Esta pesquisa tem por objetivo analisar os indícios de desenvolvimento profissional de
professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase
nos conceitos estatísticos, a partir de um processo formativo realizado na escola. A pesquisa
de abordagem qualitativa deu-se no contexto Universidade-Escola, fundamentada na
colaboração. A formação aconteceu por meio do Projeto de Pesquisa intitulado
“Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Estatística” (D-Estat),
desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências
(GPEMEC), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Esse processo formativo
aconteceu ao longo de 14 encontros em uma escola municipal no Baixo Sul da Bahia, no
período de fevereiro de 2018 a dezembro de 2019, com o estudo sobre conceitos estatísticos,
com ênfase no planejamento e desenvolvimento de sequências de ensino em sala de aula. A
investigação foi orientada no sentido de responder “quais indícios de desenvolvimento
profissional apresentam professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, a partir de um processo formativo”. A coleta sistemática de dados aconteceu em
dois momentos, com os seguintes instrumentos: 1) questionário “Perfil do professor”; e 2)
entrevista semiestruturada, realizadas por intermédio dos aplicativos WhatsApp e Meet. A
análise foi realizada por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva, à luz do
referencial teórico sobre o desenvolvimento profissional de professores, nas perspectivas de
Antônio Nóvoa, Cristopher Day, Carlos Marcelo Garcia, Francisco Imbernón, João Pedro da
Ponte e Judith Sowder. Os resultados trazem como indícios do desenvolvimento profissional
dos professores a construção e ampliação das destrezas pedagógicas e dos conhecimentos dos
conceitos estatísticos, conhecimento pedagógico geral e pedagógico e tecnológico do
conteúdo, adoção de novas práticas, superação da prática de reprodução de atividades do livro
didático, desenvolvimento da prática de reflexão e autoquestionamento. O desenvolvimento
profissional foi impulsionado pela reflexão sobre a prática, nos momentos de estudos e
planejamento com os colegas e pesquisadores, no contexto da universidade-escola, e na
prática, no momento de desenvolvimento das sequências de ensino em sala de aula com os
alunos. Assim, o processo formativo desenvolvido pelo projeto D-Estat configurou-se em
uma possibilidade para a continuidade do desenvolvimento profissional dos professores
envolvidos, uma vez que tiveram a oportunidade de construir novos conhecimentos
conceituais e metodológicos, bem como, experienciar e refletir sobre novas maneiras de
aprender e ensinar os conceitos estatísticos