O futebol mexe com o imaginário de todos. Dentro da imensa diversidade cultural
brasileira, o esporte é um patrimônio, um produto, do ponto de vista sociológico, da
cultura do país. Nesse sentido, usufruindo da importância que o esporte tem, a
Publicidade se apresenta como propulsora na criação de ídolos. A comunicação se
desenha através de uma narrativa repleta de feitos admiráveis, onde atletas
despontam como seres superiores aos demais humanos comuns e, diante de todo esse
enfoque, alguns esportistas acabam alcançando o status de mitos responsáveis por
atingirem grandes feitos. Sob esse prisma, o presente trabalho tem como objetivo geral
analisar a construção publicitária e mítica de jogadores de futebol, ao mesmo tempo
em que se propõe a concepção de um método que una perspectivas publicitárias e
míticas e que possibilite, através dele, a análise de peças midiáticas. Sendo assim, esta
pesquisa estrutura-se através do modelo escandinavo, constituída, inteiramente, por
artigos. Para compô-la, são apresentados, destarte, quatro trabalhos sendo que, ao fim
dos estudos, entende-se que o discurso midiático utilizado constrói narrativas que
buscam consolidar o futebol como esporte espetáculo, ao mesmo tempo em que
legenda seus atletas, transformando-os, através de suas sentenças, em mitos
potencializadores de momentos épicos. Ainda, desenvolveu-se a Análise Publimítica,
formada pelos eixos Publicidade e Mito, tendo em sua estrutura, respectivamente, os
tópicos Persuasão, Propósito e Público-alvo e Relevância social, Imaginário e Representação.