Dados do Projeto de Pesquisa

ENGENHARIA DE PROCESSOS (15001016075P2)
Desenvolvimento um controlador do tipo Fuzzy aplicado em sistemas de bombeamento fotovoltaico acoplados a conversores de frequência convencionais.
01/01/2013
PESQUISA
CONCLUÍDO
Este projeto pretende contribuir para a nacionalização dos sistemas de bombeamento fotovoltaico, os quais geralmente são reféns de equipamentos importados, e que dificulta o processo de operação e manutenção dessa aplicação. Uma solução já estudada e validada para esse processo de nacionalização está no uso de conversores de frequência comumente encontrados no mercado nacional. Contudo, muitos desses conversores, em especial os monofásicos, não possuem o sistema de controle necessário para a realização do acoplamento entre o gerador fotovoltaico e a motobomba nacional, compondo os SBFCF. Para isso, pretende-se desenvolver tecnologia de controle de baixo custo e fácil implementação a ser acoplada ou embarcada em conversores de frequência (CFs) utilizados em sistemas de bombeamento fotovoltaicos com conjunto motobomba nacionais (SBFCF). Com esse sistema pretende-se contribuir para o aumento da confiabilidade e disponibilidade de sistemas fotovoltaicos de abastecimento de água em comunidades não atendidas pelo sistema interligado. Será desenvolvido um sistema controle utilizando lógica Fuzzy, possibilitando a utilização de CFs monofásicos. Além disso, esse projeto contribuirá para desenvolvimento de pesquisas correlatas ao tema, ajudando na estruturação de laboratório de pesquisa na Região Norte do Brasil.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS ENGENHARIA DE PROCESSOS 01/01/2013

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Edital Universal) OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO 01/01/2013 31/12/2016