Os problemas ambientais têm sido alvos constantes de preocupação e se encontram cada vez mais presentes em nossa sociedade. Daí a necessidade de se promover um ensino de Química que venha refletir efetivamente sobre tais questões, de forma a proporcionar a formação de sujeitos críticos, atingindo, assim, um dos principais objetivos da perspectiva CTS. A abordagem de temas socioambientais vem sendo incentivada por alguns educadores/pesquisadores como forma de contemplar as articuladas relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e potencializar o diálogo entre os alunos ao expressarem e compartilharem opiniões. Um tema para ser desenvolvido com enfoque CTS deve ser um tema que, ao ser discutido, propicie a reflexão do aluno sobre questões reais do seu contexto social e ambiental, tornando-se comprometido e, se possível, transformador da sua realidade. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática com o tema agrotóxicos na articulação de conhecimentos químicos e questões socioambientais com alunos do ensino médio. A referida sequência, elaborada de acordo com os pressupostos da orientação CTS e dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, foi desenvolvida com vinte e dois alunos da 2ª série desse nível de ensino de uma escola pública. Os estudantes participantes da pesquisa, além de responderem a um questionário diagnóstico sobre o tema, foram envolvidos durante a intervenção pedagógica em atividades em grupos, leituras e discussão de textos, resolução de problemas, pesquisas com agricultores do município, seminários e produção textual. Todos os momentos da intervenção, que tiveram a participação verbal ou não dos alunos, foram registrados por um gravador de voz e anotações em diário de campo. A análise dos dados visou verificar se a abordagem do tema socioambiental agrotóxicos contribuiu para ampliar a visão dos alunos em relação ao meio ambiente e aos aspectos socioambientais envolvidos nesta temática. Os resultados obtidos revelaram que, mesmo tendo a grande maioria dos estudantes uma boa compreensão sobre o tema, apresentando poucas dificuldades ao relacioná-lo com o conhecimento químico, as atividades desenvolvidas durante a intervenção pedagógica mostraram mudanças positivas nas percepções dos alunos a respeito das implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotóxicos. Nesse sentido, a sequência didática possibilitou aos alunos uma maior reflexão e compreensão sobre o tema agrotóxicos, evidenciando a importância de introduzir questões socioambientais no Ensino de Química em uma perspectiva CTS.