Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
Gênero, diversidade sexual e educação: estudos queer e pós-coloniais nas periferias urbanas
01/01/2014
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Esta proposta, com as contribuições dos estudos pós-coloniais e queer, procura ampliar as visões teórico-metodológicas para a compreensão dos processos complexos civilizatórios e de opressão sofridos pelos grupos subalternos e subalternizados. O processo de redemocratização no Brasil trouxe esperança no sentido de construir um país ancorado em princípios de respeito, participação, liberdade de expressão, diferença, diversidade. Entretanto, os enfrentamentos contra preconceitos, violência, discriminação, estigmatização precisam se adensar na defesa e na afirmação de direitos dos que foram subordinados, silenciados e apagados. Lógicas perversas de opressão, desrespeito, discriminação, preconceito, violência contra as diferenças e os diferentes ainda permeiam fortemente nossa sociedade. A educação serviu, e ainda serve, como lugar de disseminação da colonialidade do poder, do saber e do ser; embora, seja também, um lócus de resistência. Assim, a escola não é um espaço imune aos embates e disputas cotidianas, é um território conflituoso, de contestações várias. Como espaçotempo sociocultural, tem sido conclamada a contribuir de maneira mais contundente no enfrentamento dessas perversidades. Esta pesquisa pretende congregar outros estudos que alarguem a compreensão dos processos de subalternidade e discriminação dos diferentes gêneros e que busquem o aprofundamento, a problematização e a constituição de conhecimentos outros, interseccionando com temáticas relacionadas à educação escolar e não-escolar nas periferias urbanas. Pretende-se ampliar as compreensões de discursos e práticas, bem como as perspectivas históricas, teóricas e metodológicas que envolvem as diferentes sexualidades, seus desdobramentos, amparando-nos nos conceitos de diferença, pluriversalidade, decolonialidade, pensamento fronteiriço, interculturalidade como potências para a desconstrução de essencialismos como forma de construir conhecimentos outros. Procura-se, ainda, identificar indícios de referências epistemológicas configuradas em pressupostos de uma pedagogia queer/decolonial que potencializem o enfrentamento da discriminação, do preconceito, do sexismo, da homofobia, da lesbofobia, da transfobia e das formas múltiplas de violência presentes nos espaços educacionais.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, ESCOLA E SEUS SUJEITOS SOCIAIS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/01/2014
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/01/2016

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ANDRE LUIZ BERNARDO STORINO Discente - Mestrado 23/03/2015 22/06/2017
BRUNO RODRIGUES GANEM Discente - Mestrado 12/03/2018 -
DANIEL VIEIRA SILVA Discente - Mestrado 23/03/2015 11/04/2017
ERNANE ALEXANDRE PEREIRA Discente - Mestrado 12/03/2018 -
IVANILDO AMARO DE ARAUJO (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2014 -
JAIRO VANUCI FREITAS DA SILVA Discente - Mestrado 29/02/2016 07/08/2018
KARINA DE CASSIA CAETANO Discente - Mestrado 29/02/2016 31/12/2016
LUCIANA IZIS SILVA DE ABREU Discente - Mestrado 01/02/2016 10/05/2017
LUCIANA MARTINS CUBICA Discente - Mestrado 27/03/2017 16/05/2018
MARIA DE LOURDES DE LUCENA SARTOR Discente - Mestrado 06/11/2016 22/09/2017
MAYRA CHAGAS MADEIRA Discente - Mestrado 29/02/2016 28/08/2018
MONIQUE DA SILVA SANTOS Discente - Mestrado 27/03/2017 30/10/2017
SIMONE FATIMA DE MOURA Discente - Mestrado 31/10/2017 28/08/2018
TIAGO ALVES PEREIRA Discente - Mestrado 16/07/2014 14/09/2016
WALMIR ROGERIO ARCHANJO DA SILVA Discente - Mestrado 27/03/2017 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Novos Talentos) OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO 01/01/2014 30/11/2016