Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO (12001015001P0)
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARA A PROMOÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS LGBT
08/02/2016
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Neste trabalho pretende-se analisar as narrativas de estudantes LGBT a respeito de suas trajetórias de escolarização. A partir da compreensão de como esses estudantes significam suas vivências escolares pretende-se identificar os desafios e contribuições para a formação inicial e continuada de professores com vistas à promoção do direito à educação dessa parcela da população que tem sido reiteradamente excluída da escola. O estudo da experiência humana narrada possibilita relacionar processos históricos, individuais e coletivos na produção de sentidos subjetivos utilizando-se conceitos da psicologia histórico cultural de Vigotsky e seguidores, psicologia da libertação de Martin Baró e pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O narrador fala sobre si e seu coletivo construindo dinâmica de intersubjetividade ao interpretar a si, ao outro e ao mundo. A tessitura desses significados em estruturas narrativas evidencia processos históricos coletivos e individuais, que no caso desta pesquisa, serão analisados com a intenção de identificar elementos importantes para a formação inicial e continuada de professores. Justifica-se a relevância desse projeto por ser a formação de professores lócus privilegiado para a transformação da escola em contexto em que as diferentes identidades são respeitas, escutadas, consideradas e valorizadas. Enfatiza-se também a importância de dar voz a esses sujeitos, vez que os currículos, oficial e oculto, geralmente estão impregnados de omissões, silêncios, violências e preconceitos. Este projeto objetiva, portanto, identificar os desafios de formação inicial e continuada de professores no Amazonas para a promoção de acesso e permanência na escola de estudantes LGBT. Tal objetivo desdobra-se nos específicos: - investigar de que modo a temática da diversidade sexual está inserida na formação inicial e continuada de professores; levantar espaços de participação dos estudantes LGBT identificando elementos que promovem ou impedem a permanência na escola; entender de que forma os estudantes LGBT significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas dos estudantes LGBT se e como os professores contribuíram para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia e promoção da inclusão escolar; analisar as vivências escolares dos estudantes LGBT apontando possíveis contribuições para a formação de professores. Para o alcance dos objetivos propostos será adotada a abordagem qualitativa, através de trabalho de campo que envolverá a investigação documental junto aos cursos de licenciatura nas universidades públicas do Amazonas e nas secretarias públicas de educação da cidade de Manaus; diários de campo, como forma de registrar as situações que envolvam a diversidade sexual em espaços escolares, os modos de lidar dos professores e estudantes com a diversidade e as relações de poder e, por fim, serão construídas narrativas de formação de sujeitos LGBT, por intermédio de grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as informações será utilizado o modelo de análise de conteúdo, sob a perspectiva construtivo-interpretativa apresentada por González Rey (2002, 2005). Será feita uma triangulação das informações obtidas junto à pesquisa documental e a trajetória narrada pelos participantes sobre os espaços de participação na escola, sobre os modos de inserção e aspectos relacionados à permanência ou desistência da vida escolar, com fim de construir subsídios para a formação de professores que contribua com a superação das desigualdades socioeducacionais relacionadas à diversidade sexual..

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
FORMAÇÃO E PRÁXIS DO EDUCADOR FRENTE AOS DESAFIOS AMAZÔNICOS EDUCAÇÃO 08/02/2016

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALESSANDRA DOS SANTOS PEREIRA Discente - Doutorado 01/10/2019 -
ANGELO CABRAL ESPERANCA Discente - Doutorado 01/10/2019 -
DAVI ARAUJO DA CUNHA Discente - Doutorado 01/07/2016 -
EVERTON CESAR DE OLIVEIRA DA CRUZ Discente - Mestrado 09/09/2019 -
IOLETE RIBEIRO DA SILVA (Responsável pelo Projeto) Docente - PERMANENTE 10/02/2016 -
JEFFESON WILLIAM PEREIRA Discente - Doutorado 01/01/2018 -
JONES GODINHO Discente - Doutorado 04/07/2016 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Bolsa de Mestrado GM e Doutorado GD) BOLSA 04/04/2016 -
FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM - (Bolsas de Mestrado e Doutorado) BOLSA 01/04/2020 -