O presente estudo está vinculado ao Grupo de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A temática estudada situa-se no campo das políticas públicas para o ensino superior com relação à atual (re)configuração da universidade pública brasileira. No ano de 2007, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais o REUNI pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. O objetivo era de, num prazo de cinco anos, ampliar o acesso ao ensino superior público, prioritariamente em cursos noturnos e licenciaturas. Além da expansão do ensino superior, o REUNI propunha a revisão estrutural e acadêmica dos cursos de graduação para torná-los mais flexíveis, promovendo a diversificação das modalidades, preferencialmente com superação da profissionalização precoce e especializada. O programa tinha como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos presenciais para noventa por cento, e da ampliação da relação de alunos por professor para dezoito por um. Para a concretização destas medidas, o programa previu um total de investimentos na ordem de dois bilhões de reais, projetados para o período de 2008 a 2012. A universidade brasileira foi construída com base no alicerce da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, portanto, o processo de desenvolvimento da graduação está intimamente ligado à pós-graduação. Em que pese este marco, o REUNI fazia pouca referência à pós-graduação, citada em apenas uma das diretrizes do programa: o suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação, participação tardia e limitada, centrada na participação de pós-graduandos bolsistas, como assistentes em disciplinas com alto índice de reprovação. Para analisar a participação dos programas de pós-graduação no REUNI foi desenvolvido um estudo qualitativo, com base na análise documental das propostas do REUNI, utilizando o método da análise de conteúdo proposta por Bardin, utilizando-se da Diretriz F - Suporte da pós graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação do REUNI, parte integrante dos Planos REUNI de trinta e duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com o propósito de verificar as formas de suporte e articulação da graduação com a pós-graduação; relatórios de gestão dos anos 2009/2010; e relatórios do REUNI no período 2008/2010. O estudo dos Planos elaborados pelas IFES possibilitou o conhecimento sobre como se deu o desenvolvimento nas IFES da relação graduação e pós-graduação, no período anterior à implantação do REUNI, e como as proposta similares foram implantadas com o REUNI. Constatou-se que as propostas vinculadas ao REUNI estavam concentradas em três categorias: expansão, integração graduação/pós-graduação e reestruturação, e que elas já faziam parte do planejamento institucional e, portanto foram incorporadas ao REUNI. Em consequência, o suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativos dos cursos de graduação apresentou-se como resultado e não como uma nova intenção. Mesmo com os poucos dados disponibilizados devido a recém conclusão do programa, foi possível concluir que a falta de planejamento bem como a escassez de contratação de docentes e técnicos-administrativos foram os grandes empecilhos para eficácia do programa.