Esta dissertação objetiva explicitar a orientação metafísica e ética presente na filosofia
de Pico della Mirandola. Para tanto, adota-se como fonte de investigação a sua Oratio
de hominis dignitate (1486). Nesse empreendimento é preciso uma abordagem do
universo cultural do Humanismo e da filosofia renascentista a fim de uma compreensão
desse momento histórico e filosófico, no qual se inscreve o pensamento desse autor que
expressou a riqueza cultural e filosófica de tal período. Trata-se, antes de qualquer
coisa, de se pressupor a herança da enciclopédica dos saberes pertencentes ao
humanismo renascentista e, ao mesmo tempo, a presença de certo ideal de concórdia
entre doutrinas e culturas diversas na sua filosofia. Daí se adotar a seguinte hipótese
interpretativa para a orientação desta pesquisa: a Oratio realiza o ideal de Pico della
Mirandola pensado nas Conclusiones Nongentae, ou seja, de uma concórdia entre
orientações filosóficas, doutrinais e culturais diversas. Na efetivação desse ideal é
possível identificar não só a pretensão metafísica ou teorética de seu procedimento, mas
também o sentido de certa dimensão ética ou prática, pois a liberdade é pensada como
responsabilidade absoluta do homem. No domínio das várias doutrinas e culturas,
presentes na erudição e na filosofia de Pico della Mirandola, se apresentam aqui: a
qabbalah, a falsafa (escolástica árabe), a escolástica latina, a retórica, a magia, a
astrologia, o hermetismo, o platonismo e o aristotelismo. Ademais, no seu ideal de
concórdia se exprime também um diálogo entre as religiões abraâmicas, ou seja,
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Por isso a Oratio reúne, em sua constituição, um
universo mais amplo, quer no domínio do saber quer naquele da dignitas homini: a
liberdade humana em Pico della Mirandola. Revela-se assim no procedimento e
formulações de tal filósofo a proposta da multiplicidade das vias: algo relevante no seu
projeto filosófico, pois não se pode descurar em uma investigação sobre o seu
pensamento.