Esta pesquisa trata da formação continuada destinada a docentes e teve como objetivo geral identificar e discutir as recomendações e prescrições presentes em documentos de organismos internacionais para a formação de professores, com destaque para a formação continuada na modalidade “em serviço”. Como desdobramento do objetivo geral, foram estabelecidos como objetivos específicos a identificação e discussão acerca do contexto de produção dos discursos dos organismos internacionais a respeito da formação continuada, bem como a verificação da existência de um padrão que orienta as concepções sobre tal processo de formação por parte dos organismos internacionais. A hipótese que orientou a investigação foi a de que existe um modelo de formação continuada para docentes, defendido por organismos internacionais, que prescrevem conteúdo e forma para tais ações e que, nem sempre, atende às demandas de formação dos professores com vistas à melhoria da prática pedagógica. Para a realização da investigação realizamos a análise de documentos do Banco Mundial (BM), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas, para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificando e discutindo as recomendações e/ou prescrições para a formação de professores, especialmente a destinada aos professores em exercício. Como referencial teórico foi utilizada a abordagem do Ciclo Político (BOWE, BALL e GOLD, 1992) e, assim, o conceito de contexto de influência no âmbito da análise documental. Também contamos com as contribuições de Bardin (1977), com o seu conceito de organização da análise, de Azanha (1992), com o conceito de abstracionismo pedagógico, e de Scheffler (1974), com o conceito de slogans. Os resultados de nosso estudo corroboram com a hipótese levantada de que há um modelo de formação, prescrito pelos organismos internacionais analisados. Também nos foi possível identificar uma forte tendência em colocar a formação continuada em oposição à formação inicial, fazendo da primeira um instrumento de correção do que os organismos entendem ser equívocos da formação inicial; nesse sentido, constatamos por meio da análise documental a existência de um padrão discursivo, presente nos documentos dos organismos internacionais analisados, que tratam a formação continuada, realizada ao longo do exercício profissional docente, como uma maneira eficiente de alinhar os conteúdos escolares às exigências de uma economia global, valorizando os “códigos da modernidade”, com vistas a um mercado mais dinâmico, flexível, produtivo, competitivo e eficiente.