O tema desta tese, a docência no paradigma educacional emergente, nasce da pergunta pelas características do modo de operar do educador e da educadora na concepção de ciência e educação que emerge neste começo de século. Tendo como pressuposto as categorias da complexidade e da transdisciplinaridade, o problema formula-se ao perguntar-se pela presença transdisciplinar do professor em seu modo de operar e atuar. Tal indagação desdobra-se em múltiplas questões que podem indicar o desenho mais nítido da questão de foco: Como o educador, ou a educadora, atuando em uma escola considerada transdisciplinar construiu sua opção profissional pela docência? Qual é o lugar da docência na vida desse educador? O educador pesquisado sente-se realizado no exercício da docência? Que características o educador apresenta que identifique sua proximidade com a transdisciplinaridade e a complexidade? Qual foi o elemento que propiciou que, um professor formado no paradigma racional e cientificista atue na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade? E, qual a estrutura que sustenta o sentido da vida do professor pelo exercício da docência? O objetivo geral da tese consiste em identificar a transdisciplinaridade como modo de fazer outra ciência possível, capaz de descortinar ante o sujeito educador, consciente de si, na intersubjetividade complexa, o sentido de seu quefazer docente. Com base em referenciais que elaboram a crítica ao pensamento científico, erigido na modernidade, a tese problematiza o modelo monometódico da ciência cartesiana e propõe a bricolagem, sistematizada por Kincheloi e Berri (2007), como caminho metodológico, de caráter qualitativo, da investigação aqui empreendida. Foram utilizados como instrumentos, a história de vida, a observação e a entrevista reflexiva, proposta por Szymanski (2002). A análise do material construído permitiu identificar sete eixos significantes, que caracterizam a docência transdisciplinar, referenciada no pensamento complexo e ecossistêmico: a presença de vivências significativas, ao longo da história de vida, que contribuíram com a decisão pela docência e a forma de assumi-la, no contexto do paradigma educacional emergente; a identificação da presença do desejo como mobilizador do investimento em busca do sentido; atitudes que denotam a potência do exercício docente para a produção de sentido, a sala de aula como ambiente de aprendizagem, erigido na convivência; o compromisso dos professores com os processos pedagógicos; as implicações sociais, políticas e éticas da docência; e a espiritualidade como o terceiro incluído. Por fim, o trabalho propõe a reconstrução dos princípios e práticas docentes em vista das novas necessidades da educação, emergente dos desafios sociais e científicos do século XXI.