LEMIECHEK, Lucimara. ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL - PR (1946 – 1980). 280 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em
Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Francisco Beltrão,
2014.A pesquisa teve como objeto de estudo a formação de professores no município de
Laranjeiras do Sul – PR entre os anos de 1946 a 1980, com ênfase para a história da
Escola Normal Ginasial Floriano Peixoto (1946 – 1967) e da Escola Normal Colegial
Dr. Leôncio Correia (1958 – 1980). Uma das questões centrais do estudo foi: como se
constituiu a formação de professores normalistas no município? Esta questão originou
outros questionamentos, que auxiliaram na compreensão da trajetória das escolas
normais. Caracterizando-se como documental e de abordagem qualitativa, a pesquisa
teve como objetivo analisar o percurso histórico dessas instituições considerando o
contexto econômico, político e social da época e buscando perceber as relações que se
estabeleceram entre a trajetória da educação local e a educação estadual e nacional.
Quanto ao recorte temporal, o ano de 1946 marcou a criação do Curso Normal Regional
em Iguaçu, capital do Território Federal do Iguaçu, atualmente sede do município de
Laranjeiras do Sul. Por sua vez, 1980 foi o último ano em que aquele modelo de Escola
Normal funcionou, sendo substituída pela oferta da Habilitação Específica para o
Magistério, instituída pela Lei nº 5.692/71. Para compreender historicamente como se
constituíram essas duas instituições, alicerçamos a análise em diferentes fontes: a
legislação educacional, documentos produzidos no interior das escolas, fotografias,
artigos de jornais e em fontes orais com a realização de seis entrevistas com ex-
professores e ex-normalistas. Para a fundamentação teórico-metodológica, utilizamos
os estudos de Ghiraldelli Jr. (2003, 2009), Hilsdorf (2011), Lazier (2004), Lelis (1989),
Lopes (2002), Miguel (1997, 2005), Romanelli (2012), Saviani (1999, 2008, 2009,
2011), Tanuri (2000), Wachowicz (1987), Xavier (1990, 2005), entre outros. Com
relação ao trabalho com as fontes primárias, concluímos que seu levantamento,
catalogação, análise e interpretação auxiliaram na preservação da memória histórica
local e nos permitiram compreender a história das instituições, como parte de um
contexto mais amplo. Ao término da pesquisa constatamos que ambas as escolas
tiveram sua origem num processo articulado entre as políticas públicas nacionais e as
necessidades da elite local, que via a escolarização como um elemento importante na
conquista por postos mais altos no mercado de trabalho. Concluímos que embora as
Escolas Normais não tenham cumprido o seu real papel formativo para suprir as escolas
do interior, se evidenciaram como uma vitória para a sociedade local, formando, desde
suas primeiras turmas, grandes expoentes da educação do município.