Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
INTERCULTURALIDADE, PLURILINGUISMO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CRIANÇAS INDÍGENAS E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE IMIGRAÇÃO/REFÚGIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
01/08/2018
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Esta pesquisa discute processos formativos escolares de crianças indígenas e de crianças em situação de imigração/refúgio no Rio de Janeiro. Procuraremos construir paralelos entre esses processos de escolarização, percebendo nessas experiências, a potencialidade de se aportar elementos para aprofundar a discussão sobre desafios e avanços de práticas educativas interculturais. Nossa proposta é analisar o relacionamento dessas crianças com suas professoras, a relação dessas famílias com as escolas públicas e perceber como profissionais das escolas e da gestão educacional lidam com a questão da inclusão e da interculturalidade a partir desses eixos interligados na diferença cultural. Tanto no contexto indígena, quanto no contexto das famílias em situação de imigração/refúgio, existem diferenças étnicas, culturais e linguísticas que precisam ser consideradas no ingresso à rotina escolar, desde o acesso a materiais específicos e o direito ao reconhecimento de suas especificidades no sistema público de ensino, conforme assegura a legislação brasileira. Para discutir esse tema, partimos do alargamento de conceitos como interculturalidade, decolonialidade e plurilinguismo, tendo como recursos metodológicos o uso da observação, o registro etnográfico e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendemos ainda discutir a (des)construção de estigmas associados à produção da diferença na educação escolar e buscar dispositivos pedagógicos inclusivos, que possam contribuir para que a diversidade não seja abordada como desvantagem.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/08/2018

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
GABRIELA NUNES FERNANDES Discente - Mestrado 12/03/2019 -
KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA (Responsável pelo Projeto) Docente - PERMANENTE 01/08/2018 -
MONICA ELVIRA PAIVA DA SILVA PEREIRA Discente - Mestrado 12/03/2019 -

Financiadores