensino aprendizagem não teria sido a preocupação central do processo de correção de fluxo como também a aprendizagem não foi considerada fundamental para a aprovação dos alunos que o frequentaram. Na escola, o programa representou uma medida isolada, já que não houve acompanhamento diferenciado para os alunos participantes, como proposto pelo Programa de Recuperação de Estudos para o Ensino Médio. No entanto, o programa pode ser considerado como um estímulo ou motivação para os alunos continuarem os estudos no ensino regular ou buscarem outra modalidade de ensino.