Esta dissertação tem como tema as representações sociais de professores PDE sobre formação continuada no Paraná e sua relação com as políticas educacionais que instituíram e regulamentaram esse programa. Estudar “formação continuada” está nos dilemas que postulam a formação inicial como deficitária, compreendendo a formação continuada como uma forma de atender as novas atribuições imputadas aos docentes, dado o reconhecimento da importância dessa etapa para a permanência na carreira, por sua vinculação aos planos de carreira e seu objetivo de melhoria da qualidade de ensino. Tomar os professores egressos do PDE-PR como sujeitos de pesquisa ocorreu em função do reconhecimento atribuído a eles no contexto escolar em que se convive com professores que realizam atividades diferenciadas com seus alunos e possuem um comportamento proativo, agindo como incentivadores da permanência na carreira para professores e modelos a serem seguidos pelos alunos, ou seja, possíveis agentes influenciadores na construção do processo de atratividade da carreira. Além desses aspectos, o PDE-PR constitui-se como uma política de formação continuada recente, considerada como inovadora e como um modelo de formação que implica em uma inversão didática. Nesse contexto, com o objetivo de analisar as representações sociais de professores egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) sobre formação continuada e sua correlação com as políticas que instituíram e regulamentaram o respectivo programa, o estudo fundamenta-se nas políticas de formação continuada de professores e na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2010, 2012). Entre os autores que problematizam as políticas de formação continuada e contribuem para a análise dos dados estão: Falsarella (2004), Ferreira (2003), Gatti e Barreto (2009), Nóvoa (2013), Perrenoud (1993). A metodologia norteou-se na abordagem qualitativa do tipo exploratória. A pesquisa envolveu 47 professores egressos do PDE-PR. A opção pela utilização da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000, 2001) possibilitou o uso da técnica de evocação livre de palavras proposta por Vergès (1992) pela qual se identificou: conteúdo e estrutura das representações sociais dos participantes sobre a expressão “formação continuada”. A análise prototípica foi referência na análise das palavras obtidas no teste de evocação livre as quais foram processadas pelo software EVOC (versão 2000), que gerou um quadro de quatro casas contendo a frequência e ordem média de evocação (OME) e, posteriormente, a ordem média de importância (OMI). Os resultados das RS referente às evocações apresentam 2 elementos (conhecimento e cursos) no provável núcleo central. Esses dados dialogam com respostas obtidas sobre oitos pontos elencados por pesquisadores da Fundação Victor Civita sobre “como atrair e manter bons professores”, obtidos pelas entrevistas semiestruturadas submetidos à Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001; MEURER, 2007),) apontando contribuições, fragilidades e potencialidades do programa PDE-PR e dos processos de formação continuada desenvolvidos pela SEED-PR.