Este relatório de tese constitui etapa do estudo que é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, inserindo-se na linha de pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, e tem como tema "(Re) conhecimento da experiência: reflexões docentes sobre caminhos que se entrelaçam com o fazer do professor bacharel na Educação Superior ". Tem como objetivo geral analisar a produção e a percepção do conhecimento da experiência pelo professor bacharel como arcabouço necessário a sua prática educativa. Assim, apresenta como tese de pesquisa: o professor bacharel, no contexto da atividade docente, produz e identifica o conhecimento da experiência caracterizado como arcabouço fundamental do desenvolvimento da sua prática educativa. Para sua condução e desenvolvimento propõe como questões norteadoras: 1) Como os docentes bacharéis produzem e reconhecem o conhecimento da experiência? 2) Quais os locus de produção do conhecimento da experiência do professor bacharel? 3) De que forma o conhecimento da experiência dá suporte à ação docente do professor bacharel? Emprega, para tanto, uma orientação metodológica de natureza qualitativa, alicerçada em autores como Souza (2006a; 2006b), Clandinin e Connely (2011) e Chené (2010), Nóvoa (2010), Josso (2010) e Finger (2010) entre outros, o contributo de narrativas de formação produzidas por meio de entrevistas narrativas, que foi baseada nos estudos de Jovchelovich e Bauer (2010), e de Rodas de Conversas, cuja discussão passou pelas pesquisas de Campos (2000), Warschauer (2001, 2002, 2004) e Freire e Shor (1987). Define como sujeitos da pesquisa dez professores bacharéis de diversas áreas do conhecimento (direito, arquitetura, serviço social, economia, ciências contábeis, administração), que se dispuseram a contribuir com o estudo proposto. Esses professores contam mais de oito anos de docência no ensino superior e não possuem formação inicial na área pedagógica. A partir da inquietação gerada por estas questões, discute no plano teórico docência superior, conforme Masetto (1998, 2003), Castanho (2000), Zabalza (2004) entre outros, e conhecimento da experiência, por meio de Freire (2011a), Shulman (1987), García (1992), Dewey (2011), Schön (2000) e Larrosa (2002). As narrativas dos professores participantes da pesquisa confirmaram que eles produzem conhecimentos profissionais docentes, por meio das experiências, e que são inseridos no manancial de instrumentos que fazem uso para dirimir os dilemas de sala de aula, de seus alunos, colaborando para a construção de um profissional ético e cidadão, que na compreensão e na vivência, não só produzem conhecimentos, mas os assume como indispensáveis a este contexto particular da docência superior.