Embasado teórico-metodologicamente nos escritos de Bakhtin e seu Círculo, esta
pesquisa investiga o que se configura como a imagem – representação – de um “bom texto” em
exames vestibulares, utilizando como corpus as provas comentadas de redação e grade de
correção (2015, 2016, e 2017), respectivamente, da Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal do
Paraná (UFPR). Em um segundo momento, a pattir da metodologia do cotejo (BAKHTIN,
2000, foi analisado se as imagens (quanto à produção de um texto de qualidade) apresentadas
nesses comentários e grade de correção aparecem no ambiente on-line e de que forma; para essa
etapa da pesquisa, foram analisadas videoaulas de cursinho direcionadas à preparação para essas
provas, presentes no YouTube (Stoodi, Me Salva e Oficina Resolve). A pesquisa investigou duas
esferas de atividade: avaliativa, da qual tomam-se como objeto de estudo as provas comentadas
e a grade de correção das referidas instituições, e didático-pedagógico, cujo objeto de análise
foi um grupo de videoaulas, no ambiente on-line. Resultados mostram que, alguns aspectos
textuais e linguísticos apontados nos comentários e na grade de correção condicionam o “olhar”
do avaliador para a escrita desenvolvida no exame vestibular. Tais como: proposta temática,
leitura dos textos-fonte, adequação à norma culta da língua, gênero do discurso, autoria e
progressão temática, constituindo, assim, parâmetros recorrentes de avaliação nas instituições
analisadas. Nas videoaulas, esses aspectos são atualizados, à medida e entendimento das
professoras, dando novos temas e efeitos de sentido para a produção de um texto com qualidade.
As análises, ainda, revelam que os discursos dessas esferas ecoam, ressignificando, os
documentos oficiais e buscando desenvolver práticas de leitura e escrita mais efetivas no
ensino/aprendizagem de texto. Este trabalho utiliza, para as análises qualitativas e
interpretativas, os conceitos bakhtinianos de diálogo, enunciado concreto, gênero do discurso,
esfera de atividade, ideologia e tema e significação para a compreensão responsiva ativa dos
discursos depreendidos no corpus.