Os compósitos têm sido utilizados como solução para inúmeros problemas de engenharia. Hoje podemos ver compósitos presentes em diversas áreas do conhecimento humano seja na construção civil, aeronáutica, automobilística ou náutica. Esses materiais surgiram com a proposta de desenvolvimento de propriedades mecânicas que pudessem satisfazer as necessidades que materiais clássicos de construção como: o aço, madeira etc., não puderam atender, trata-se de materiais de alta resistência mecânica e baixa densidadeprincipalmente os desenvolvidos com matrizes epóxi e fibra de carbono. Fibras como curauá possuem resistência mecânica comparada à fibra de vidro, tornando-se assim uma possível substituta. Nesse trabalho foram utilizadas fibras de sisal, banana, juta, curauá alinhadas manualmente e utilizando a resina poliéster acelerada com 0,15% de cobalto e 0,33% de catalisador, esses resultados foram comparados com um compósito de fibra de vidro construídos de maneira similar. Quando submetidos ao ensaio de tração de tração, segundo a norma ASTM 3039 D, os resultados mostraram que o compósito que apresentou maior resistência mecânica sob tração foi o compósito feitos com fibras de curauá 272,6 Mpa, mas com uma fração volumétrica maior (vf=19,08%) que o segundo maior resultado que foi o apresentado pela fibra bananeira (vf=16,39%). Para os compósitos a fração volumétrica dita se o compósito é ou não mais resistente que um compósito feito com os mesmos parâmetros, ou seja, quanto maior a fração volumétrica, para este tipo de compósito, maior a resistência mecânica do compósito.
Nesse contexto que aparecem como uma solução as fibras naturais (Juta, Curauá, Banana entre outras), pois possuem essas características, que além de boa resistência mecânica são biodegradáveis.