Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
POLÍTICAS DE CURRÍCULO COMO ENUNCIAÇÃO CULTURAL
01/11/2015
PESQUISA
EM ANDAMENTO
O estudo utiliza aportes pós-estruturalistas (Teoria do Discurso de Ernesto Laclau) e pós-coloniais (Homi Bhabha) para problematizar sentidos de currículo articulados na proposta curricular para o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), analisando em que medida esses sentidos podem contribuir para a manutenção de representações idealizadas de escola, de professor/a e de aluno/a que são muitos frequentes no campo da educação em geral. Representações que, como sugere Laclau (1998), são construções discursivas incompletas e carregadas de ambiguidades. O estudo se justifica pela necessidade de compreender que sentidos de currículo podem estar ou não contribuindo no processo de desenvolvimento de práticas pedagógicas que incorporem, de fato e de direito, a multiplicidade de culturas que circulam no interior das escolas, apontando para a necessidade de superar concepções que se sustentam em dualidades identitárias fixas: saberes acadêmicos/ saberes populares; global/ local, universal/ particular; bom ensino/ mau ensino que se contribuem para silenciar as diferenças ou, no limite, permitindo o seu reconhecimento, desde que subordinadas à particularidade definida como ideal. Sem a pretensão de elaborar novas generalizações totalizantes e, em consequência novas dualidades, o estudo pretende analisar sentidos atribuídos ao conhecimento escolar e ao currículo ao longo do processo de formação dos pedagogos e pedagogas, assumindo que eles são permanentemente negociados e traduzidos (BHABHA, 2007). Um processo incessante que favorece múltiplos e diferenciados processos de subjetivação profissional. Processos que não podem ser previamente fixados e que também não podem ser plenamente acessados dando conta de explicar todas as decisões dos sujeitos a priori.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, ESCOLA E SEUS SUJEITOS SOCIAIS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/11/2015
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/01/2016

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALEXSANDRA LIMA DOS SANTOS Discente - Mestrado 01/05/2016 21/03/2017
ALOANA DE OLIVEIRA PEREIRA Discente - Mestrado 07/03/2016 08/08/2018
ANNA CLARA RODRIGUES SONDAHL BIBIANI Discente - Graduação 02/05/2016 -
LHAYS MARINHO DA CONCEICAO FERREIRA DE LIMA Discente - Mestrado 07/03/2016 11/04/2018
PAOLA CARLA DA SILVA SANTOS Discente - Graduação 01/09/2016 -
ROBERTA AVOGLIO ALVES OLIVEIRA Discente - Mestrado 07/03/2016 17/04/2018
TALITA VIDAL PEREIRA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/11/2015 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - (Programa Prociência Faperj/Uerj) BOLSA 01/11/2015 -
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - (Bolsa Iniciação Científica) BOLSA 02/05/2016 -