As demandas dos idosos pelas tecnologias aumentaram, pois a cada dia novos meios
tecnológicos são inseridos em seu cotidiano, principalmente para facilitar e agilizar as
atividades diárias, o que interfere em sua relação com as tecnologias, alterando
pensamentos, atitudes, comportamentos e comunicação, nesse contexto, observa-se
que os indivíduos mais velhos se dedicam a acompanhar esse contínuo processo de
mudanças. Para isso é importante entender a panorâmica das necessidades, dos
interesses, das opiniões e dos usos que os mesmos fazem dessas tecnologias digitais.
Objetivo: analisar as necessidades, interesses, opiniões e usabilidades dos idosos
quanto ao uso de tecnologias digitais. Método: o estudo é do tipo transversal,
quantitativo e descritivo, onde foram avaliados 300 idosos participantes do grupo “Mais
Vividos” das unidades do SESC do Distrito Federal. A coleta de dados se deu por meio
de questionários estruturados e fechados com os quatro fatores (necessidade,
interesse, opinião e uso) direcionadores baseados no modelo de aceitação de
tecnologia. Resultados: a média de idade dos idosos foi 71,20 (±6,73), nessa pesquisa
observou-se que 70,66% dos idosos necessitam de tecnologias com finalidades
educativos, 73,66% demonstrou muito interesse em aprender sobre algo por meio das
tecnologias digitais, ainda 77% mostrou mais especificamente terem interesse em
aprender sobre seus direitos. Outro achado importante foi que desses indivíduos
69,66% dos idosos disseram que não utilizam aplicativos com o intuito de aprender
acerca de seus direitos, porém, 34,33% relataram utilizar às vezes de jogos de celular
ou tablet para aprenderem sobre algo que tenham interesse. Conclusão: a amostra
demonstrou ter necessidades, interesses específicos quanto a tecnologia digital e que
possuem interesse no uso das mesmas, inclusive como forma de aprendizado de
outros temas, principalmente quanto aos seus direitos. Opinaram reconhecendo o
quão a internet é importante para ajuda-los, mesmo que mencionam não utilizarem de
aplicativos digitais para aprenderem sobre seus direitos, emcontrapartida referem utilizar às vezes celular e ou tablet para o aprendizado sobre
algo de interesse.