Dados do Projeto de Pesquisa

LETRAS (23002018004P7)
Dialogismo, ideologia e práticas discursivas: do espaço escolar ao universo digital
15/01/2018
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Inserindo-se em uma perspectiva de continuidade e de aprofundamento de nossos trabalhos sobre aspectos diversos que recobrem o dialogismo, a autoria e gêneros do discurso com base nas reflexões do Círculo de Bakhtin (que compreende aqui os escritos dos pensadores russos Mikhail Bakhtin, Valentin N. Volochínov e Pavel N. Medviédev), este projeto assume como objetivo compreender a constituição e o funcionamento de discursos e gêneros discursivos sob o olhar da perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, focalizando mais especificamente as relações dialógicas, os posicionamentos valorativos, a subjetividade/alteridade do sujeito do dizer e as configurações da autoria em enunciados concretos de diferentes esferas da atividade humana. O propósito é abarcar pesquisas centradas no exame de discursos que (re)produzem sentidos e constroem identidades sobre atores sociais, povos e práticas culturais em nosso tempo, bem como na análise de gêneros do discurso que circulam especialmente no universo digital (artigos de opinião, fanpages, blogs, comentários de leitores, memes, dentre outros) e no espaço escolar, da educação básica ao ensino superior. Para o enfrentamento dos objetos recortados para investigação, pretende-se tomar como fundamento teórico-metodológico central obras do Círculo de Bakhtin e trabalhos de comentadores que dialogam com elas. Pretende-se tomar ainda como ancoragem teórica trabalhos desenvolvidos em perspectivas enunciativa, discursiva e dos letramentos, bem como reflexões sobre o ensino de língua materna, novas tecnologias e redes sociais digitais. Como decorrência da opção teórico-metodológica adotada, este projeto de pesquisa se caracteriza como um empreendimento investigativo com viés interpretativo e abordagem qualitativa. Quanto à metodologia de análise, o projeto assume, seguindo proposta de Geraldi (2012), duas direções: o cotejo de textos e o paradigma indiciário. O projeto se justifica como possibilidade de demonstrar contribuições que uma teoria/análise dialógica do discurso (Conforme defende Brait, 2006, 2010, 2012a, 2012b) depreendida do pensamento do Círculo de Bakhtin pode prestar aos estudos da linguagem no que concerne ao enfrentamento da compreensão da constituição e do funcionamento (dialógico e ideológico) de textos e discursos, sobretudo nesse contexto de produção rica, complexa e multifacetada de dizeres vivenciado após o advento das novas tecnologias e redes sociais digitais.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
DISCURSO, MEMORIA E IDENTIDADE ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO 15/01/2018

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
GESSICA MAIARA DE OLIVEIRA SILVA Discente - Mestrado 25/06/2018 -
JAILSON JOSE DOS SANTOS Discente - Doutorado 25/06/2018 -
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA (Responsável pelo Projeto) Docente 15/01/2018 -
LORRAINE DE SOUZA PEREIRA Discente - Doutorado 25/06/2018 -

Financiadores