A mobilidade urbana é um assunto cada vez mais em voga pois atualmente sabe-se que ela faz parte do planejamento urbano das cidades, não há como falar em planejamento urbano, sem falar em mobilidade. A mobilidade urbana sustentável é um modelo de desenvolvimento que permite às gerações presentes satisfazer as suas necessidades sem que com isso ponham em risco a possibilidade das gerações futuras virem a satisfazer as suas próprias necessidades (Brasil, 2007). À medida em que as cidades cresecem, surgem problemas relacionados ao planejamento urbano e mobilidade entre eles, os congestionamentos, redução de áreas verdes, falta de segurança aos motoristas e pedestres, entre outros. Desta forma, evidencia-se a necessidade de implementar medidas e diretrizes que possam servir de auxílio para melhorar este setor do planejamento urbano. A mobilidade não é um fenômeno que ocorre independentemente, e está diretamente relacionada à fatores sociais, ambientais e econômicos de determinada região. Relacionados a estes aspectos, a mobilidade urbana sustentável é um conceito que vem sendo estudando na Europa, Canadá e Estados Unidos e mais recentemente no Brasil e engloba estes três setores (Costa, 2008) bem como pressupõe que se possam realizar as necessidades básicas de um indivíduo eda livre movimentação da sociedade, bem como a possibildade de escolha dos modos de transportes, de forma segura e sem por em riscos a saúde humana e aos ecossitemas (Brasil, 2006,2007; Costa,2008; Alves da Silva, 2009 e Black,2010). E aos mesmo tempo, os indicadores de mobilidade surgem para se tornar um tipo de instrumento de controle e monitoração da estrutrua organizacional da mobilidade de uma cidade, e inclui os três setores essenciais: social, econômico e ambiental.
Atualmente no Brasil praticamente não existe um know-how para a implantação de Planos de Mobilidade, o que existe como estratégia oficial é a exigência ou incentivo por meio de iniciativas governamentais à aplicação de Planos de Mobilidade Urbabna, dependendo do porte da cidade a ser considerada. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar o valor do Índice IMUS (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável) para Florianópolis bem como, analisar o ranking dos principais indicadores de mobilidade desta cidade. Cidade esta, carente de incentivos à gestão e planejamento da mobilidade urbana. Para tanto, foi aplicado o ferramenta de análise da mobilidade urbana sustentável. Este índice foi definido por Costa, 2008 onde em seu método, mede entre uma escala de 0,00 a 1,00, a mobilidade sustentável de uma cidade. Neste índice, o valor obtido representa a situação atual da mobilidade sendo que o seu valor, quanto mais próximo de 1,00, mais favoráveis estão sendo as políticas de gestão de mobilidade urbana para este município. O resultado além de uma dado numérico, apresenta as debilidades e potencialialidades da região relativas à mobilidade urbana sustentável da cidade, podendo ser uma importante ferramenta para as futuras propostas de planejamento e gestão e urbana.