Dados do Projeto de Pesquisa

LETRAS (23002018004P7)
Argumentação, identidade, cultura local e sala de aula: estudos sobre processos retórico-argumentativos e ensino da argumentação
01/01/2016
PESQUISA
EM ANDAMENTO
OBJETO DE ESTUDO/INVESTIGAÇÃO: Essa pesquisa tem como objeto de estudo os processos argumentativos da linguagem humana (verbal e/ou não-verbal), com ênfase nos elementos retórico-argumentativos dos discursos que focalizem a identidade, a cultura local e a sala de aula. Ela dá continuidade às reflexões desenvolvidas pela pesquisa “Argumentação e construção de sentidos: ethos, logos e pathos” (1ª e 2ª fase), no período de 2008 a 2011 e 2012 a 2015, respectivamente, junto ao PPGL/UERN. Na verdade, ela se configura como ampliação do foco daquelas pesquisas, com delimitações mais específicas na temática regional e cultural, bem como sobre o ensino da argumentação. OBJETIVOS DA PESQUISA: Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar processos retórico-argumentativos da linguagem humana (verbal e não verbal), com ênfase em elementos retórico-argumentativos de discursos (ethos, logos e pathos) que focalizem a identidade e a cultura local, em diferentes esferas da comunicação humana, assim como o ensino da argumentação. Como objetivos específicos, essa pesquisa pretende identificar, descrever e interpretar processos argumentativos e o ensino da argumentação, tendo em vista: (i) os “âmbitos da argumentação”, que se relacionam aos papeis desempenhados no discurso pelo orador, pelo auditório, pelos gêneros do discurso e pelo campo do conhecimento; (ii) os “pontos de partida da argumentação”, dos quais constam os acordos (fatos, verdades, presunções, valores concretos e abstratos, lugares da qualidade e da quantidade), escolha e apresentação dos dados (as noções, as formas do discurso e as figuras retóricas etc); (iii) as “técnicas argumentativas” (argumentos quase-lógicos, argumentos baseados na estrutura do real, ligações que fundamentam a estrutura do real e os argumentos por dissociação de noções; (iv) as identidades que se identificam em discursos argumentativos sobre questões da cultura local dos sujeitos envolvidos. PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA DO TEMA: A argumentação é constitutiva da linguagem e da condição humana. Trabalhar com processos de construção de sentidos e interação social implica, por isso, em última instância, trabalhar também com a argumentatividade da linguagem, na produção e na análise de textos e discursos em gêneros discursivos diversos, incluindo aqueles produzidos em espaço de sala de aula. Estão em foco diferentes ações e atuações verbais do ser humano na interação social. Sendo assim, esta pesquisa se justifica também pela pertinência que tem os processos de argumentação nas sociedades democráticas, midiatizadas, mundialmente interligadas em redes sociais virtuais e nos seus processos macros de produção de sentidos, em contextos educacionais e fora deles, na interpretação de processos retórico-argumentativos e no ensino da argumentação. ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA: Apresenta um caráter descritivo e interpretativo, com ênfase na análise da argumentação em corpus de diferentes gêneros, bem como do seu ensino. Esse projeto também se define, institucionalmente, como uma pesquisa maior que articula outras pesquisas (sobprojetos ou projetos formativos de orientandos de graduação e de pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado) mais específicos. A sustentação teórico-metodológica tem respaldo na concepção dialógica da linguagem e na abordagem de gêneros do discurso (BAKHTIN, 1995, 2003 etc), em estudos sobre Argumentação, Retórica e Nova Retórica (ARISTÓTELES, 1973a, 1973b e 199-; PEREMAN, 1993, 1996 e 1999), em estudos que focalizam aplicações da Nova Retórica em análise de discursos (AMOSSY, 2009; CHARAUDEAU, 2008; MAINGUENEAU, 2008; MOSCA, 2008; PLANTIN, 2004; SOUZA, 2003) e no Ensino da Argumentação (SOUZA, 2003, 2008, 2013, 2016) e, ainda, em estudos sobre identidade e cultura local (BAUMAN, 2005), dentre outros. REPERCUSSÕES/POSSÍVEIS APLICAÇÕES E IMPACTOS: As repercussões e as possíveis aplicações dessa pesquisa dão-se por meio de diferentes formas e, em especial, da interpretação de aspectos da argumentação da linguagem humana no ensino e na aprendizagem de línguas. Diferentes produções e produtos intelectuais poderão ser construídos com base nos resultados diretos ou indiretos dessa pesquisa: artigos científicos, livros, capítulos de livros, teses, dissertações, monografias, TCCs e em relatórios técnicos. Esperamos, com ela, mapear processos argumentativos em gêneros discursos diversos e contribuir para o estudo, a produção, a análise e o ensino de textos na Educação Superior, na Educação Básica e em outros contextos de produção da linguagem, articulando argumentação, cultura e identidade. Poderá contribuir para o fortalecimento de pesquisas institucionais vinculadas aos professores que atuam na graduação e na pós-graduação, assim como de pesquisas de formação desenvolvidas por alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado, e, em especial, para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (Mestrado/Doutorado), na linha de pesquisa Texto, discurso e ensino, e para as pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), especialmente na Linha de Pesquisa “Estudos em argumentação, retórica e discurso”, das quais fazemos parte.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
DISCURSO, MEMORIA E IDENTIDADE ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO 01/01/2016

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ELAINE MARIA GOMES DE ABRANTES Discente - Doutorado 28/04/2016 -
ERICA TAVARES DE ARAUJO Discente - Doutorado 22/07/2017 12/02/2019
GILTON SAMPAIO DE SOUZA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2016 -
LORRAINE DE SOUZA PEREIRA Discente - Mestrado 01/01/2016 07/04/2017
LUCAS ANDRADE DE MORAIS Discente - Doutorado 25/06/2018 -
MAGNA EUGENIA FERNANDES DO REGO Discente - Mestrado 23/05/2017 -
MARCOS JOSE DE SOUZA CIPRIANO Discente - Mestrado 28/04/2016 06/04/2018
MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA Discente - Doutorado 23/05/2017 -
MARIA EDIONE PEREIRA DA SILVA Discente - Mestrado 25/06/2018 -
MARIA LEIDIANA ALVES Discente - Doutorado 28/04/2016 -
PAULO CESAR FERREIRA SOARES Discente - Doutorado 23/05/2017 -
ROSA LEITE DA COSTA Discente - Doutorado 01/01/2016 -
SUEILTON JUNIOR BRAZ DE LIMA Discente - Mestrado 01/01/2016 10/03/2017
SUEILTON JUNIOR BRAZ DE LIMA Discente - Doutorado 26/06/2018 -
WILCA MARIA DE OLIVEIRA Discente - Doutorado 23/05/2017 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) BOLSA 01/01/2016 -