Esta tese aborda a vontade dos alunos da Educação Básica para aprender Matemática. O
estudo foi fundamentado na abordagem vigotskiana, na qual o ser humano, intencionalmente,
tem liberdade para praticar qualquer ação, podendo ser orientada pela vontade, que se
estabelece como mecanismo de potencialização e de realização de sua condição humana. A
pesquisa foi desenvolvida em Cocal dos Alves - PI, uma cidade afastada de Teresina, capital
do estado, e que conta com uma população estimada em 6 mil habitantes, cujos alunos estão
tendo sucesso na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que é
um projeto nacional, criado em 2005 e realizado anualmente. Como pergunta orientadora, a
presente tese teve a seguinte: quais são os motivos que favorecem os alunos medalhistas da
OBMEP em Cocal dos Alves a quererem aprender Matemática? Assim, a pesquisa procurou
analisar, a partir da teoria histórico-cultural, os motivos que despertam a vontade dos alunos
medalhistas da OBMEP de Cocal dos Alves para a aprendizagem de Matemática. Para isso,
procurou-se identificar as necessidades que manifestavam o interesse e/ou as aspirações
desses alunos, bem como se procurou analisar as dificuldades enfrentadas por eles. Houve
também a busca por identificar o que possibilitou a tomada de consciência para esses alunos
quererem aprender Matemática, além de analisar os backgrounds e foregrounds dos alunos
medalhistas por meio da Teoria da Educação Matemática Crítica. A pesquisa teve uma
abordagem qualitativa que incluiu a perspectiva metodológica de um estudo de caso. O
instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, que foi realizada de forma online
com os alunos por meio do aplicativo WhatsApp e com os professores por meio do Google
Meet. Dentre as modalidades de entrevista optou-se pela semiestruturada, sendo realizada com
18 alunos e 3 professores de Matemática. Para o tratamento e a análise dos dados colhidos,
recorreu-se à análise de conteúdo, mais especificamente a análise temática. A análise indicou
que o gosto deles pela Matemática foi importante para que eles quisessem aprender
Matemática, mas o papel dos professores, das famílias, da direção da escola e da comunidade
se mostrou mais importante. Além disso, pode-se identificar que os alunos querem aprender
Matemática para utilizarem no cotidiano, mas o principal motivo que desperta a sua vontade é
a possibilidade que eles encontraram na Matemática de atravessar as fronteiras sociais e
econômicas que os limitam.