Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
SENTIMENTOS SOCIAIS E NOVAS FORMAS DE CONFLITO NO ESPAÇO PÚBLICO
01/01/2012
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Esse tem por objetivo mostrar a importância dos sentimentos sociais na compreensão das questões de justiça no Brasil contemporâneo, através da análise focalizada das formas de exercício da cidadania tal como ela é vivida, percebida e praticada, focalizando particularmente situações de conflito social ou de protestos e reivindicação nas arenas publicas. A partir de uma perspectiva sócio-antropológica, tratar-se-á de examinar maneiras de viver coletivamente, de gerir sentimentos sociais e de aplicar categorias morais. Através de pesquisa empírica, de caráter etnográfico, buscar-se-á evidenciar os tipos de sentimentos sociais e categorias morais em jogo na vida quotidiana e que se expressam através das demandas por respeito e reconhecimento. Para tal nos perguntamos como situações de crise provocam formas de justificação, de denúncia ou de reivindicação pública? Como os sentimentos de injustiça trazem à tona discursos de protesto e conduzem à mobilização de instituições? E como conduzem à organização de coletivos que desenvolvem argumentos públicos, recorrem a instituições judiciárias para resolver os litígios, obter reparações e fazer reconhecer direitos? Nos perguntaremos ainda quais são os repertórios de ação e de justificação aplicados associações ou coletivos na resolução dos problemas relativos a educação, habitação, saúde e meio ambiente? E como as dinâmicas de movimentos coletivos e os dispositivos de ação pública são abaladas quando trata-se de fazer reconhecer situações de injustiça, de demandas de reparação à danos vividos ou ainda de reclamar o respeito aos direitos civis e sociais.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/01/2012

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ANA KELY CORTES DE ALMEIDA Discente - Mestrado 29/02/2016 15/05/2018
ANDRE LUIS CARDOSO TROPIANO Discente - Mestrado 12/03/2018 -
CLAUDIO ROBERTO BATISTA Discente - Mestrado 12/03/2012 03/09/2014
EDGAR MARIM DE SANTANA FILHO Discente - Mestrado 29/02/2016 10/08/2018
ISABELLA PORTO RIBEIRO Discente - Mestrado 12/03/2012 13/05/2014
JULIANA EDUARDO REIS ALVES Discente - Mestrado 12/03/2018 -
LAURA CRISTINA GOMEZ VILLAMIZAR Discente - Mestrado 12/03/2012 28/07/2014
LEONARDO SILVA DE OLIVEIRA Discente - Mestrado 15/04/2013 19/10/2015
LUCIA APARECIDA SANTOS DE SOUZA Discente - Graduação 01/01/2014 -
LUCIANO DA SILVA Discente - Mestrado 15/04/2013 09/10/2015
NEIVA VIEIRA DA CUNHA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2012 -
PATRICIA AUGUSTO CORREA Discente - Mestrado 23/03/2015 30/09/2015
PATRICIA DA CUNHA Discente - Mestrado 27/03/2017 -
SORAIA CRISTINA MELO Discente - Mestrado 27/03/2017 -
ZENI MELO FERREIRA Discente - Mestrado 15/04/2013 14/10/2015

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - (Mestrado e Doutorado - Cursos Emergentes) BOLSA 01/04/2012 31/03/2014