Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
LETRAMENTO ESCOLAR, CULTURA E SOCIEDADE: INTERFACES E IMPLICAÇÕES PARA OS SABERES DOCENTES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS.
01/01/2011
PESQUISA
EM ANDAMENTO
A pesquisa constitui o letramento escolar como seu objeto de investigação, tomando-o em sua dimensão multidisciplinar e dialógica. O letramento, em suas articulações com a cultura e a sociedade, é visto como foco e desafio para a formação inicial e continuada. Os desafios se referem não apenas ao entendimento dos seus significados e tendências, mas, sobretudo, em termos da sua apropriação pelo discurso e pela prática pedagógica de professores dos anos iniciais da escolarização. Pretende um melhor entendimento do lugar do letramento escolar no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, considerando que os mecanismos de letramento evidenciam aspectos socioculturais implicados nas metodologias de ensino e em dificuldades específicas de aprendizagem.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, ESCOLA E SEUS SUJEITOS SOCIAIS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/01/2012

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALESSANDRA RIBEIRO BAPTISTA Participante Externo 01/01/2012 -
ALEXANDRE DO AMARAL RIBEIRO Participante Externo 01/01/2013 -
AMELIA ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO (Responsável pelo Projeto) Docente - PERMANENTE, COLABORADOR 01/01/2011 -
CLAUDIA AZEVEDO PINUDO Discente - Mestrado 09/03/2020 -
CLAUDIA DE SOUZA FLORES Discente - Mestrado 12/03/2018 -
ELAINE DOS SANTOS FRANCISCO Discente - Mestrado 09/03/2020 -
FLAVIA SOARES DINIZ PINTO Discente - Mestrado 12/03/2019 -
IZABEL CRISTINA COSTA DE FARIA Discente - Mestrado 12/03/2019 -
JOYCE PEREIRA ESTANI Discente - Mestrado 12/03/2018 -
LAIS RIBEIRO CANUTO Discente - Mestrado 12/03/2018 -

Financiadores