Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
Atravessamentos de gênero e sexualidade em experiências sociais mediadas por tecnologias digitais em rede: implicações para o campo educacional
01/12/2018
PESQUISA
EM ANDAMENTO
A proposta da pesquisa é investigar as práticas culturais mediadas por tecnologias digitais, com ênfase em questões envolvendo os marcadores sociais de gênero e sexualidade. Diversas experiências ciberculturais como a participação em redes sociais online constituem-se hoje parte do cenário sócio-técnico contemporâneo, conforme argumentam pesquisadoras/es do campo da Comunicação Social (Lucia Santaella, André Lemos, Raquel Recuero) e do campo Educacional (Nelson Pretto, Edméa Santos, Edvaldo Couto). Em tempos de comunicação móvel e ubíqua, as dinâmicas mediadas pelo digital em rede nos convidam a olhar com mais atenção as experiências sociais de todas as pessoas que ousam cruzar as fronteiras de gênero e sexo, (re-)existindo por meio da participação em processos colaborativos/interativos com outras/os internautas que, embora geograficamente dispersas/os, encontram-se interconectadas/os. Ademais, essas práticas culturais envolvendo os marcadores de gênero e sexualidade e que são mediadas por tecnologias digitais trazem contribuições para o campo Educacional no sentido de que nos auxiliam a formular estratégias de (re-)existência em prol do enfrentamento de práticas sexistas/LGBTfóbicas/racistas dentrofora da escola. Esse projeto dialoga com a perspectiva pós-estruturalista, com base em autoras/es que vêm auxiliando as pensar as relações de poder (Michel Foucault), a constituição da multiplicidade de formas com as quais performatizamos nossos gêneros (Judith Butler), problematizações em torno do regime heterocentrado (Paul Beatriz Preciado) e o atravessamento de práticas heteronormativas no cotidiano escolar (e para além dele) de crianças e jovens (Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, Fernando Seffner). Essas e outras contribuições teóricas possibilitam articular reflexões importantes para o campo de estudos de gênero e sexualidade em articulação com a área de Educação. Dessa forma, pesquisar questões de gênero e sexualidade no contexto das dinâmicas ciberculturais nos traz a oportunidade de investigar os múltiplos acontecimentos sociais que ocorrem mediados pelo digital em rede, em uma época em que se torna urgente a formulação de estratégias de (re-)existência no enfrentamento ao regime heterocentrado. Palavras-chave: cibercultura; gênero; sexualidade; heteronormatividade; educação.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/12/2018

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
DILTON RIBEIRO DO COUTO JUNIOR (Responsável pelo Projeto) Docente 01/12/2018 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes) BOLSA 01/12/2018 01/12/2023