A dissertação tem como tema de pesquisa a Avaliação da Educação Superior, considerando as suas contribuições na Profissionalidade Docente. As políticas e reformas educacionais são traçadas em um determinado momento histórico, social, político e econômico, marcadas por conflitos, consensos e contradições. A partir do final dos anos de 1980 e início dos anos de 1990, as políticas educacionais e avaliativas brasileiras sofreram fortes influências advindas do cenário econômico internacional, cujo pano de fundo era composto pela retórica neoliberal. Atualmente, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela lei Nº 10.861/04 normatiza as políticas de avaliação, englobando a avaliação institucional (interna e externa), a avaliação de curso e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Nesse cenário, a pergunta de pesquisa foi esboçada: Como as políticas de avaliação institucional contribuem para a profissionalidade do docente na Educação Superior, segundo as percepções de professores? Para responder a essa pergunta, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar as contribuições da avaliação institucional para a profissionalidade do docente na Educação Superior, segundo as percepções de professores. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, pois se considerou que a trajetória das políticas é permeada pela subjetividade dos diferentes atores (legisladores, representantes de diferentes associações e organizações, técnicos, professores, funcionários técnico-administrativos, estudantes, entre outros) que as ressignificam e as recriam, tornando-se leitores e produtores ativos desse processo. Para analisar a trajetória das políticas de Avaliação da Educação Superior, em especial o SINAES (2004), utilizou-se o aporte metodológico do ciclo de políticas (Ball, 1992), que possibilita uma análise das políticas em sua totalidade. No estudo desenvolvido, voltou-se o olhar para os contextos de influência, de produção do texto e da prática. A pesquisa bibliográfica foi um dos procedimentos utilizados que possibilitou o aprofundamento sobre os estudos já realizados acerca da temática investigada. Os principais autores que subsidiaram a pesquisa foram: Afonso (2007, 2009), Ball (2011, 2012), Ball e Mainardes (2011), Dias Sobrinho (2002, 2003, 2004, 2008a, 2008b, 2009, 2010a, 2010b); Eyng (2004, 2007), Gentili (1998, 2012), Mainardes (2006), Mainardes e Marcondes (2009), Mainardes e Gandin (2013), Morgado (2005, 2011); Nóvoa (1992, 1997), Sacristán (1999), Silva (2005, 2009); Torres (2005) e Torres Santomé (2003). A análise documental e os dados advindos dos questionários, respondidos por 57 professores de uma IES, permitiram compreender as contribuições da avaliação institucional para a profissionalidade docente. A pesquisa desenvolvida reafirma que a avaliação tanto influencia quanto é influenciada pela profissionalidade docente. Os professores têm um papel importante nesse processo, uma vez que suas ações trazem implicações para a formação dos estudantes bem como exercem influências sobre os outros profissionais que atuam na instituição e na comunidade externa.