Esse estudo compreende a sexualidade como concepção histórica, social e cultural, a qual está presente nas diversas fases da história da humanidade. Consequentemente, a formação no contexto escolar também está envolta pelos determinantes que compreendem a sexualidade enquanto elemento constitutivo do ser humano. Contudo, a temática da sexualidade e seus respectivos estudos, dentre eles gênero, diversidade sexual, sexo, educação sexual vêm se destacando com maior cientificidade e também maior intensidade no contexto educacional a partir do início do novo século. Compreender os entraves e o caráter de repressão da sexualidade foi alguns de nossos apontamentos, pois na atualidade alguns estudos e propostas governamentais sinalizam a viabilização da abordagem da sexualidade na escola. Este trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo elaborar o que se denomina Estado da Arte ou do Estado do Conhecimento em relação à temática sexualidade, educação sexual e gênero nas pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) no período de 1996 a 2012, apresentando os indícios do congresso em 2014.Consideramos o evento significativo na área educacional, além de oferecer a possibilidade de sistematizar trabalhos sobre o tema abordado, e assim, elegermos três temas articuladores em nossa pesquisa, sexualidade, educação e formação docente, compreendendo a sexualidade enquanto constitutiva de suas temáticas, quais sejam gênero, homossexualidade, homofobia, violência, dentre outros. A partir dos critérios de seleção encontramos cento e cinquenta e dois trabalhos para leitura que posteriormente foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática. Deparamos no decorrer dos anos com o fato de que a sexualidade e seus diversos estudos perpassam concepções diversas, quais sejam, histórico-filosóficas, fundamentadas em teóricos como Freud e Foucault, seguindo para vertentes fundamentadas basicamente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ou mesmo que contrariam o exposto pelo documento e, mais, recentemente em torno da diversidade sexual, apresentando considerações que se sobrepõem e se confirmam no perpassar dos anos do congresso, não ocorrendo mudanças de grande significação nas categorias apresentadas e analisadas. A categoria gênero se apresenta como um dos fatores determinantes dos trabalhos, mostrando que não se pode compreender a sexualidade sem compreender as questões de gênero como concepção cultural e social. A carência de formação docente na área é apontada como o obstáculo motivador para que a educação sexual ocorra na escola de maneira satisfatória. Contudo o/a docente não é considerado/a, na maioria das vezes, como protagonista de propostas e programas, seja nas escolas, e/ ou nas ações governamentais, pois as propostas e programas chegam nas unidades escolares prestes a serem aplicadas, sem discussões e estudos anteriores. Entretanto, é mister que se corrobore com a proposta da importância da educação sexual desde a educação infantil, havendo antecipadamente a formação docente desde as licenciaturas, tendo continuidade com cursos de capacitação. Outro fator relevante se refere às próprias temáticas que envolvem a sexualidade e seus desdobramentos, pois se torna imperioso adentrar congressos, simpósios e eventos que vão muito além da sexualidade em específico, para apreender as diversas formações da área educacional, seja do currículo, das tecnologias, cotidiano escolar, didática, bem como as áreas da sociologia, psicologia e saúde, apresentando sua profícua importância para a formação do ser humano.