Introdução: As Residências da área profissional da saúde são Programas de PósGraduação lato sensu, na modalidade ensino-serviço, nas modalidades
multiprofissional e uniprofissional. Objetivo: Analisar o processo pedagógico em um
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva de um município do
Sul do Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa avaliativa participativa do tipo
estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa, realizada em um programa de
residência multiprofissional em saúde coletiva. Os sujeitos de pesquisa foram os
preceptores e residentes. A coleta ocorreu no período de 2019 a 2020. Utilizou-se
como instrumento de coleta de dados quantitativos, a Escala de Avaliação e
Conhecimento adaptada e composta pelos seguintes eixos: 1) infraestrutura
institucional para o desenvolvimento do programa; 2) organização e o projeto
pedagógico; 3) qualificação do corpo docente, coordenadores, preceptores e
tutores; 4) integração com as políticas do Sistema Único de Saúde e 5) incorporação
de novas tecnologias e inovações em práticas em serviço e ensino. A abordagem
qualitativa foi realizada pela aplicação de um questionário contendo três perguntas
abertas que foram respondidas por escrito, relacionadas as considerações a
respeito da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, às semelhanças e
diferenças entre a residência multiprofissional e as experiências anteriores de
formação e sobre o aprendizado e ensino na residência. Foram utilizadas medidas
estatísticas descritivas e comparações para variáveis. O nível de significância
adotado foi de 5%. Os dados qualitativos foram analisados utilizando-se a técnica
do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os sujeitos do estudo foram
preceptores (n=29) e residentes (n=57). Para o total de participantes, em uma escala
com escores de 0 a 100, o Eixo 1 apresentou a pior avaliação (51,1+18,6) e o Eixo
5 (76,2+19,1) a melhor. Na comparação, apresentaram diferenças significativas os
Eixos 1 (Preceptor 59,5+14,5 vs Residente 46,8+19,1; p<0,01), Eixo 2 (Preceptor
75,0+12,9 vs Residente 66,3+14,0; p<0,01) e Eixo 4 (Preceptor 77,6+19,4 vs
Residente 69,0+17,3; p=0,02). Os Eixos 3 e 5 não apresentaram diferenças
significativas entre os dois grupos. Conclusão: De modo geral, os preceptores
avaliaram melhor o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva,
quando comparados aos residentes. O Discurso do Sujeito Coletivo destacou as
categorias: potencialidades e fragilidades do programa, as diferenças da residência
em relação às experiências anteriores de formação e as considerações referentes
ao ensino-aprendizagem na residência.