Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
CRIANÇAS TUTELADAS, ESQUECIDAS E SILENCIADAS: (RE)PENSANDO ESTRATÉGIAS PARA DESESTABILIZAR OS PILARES FUNDANTES DAS NORMAS REGULATÓRIAS DE GÊNERO NA ESCOLA
01/12/2018
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Este projeto de pós-doutorado apresenta como proposta investigativa discutir a criança e as infâncias em suas posições dissidentes, centralizando os esforços reflexivos em torno das experiências sociais de sujeitos que construíram trajetórias marcadas por movimentos e posições de inconformidade às normas de gênero e sexualidade. Articulado com o campo das infâncias e dos estudos de gênero e sexualidade, o projeto busca promover interlocuções que permitam acompanhar posições de sujeito face a interpelações normativas nos jogos da produção da identidade e da diferença (SILVA, 2010). Buscamos com isso (re)discutir o papel social da escola frente à educação daquelas crianças que, colocadas na condição de “estranhas” e “diferentes”, levam o desconforto a muitos espaços institucionais e às políticas educacionais, virando de ponta-cabeça muitos cotidianos escolares. Esse desconforto, no entanto, é imprescindível para favorecer o ato de (re)pensar as experiências infantis em suas posições dissidentes. Com essa proposta, também buscamos fomentar reflexões para questionar a supremacia da heterossexualidade através de uma análise voltada para as experiências sociais de pessoas que tiveram suas trajetórias escolares na infância atravessas por constantes intervenções que buscavam normatizar gêneros e sexualidades. Este projeto de pós-doutorado busca as condições de possibilidade para sua exequibilidade junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF), a partir da Linha de Pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Diferenças e desde a inserção junto ao grupo de pesquisa coordenado pelo Sr. Professor Dr. Ivanildo Amaro de Araújo. A atividade de docência programada para a Pós-Graduação situa-se aqui como ponto de uma produtiva rede de formação docente e em pesquisa e também o espaço-tempo privilegiado para a produção de muitas das interlocuções no horizonte do trabalho de campo da pesquisa. Essa atividade permitirá que os resultados da pesquisa sejam compartilhados e discutidos com estudantes da pós-graduação, além de outras/os pesquisadoras/es da universidade e comunidade que participam das ações do NuDES - Núcleo de Estudos e Pesquisa Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades, apontando para uma relação articulada entre ensino-pesquisa-extensão.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/12/2018

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
DILTON RIBEIRO DO COUTO JUNIOR (Responsável pelo Projeto) Docente 01/12/2018 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes) BOLSA 01/12/2018 01/12/2023