Dados do Projeto de Pesquisa

LETRAS (23002018004P7)
Repertório terminológico das teorias da argumentação: perspectiva alicerçada nos preceitos teórico-metodológicos das ciências do léxico
15/01/2018
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Pretendemos neste projeto investigar, descrever e interpretar na esfera da Terminologia o repertório vocabular das teorias da argumentação, destacando a funcionalidade das construções lexicais e argumentativas, as implicações destas abordagens para o ensino de língua portuguesa e para a organização de produtos terminográficos. Para tal, com o intuito de justificar o caráter terminológico da pesquisa, respaldamo-nos nos posicionamentos defendidos por Benveniste (1989, p. 252), para quem a ciência “não tem outro meio de estabelecer sua legitimidade senão por especificar seu objeto enominando-o”. É a Terminologia a ciência do léxico responsável por orientar o processo de organização e sistematização do repertório vocabular das áreas especializadas. Nesse sentido, ao eleger as teorias da argumentação como uma área do conhecimento que carece ter seu repertório terminológico sistematizado, torna-se imprescindível observar a funcionalidade das construções lexicais e argumentativas nos discursos, uma vez que as escolhas por um item lexical realizadas pelos oradores não acontecem de forma neutra, são permeadas de objetividade. Entendemos que o repertório terminológico de uma área emerge e circula na comunidade discursiva, revelando sua riqueza vocabular. Sendo assim, do ponto de vista teórico, para fundamentar esta investigação, recorremos aos preceitos da argumentação, de acordo com Breton e Gauthier (2001), Grácio (2010) e Garantizado Júnior (2015); da Terminologia, evocamos os requisitos conceituais da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), postulados por Cabré (1993, 1999, 2001) e demais estudiosos. Do ponto de vista metodológico, recorremos à construção do corpus da argumentação (CORPARG), com a finalidade de selecionar os textos mais representativos para a área de domínio e ao software WordSmith Tools versão, 6.0 (SCOTT, 2014) como ferramenta computacional para auxiliar no acesso aos itens lexicais especializados que circundam a área de estudos. Portanto, este projeto promove uma articulação epistemológica entre os estudos da Terminologia e os das teorias da argumentação com fins à organização e sistematização do repertório vocabular da área de estudos.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
TEXTO E CONSTRUCAO DE SENTIDOS ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO 15/01/2018

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ANTONIO ALDAIR NETO Discente - Doutorado 25/06/2018 -
EDMAR PEIXOTO DE LIMA (Responsável pelo Projeto) Docente 15/01/2018 -
MARCIA PEREIRA DA SILVA FRANCA Discente - Mestrado 25/06/2018 -
THALISON BRENO ALVES DA SILVA Discente - Mestrado 26/06/2018 -

Financiadores