Dados do Projeto de Pesquisa

LETRAS (33024014015P3)
EFEITOS DE SENTIDO NO USO DA LINGUAGEM: ETHOS, ATOS DE FALA, CENAS E ARGUMENTAÇÃO. ANÁLISES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS, HISTORIOGRÁFICAS E PROPOSTAS PARA ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
01/02/2015
PESQUISA
CONCLUÍDO
Vinculado teoricamente à historiografia da linguística de Konrad Koerner e Pierre Swiggers, à pragmática de John Austin, Paul Grice, Penelope Brown e Stephen Levinson e à análise do discurso de Dominque Maingueneau, o projeto de pesquisa pretende ter um alcance amplo, no sentido de que contempla uma série de trabalhos a serem desenvolvidos por discentes, sob orientação do docente-líder e orientador, da graduação e da pós-graduação, seja como trabalhos de grau, seja como trabalhos de iniciação científica. Os objetivos do projeto estão relacionados a estudos descritivo-analíticos sobre a produção de efeitos de sentido na linguagem, a utilização de estratégias linguístico-discursivas nas práticas comunicativas, o tratamento da linguagem em materiais didáticos e os métodos de ensino de língua na educação básica

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PROCEDIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS DO DISCURSO E DO TEXTO ESTUDOS DISCURSIVOS E TEXTUAIS 01/02/2015

Equipe

Financiadores