O final do século XX representou para cidade de Grossos – RN um importante passo na História de sua Educação a partir da fundação do Grupo Escolar Coronel Solon. Mobilizados pelas crescentes e envolventes discussões em torno da história de vida de professores e historiografia dos grupos escolares, cresceu o nosso desejo em investigar as práticas pedagógicas realizadas nesses espaços. O presente estudo está situado na linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, tendo sido financiada pela Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Fomos mobilizados pela seguinte questão de estudo: Como se caracterizam as práticas pedagógicas (na dimensão da profissionalidade docente) de professoras que atuaram no Grupo Escolar Coronel Solon nos anos de 1958 a 1971 na cidade de Grossos - RN em suas narrativas? Estabelecemos como objetivo central: Caracterizar as práticas pedagógicas realizadas pelas professoras que lecionaram no Grupo Escolar Coronel Solon nos anos de 1958 a1971, relacionando-as com as teorias da Educação que discutem a docência na perspectiva da profissionalidade docente. Formulamos os seguintes objetivos específicos: compreender os postulados teóricos relativos à prática pedagógica e sua correlação com a profissionalidade docente articulando-as com as discussões sobre a historiografia de Grupos Escolares; reconstruir fragmentos da história da cidade de Grossos-RN e do Grupo Escolar Coronel Solon nas narrativas de professoras dos anos de 1958 a 1971; Identificar nas narrativas de professoras as práticas pedagógicas ancoradas na dimensão profissionalidade docente e seus respectivos subdomínios. Os postulados teóricos apreendidos nessa investigação advêm especialmente das disciplinas: memória, Formação e Pesquisa (Auto)biográfica, Seminário I e Prática de Docência do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Respectivamente cada uma dessas, corroboraram no sentido de nos apresentar autores como: Saviani (2008), Faria Filho (2002) Lombardi (2003-2004) Azevedo e Stamatto (2012), que discutem os aspectos relevantes com relação à história da educação brasileira, à historiografia dos grupos escolares no Brasil e no Rio Grande do Norte, Nóvoa (1991-1995-1997-2000), Braz (2006), Costa (2009), Núñes e Ramalho (2008), Arroyo (2008), Veiga (1988) que voltam seus olhares para formação de professores abordando temáticas relativas à profissionalização docente, as práticas pedagógicas, profissionalidade, história de vida de professores e a História da Educação. No sentido metodológico esse estudo foi construído mediante revisão bibliográfica, mapeamento das produções existentes nos últimos 5 anos sobre os grupos escolares no Rio Grande do Norte. Utilizamos como fonte primordial, as narrativas (auto)biográficas de professoras do Grupo, tanto para caracterizar suas práticas pedagógicas, quanto para retratar a (con)vivência no grupo e a história da cidade de Grossos no período que este estudo compreende. As fontes documentais como o Regimento dos Grupos escolares, fotografias e Decretos, foram utilizados de forma intermediária em toda a investigação. Os resultados que se apresentam, sugerem que a subjetividade de professores, a partir de suas narrativas são capazes de caracterizar suas práticas pedagógicas, refletida sob os seus mais variados aspectos e dimensões. Consideramos que a História da Educação, foi âncora e carro-chefe de todas as discussões empreendidas nesse estudo, fazendo com que nossas compreensões pudessem confirmar e ampliar perfil de professores leigos que atuaram em diferentes períodos e instituições.