O presente estudo busca averiguar se as Políticas Públicas de Educação Ambiental
implementadas nas escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa, Bahia, estão articuladas à
Pedagogia Histórico-Crítica e sustentadas na Base Nacional Comum Curricular. Para tanto,
elenca-se os seguintes objetivos específicos: identificar as contradições existentes entre as
políticas públicas de Educação Ambiental (EA) em sua articulação com a Pedagogia HistóricoCrítica, adotada pelas escolas quilombolas em Bom Jesus da Lapa; analisar as condições
apresentadas aos gestores e professores para abordar as Políticas Públicas de EA, atreladas à
PHC nessas escolas; averiguar como as políticas de Educação Ambiental se materializam nas
escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa e sua interlocução com a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC); mapear ações sustentáveis desenvolvidas pelas escolas quilombolas
pesquisadas que evidenciam a relação entre a implementação da proposta da PHC e a EA. Do
ponto de vista metodológico, utiliza-se o método do Materialismo Histórico-Dialético (MHD),
que busca compreender a realidade concreta em que os sujeitos estão imbricados materialmente,
além de considerar a totalidade. As categorias de análise que compreendem este estudo fazem
parte do MHD, a saber: totalidade, contradição e mediação da práxis e do trabalho como
princípio educativo, assim como as múltiplas determinações do objeto em questão. Realiza-se
a análise documental de legislações concernentes à temática de Educação Ambiental como
resoluções e documentos, como o Plano Municipal de Educação (PME), os Programas de
Educação ambiental adotados pelo município, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
Na coleta de dados de campo empírico, aplicou-se questionários, bem como realizou-se
entrevistas semiestruturadas com 20 sujeitos das escolas quilombolas, entre eles o secretário
municipal de educação, os gestores, as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de
Educação (Semed), os técnicos pedagógicos, as professoras, os professores e os pais. Busca-se,
à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, compreender a educação em um movimento histórico,
almejando a formação integral dos sujeitos, com o propósito de interferir na sociedade e
contribuir para sua transformação, como pressupõe a teoria materialista histórica e dialética.
Constata-se que o município tem feito um movimento para garantir a implementação da EA,
mesmo diante das contradições da sociedade capitalista. A despeito disso, há avanços bem
como descompasso em relação às políticas Públicas de Educação Ambiental e sua
aplicabilidade no lócus investigado.