Esta pesquisa desenvolvida com o Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (Geeas), do Programa de Pós-graduação em Educação da Univali, apresenta as possibilidades e limitações pedagógicas e arquitetônicas de um centro educacional na perspectiva de constituir-se num espaço educador sustentável (EES), considerando os princípios do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas. Ela objetiva verificar as contribuições da pedagogia montessoriana às dimensões da escola com esse tipo de espaço. O referencial teórico revisita as ideias de alguns educadores que pensaram uma escola para a realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente Maria Montessori, porém realizando uma leitura contextualizada à luz do nosso tempo. No campo da educação ambiental, destacam-se a sustentabilidade, a escola sustentável e o nosso modo de estar e como permanecer nessa casa de vida, sob o olhar de Lucie Sauvé, de Michèle Sato, entre outros. Para sustentar este estudo, ancora-se nos filósofos Michel Foucault, com seu entendimento sobre os discursos de verdade, e em Gastón Bachelard, que interligou ciência e arte, conferindo leveza artística a grandes verdades. No processo projeto desta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, recorreu-se à análise dos documentos curriculares e do projeto arquitetônico, bem como às concepções das vozes da comunidade escolar do Centro Educacional Maria Montessori, em São José (SC), tendo em vista oferecer subsídios para o desenvolvimento de um projeto escolar que se conecte com as possibilidades de fazer a transição para constituir-se num espaço educador sustentável. Os resultados evidenciam que a escola pesquisada está em processo de transição para constituir-se em um EES, no que diz respeito principalmente à dimensão do currículo, do projeto político pedagógico e da interação escola-comunidade. Entretanto algumas limitações ainda existem, sobretudo ao espaço arquitetônico. Conclui-se que o projeto processo do centro educacional vai se efetivando, entre movimentos, poesias, sonhos, saberes e fazeres da pedagogia Montessori.