Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
TECNOLOGIAS DIGITAIS, MEDIAÇÕES CULTURAIS E APRENDIZAGENS ENTRE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
02/08/2017
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Podemos entender que o uso de recursos tecnológicos tem atravessado também os espaços educacionais institucionais e o ambiente mais amplo de circulação de professores e professoras, de alunos e alunas, cujas identidades e pertencimentos são cada vez mais instáveis e contingentes. A partir da ótica dos discentes da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia, campus Maracanã e da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esta pesquisa se propõe a investigar como estes discentes avaliam seus usos e apropriações de recursos tecnológicos. Nesse contexto, busca analisar como se dão as relações de estudantes de Pedagogia dessas faculdades com as tecnologias digitais, seus níveis de capital de rede, possibilidades de mobilidade e como utilizam esse capital em seus processos de aprendizagem, ao longo de sua formação universitária. Em termos metodológicos, se trata de um estudo comparativo que lança mão de metodologias qualitativas que envolvem as duas instituições, buscando identificar variáveis que facilitam e/ou dificultam o acesso e o uso dos discentes em relação aos recursos tecnológicos digitais.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 02/08/2017

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
CASSIA HELENA GLIOCHE NOVELLI DE SOUZA SORIA Discente - Graduação 02/08/2017 -
ERICA BRASILINA SILVA DE OLIVEIRA Discente - Graduação 02/08/2017 -
ISABELLE PESSANHA BARROSO Discente - Graduação 02/08/2017 -
LAIS FERREIRA DOS SANTOS Discente - Graduação 02/08/2017 -
LEILA SANTOS DE SANTANA Discente - Mestrado 12/03/2018 -
LUCIANA VELLOSO DA SILVA SEIXAS (Responsável pelo Projeto) Docente 02/08/2017 -
MARIANA AZEVEDO VINAGRE Discente - Graduação 02/08/2017 -

Financiadores