A presente pesquisa, desenvolvida no grupo Saberes de Si, da linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), aborda os elementos do componente curricular Projeto de Vida no Ensino Médio a partir da ontologia fundamental de Martin Heidegger. Em Ser e Tempo, Heidegger analisa a questão do sentido ser. Fundamentada na fenomenologia, a ontologia heideggeriana desvenda que o humano é o único ente que pode ter o acesso compreensivo ao seu ser, o qual se modifica nos horizontes de temporalidade com as interações mundanas no modo de ser-com-os-outros. Mediante este aporte teórico, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as características do componente curricular Projeto de Vida no Ensino Médio a partir da ontologia fundamental de Martin Heidegger, e como objetivos específicos: a) caracterizar a ontologia fundamental de Martin Heidegger; b) identificar as características do Projeto de Vida no Ensino Médio, nos documentos legais e curriculares, à luz da ontologia de Martin Heidegger, e c) analisar as características do Projeto de Vida nos dizeres do Coordenador Pedagógico, do Professor do
componente curricular e dos estudantes de uma escola pública estadual situada na região do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, frente à ontologia de Martin Heidegger. Esta dissertação é qualitativa, bibliográfica e documental, contando ainda com uma pesquisa de campo, tendo a filosofia hermenêutica (da facticidade), com características fenomenológicas, como método de análise dos dados. A principal bibliografia adotada para o seu desenvolvimento é a obra Ser e Tempo, sem desconsiderar a utilização de textos que auxiliam no desenvolvimento do tema, a exemplo de Heidegger e a Educação (Roberto Kahlmeyer-Mertens), Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger (Benedito Nunes) e Heidegger & Ser e Tempo (Benedito Nunes). Quanto aos aspectos documentais, analisa-se a Lei nº 13.415/2017, a Lei nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e o livro didático escolhido pela escola pública pesquisada. Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com o Coordenador Pedagógico e com o Professor que leciona o Projeto de Vida, além de ter sido criado um grupo focal composto por seis estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta pesquisa se justifica porque o Projeto de Vida, enquanto componente curricular, é novidade e, até o momento, foi objeto de poucas investigações, não tendo um referencial teórico-filosófico que sirva como base para a compreensão acerca dos seus aspectos. A análise dos dados elucida que o Projeto de Vida dá exclusividade a conhecimentos de áreas como a Psicologia, Antropologia, Sociologia e Economia, distanciando-se de outras questões relevantes para a formação humana, como as ontológico-existenciais, abordadas pela filosofia. Embora a pesquisa tenha indicado a ausência da ontologia-existencial no Projeto de Vida, foi a análise dos existenciais heideggerianos que permitiu chegar a estas conclusões.