Os detectores de “plágio” são ferramentas criadas na área da computação para
verificação de originalidade nas produções textuais, muito utilizadas nas
universidades e em periódicos científicos. Esses softwares fazem uma varredura no
texto em comparação com outras publicações que se encontram na sua base de
dados, gerando relatórios de similaridade entre textos. Este estudo tem o objetivo de
identificar e analisar o critério de originalidade do discurso científico, por meio do
exame de relatórios de um chamado detector de “plágio” gerado na avaliação de
artigos científicos de diferentes áreas de conhecimento, confrontando tais resultados
com parâmetros que dizem respeito ao funcionamento do discurso científico e a seu
processo de textualização. A base teórica é de natureza interdisciplinar, marcada,
sobretudo, pela contribuição dos estudos que se dedicam à escrita acadêmica sob um
olhar linguístico-discursivo. A partir das questões relativas ao uso de softwares na
avaliação de originalidade de produções acadêmicas, esta pesquisa busca um diálogo
interdisciplinar entre o campo computacional, que desenvolve produtos (ferramentas,
softwares) capazes de rastrear textos com o propósito de verificar a autenticidade de
um trabalho científico e a Linguística Aplicada, de modo a trazer para essa discussão
diferentes aspectos envolvidos na produção de textos acadêmicos, invisíveis a esses
dispositivos tecnológicos, tais como a natureza do gênero produzido, a composição e
a arquitetura dos textos, a temática abordada, a área de conhecimento, além de
processos próprios da textualização do discurso acadêmico-científico. Para
concretização deste estudo, a base metodológica consistiu na escolha do modelo de
pesquisa qualitativa, subsidiada pelo método interpretativista-descritivista na leitura de
dados documentais extraídos de relatórios de originalidade de detectores de “plágio”.
Para isso, foi escolhido o aplicativo WriteCheck do Sistema Turnitin, aplicado em 3
(três) artigos, de 3 (três) diferentes áreas da ciência: Linguística, Física e Odontologia.
A escolha das áreas é uma resposta aos diferentes modos de fazer e de dizer desses
campos dos saberes científicos, como: extensão do texto, formas de citação, estrutura
físico-composicional, referências, argumentação. A análise dos relatórios nos permitiu
confirmar que o critério de originalidade do discurso científico aferido em relatórios
dos dispositivos tecnológicos chamados detectores de “plágio” se difere dos
parâmetros que dizem respeito ao funcionamento do discurso científico e a seu
processo de textualização em diferentes áreas do conhecimento.