O processo de escolarização na Educação Básica é tecido por diversos fatores que transitam desde o desenvolvimento da aprendizagem até a composição de habilidades e valores necessários para a autonomia dos estudantes e, num sentido mais ampliado, para a constituição de sociedades mais igualitárias. Nesse sentido, ao centrarmos a escolarização em ideais que almejam sociedades mais acolhedoras e que proporcionem oportunidade educativa a todas as pessoas, estamos então num contexto de Educação Inclusiva, a qual se legitimou por meio de agendas internacionais e marcos regulatórios, vinculados ao cenário dos Direitos Humanos. Ao considerarmos o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Inclusiva, buscamos investigar e apresentar indicadores qualitativos para que este processo de escolarização se aproxime do ideal inclusivo, contribuindo para o fortalecimento da identidade inclusiva nas escolas brasileiras de ensino regular. Basicamente, indicadores são entendidos enquanto elementos que traduzem informações sintéticas obtidas a partir de dados existentes sobre um determinado fenômeno, que aqui se apresenta como o processo de escolarização de estudantes com TEA no contexto da Educação Inclusiva. Nesse ambiente, indicadores podem orientar ações e proporcionar recomendações para contribuir com o processo de inclusão e são fundamentais na leitura
de iniciativas e atividades de planejamento e gestão de políticas públicas específicas e intersetoriais. Em nossa pesquisa, os indicadores foram caracterizados por meio da colaboração de diversos atores constituídos em cinco grupos de colaboradores: gestores escolares, professores, familiares, profissionais do atendimento multiprofissional e pessoas com TEA. Assim, mesclando análises quantitativas e qualitativas, caracterizamos
74 indicadores, dando corpo então a um sistema de indicadores qualitativos considerando os elementos dimensionais da Educação Inclusiva, amparados em diversas literaturas e a partir de uma releitura, compusemos seis dimensões da escolarização de estudantes com TEA no contexto da Educação Inclusiva, denominadas como Estratégias Pedagógicas e de Aprendizagem, Gestão Escolar, Famílias, Ambiente, Parcerias Intersetoriais Articuladas e Estruturas de Organização Inclusiva e Políticas Públicas. Diante deste sistema de indicadores apresentamos algumas abordagens metodológicas de avaliação destes indicadores e modelos para a definição de métricas para cada indicador. Estes modelos nos possibilitam compreender o quão próximo ou distante no contexto inclusivo ideal se encontra cada unidade escolar. As abordagens metodológicas de avaliação dos indicadores nos proporcionam compreender realidades intersubjetivas neste amplo processo de escolarização de estudantes com TEA. Dentre várias contribuições da pesquisa compreendemos que a elaboração de indicadores qualitativos se mostra como uma perspectiva neste espaço de discussão da Educação e outras perspectivas de estudo a partir deste trabalho podem surgir de novos insights, já que ela figura apenas como uma das muitas possibilidades de leitura de um contexto que se põe em análise e de certa forma, sempre em vigilância: o contexto inclusivo.