O tema aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua (L2) para estudantes surdos tem suscitado diversas indagações entre os profissionais, uma vez que esses estudantes encontram dificuldades, no decorrer desse processo. Essa pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância da Libras (L1) no transcorrer da aprendizagem da L2, durante o processo de letramento, e analisar os diferentes estágios de interlíngua vivenciados pelos estudantes surdos, visto que utilizam, em seus textos escritos, aspectos gramaticais da Libras, para conferir segurança aos enunciados produzidos na nova língua. Para tanto, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, de caráter etnográfico, a partir de estudos de caso de cinco estudantes surdos, matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede estadual de Educação, do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados da pesquisa consistem em entrevistas, observações e textos escritos pelos estudantes participantes, coletados durante as aulas. Esses dados foram analisados, a partir do referencial teórico proposto por Bakhtin (2010), Brochado (2003), Quadros (1997 e 2004), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schmiedt (2006), Soares (2003 e 2009), Uyeno, Cavallari e Mascia (2014), entre outros. Dentre as conclusões desse estudo, destacam-se a influência e a relevância da Libras, como suporte para a aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Os resultados desta investigação podem contribuir para subsidiar possíveis projetos na área de aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, para estudantes surdos em processo de letramento.