O presente trabalho constitui-se em uma Dissertação de Mestrado intitulada A política
de Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais: Perspectivas de Gestores,
Professores e Pais da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Tivemos o seguinte
problema de pesquisa: Como tem sido efetivada a política de implementação das Salas
de Recursos Multifuncionais: perspectivas de gestores, professores e pais da Rede
Municipal de Ensino de Mossoró/RN? A presente Dissertação teve como objetivo geral
Analisar como os gestores, professores e pais avaliam a política de implementação das
Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Para
responder à mencionada pergunta, e atingir o referido propósito, metodologicamente,
realizou-se uma pesquisa qualitativa, levantando-se o material empírico através de
entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para a realização das entrevistas
foram utilizados roteiros com perguntas norteadoras. Realizamos entrevistas
semiestruturadas com 4 gestores, sendo 1 gestora do Setor de Educação Especial da
Secretaria Municipal de Educação e do Desporto de Mossoró, 3 gestoras de escolas que
possuem Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), 3 professoras de SRM e 5 pais de
alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), as quais foram gravadas em
áudio, transcritas e analisadas, sob a influência metodológica da análise de conteúdo
numa perspectiva temático-categorial. O trabalho foi estruturado como um todo
integrado em quatro capítulos. Dentre os resultados e considerações aos quais se
chegou, podem ser destacados os seguintes: 1) A Política de Implementação de Salas de
Recursos Multifuncionais precisa superar desafios; 2) Papel do Estado quanto à
implementação de SRM deve ser reforçado; 3) Importância da formação: Precisa ser
aperfeiçoada e ampliada; 4) O êxito da Política de Implementação de Salas de Recursos
Multifuncionais requer mais articulação entre gestores, professores e pais. Constatamos
também que as Salas de Recursos Multifuncionais têm contribuído não só com os
estudantes com NEE como ainda com os seus próprios professores, com os professores
das salas convencionais e com os demais profissionais das escolas, e ainda com os pais,
no estabelecimento do diálogo com as famílias a respeito das orientações sobre as
Necessidades Educacionais Especiais dos seus filhos. Percebemos que as Salas de
Recursos Multifuncionais constituem-se como sendo muito relevantes para o processo
de inclusão nas escolas, haja vista que oferecem aos estudantes e aos professores das
salas convencionais um grande apoio e auxílio, pois oferecem recursos, materiais e
equipamentos de acessibilidade, realizando os serviços de Atendimento Educacional
Especializado. Assim, neste trabalho, apresentamos os avanços registrados na Rede
Municipal de Ensino de Mossoró em relação às Salas de Recursos
Multifuncionais/Atendimento Educacional Especializado, e destacamos, por outro lado,
a existência de desafios a serem enfrentados, como os referentes à ampliação e
aperfeiçoamento do processo de formação de docentes para atuação na Educação
Inclusiva.