O presente estudo teve como objetivo: 1) revisar sistematicamente a produção científica sobre a motivação à prática de atividade física e esportiva de adolescentes por meio de estudos observacionais; 2) identificar os motivos à prática de atividade física e esportiva, as características sociodemográficas e o tempo de tela – TV de adolescentes ativos em situação de vulnerabilidade social participantes de um projeto social; 3) comparar as fases da adolescência e o sexo com a atividade física, o tempo de tela – TV e a motivação à prática de atividades físicas e esportivas de adolescentes ativos em situação de vulnerabilidade social participantes de um projeto social; 4) associar as características sociodemográficas com atividade física, tempo de tela – TV e motivação à prática de atividades físicas e esportivas de adolescentes ativos em situação de vulnerabilidade social participantes de um projeto social. A população é caracterizada por adolescentes ativos em situação de vulnerabilidade social, participantes de um projeto social do estado de Santa Catarina. A amostra foi composta por 843 adolescentes resultante da análise do banco de dados. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Atividade Física Infantil (PAQ-C), Questionário de Motivação para Atividades Desportivas (QMAD) e Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Foi realizada análise descritiva (média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa) e inferencial por meio dos testes U de Mann-Withney, Kruskall-Wallis e Qui-Quadrado, adotando-se um nível de significância de p ≤ 0,05. O instrumento mais utilizado pelos estudos incluídos na revisão é fundamentado na teoria da Autodeterminação, e apresentaram diversos motivos intrínsecos e extrínsecos para prática de atividade física e esportiva, e quando analisado por sexo, o principal motivo para o sexo masculino foi a competição e para o sexo feminino, o controle de peso. Na amostra investigada, a maioria dos adolescentes é do sexo masculino, se encontram na pré-adolescência, moram na área urbana, pertencem a classe econômica média (C1 e C2). O tempo de tela-TV apresentou uma média de 3,45 (1,97), sendo que 41,9% dos adolescentes assistem TV por ≥3 h/dia. Ficou evidenciado que os adolescentes ativos consideram muito importante os motivos à prática de atividade física e esportiva, destacando no sexo masculino a competição, e no sexo feminino a forma física. Sugere-se uma análise cautelosa dos motivos à prática a atividade física e esportiva (instrumentos adequados) para que novas estratégias sejam planejadas, incentivando a prática de atividade física e esportiva por meio de levantamentos prévios sobre as preferências dos adolescentes a estas práticas visando à manutenção e aumento destas práticas. Além disso, diante dos resultados encontrados, sugere-se que sejam desenvolvidos estudos em outras regiões do Brasil (principalmente estudos longitudinais que permitam conhecer as mudanças dos comportamentos relacionados aos motivos a prática de atividades físicas e esportivas entre os adolescentes do Brasil), que permitam possíveis comparações de projetos sociais com adolescentes não participantes de projetos sociais, com o intuito de avaliar metodologia e propostas, fomentando a elaboração de políticas públicas que possibilitem a implementação de novos projetos nas escolas em horários de contraturno escolar.