Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PERTENCENTES AO CAMPO NUMÉRICO
18/06/2012
PESQUISA
EM ANDAMENTO
O objetivo geral deste projeto é investigar o tratamento dado ao bloco Números e Sistemas de Numeração nas escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental situadas em periferias urbanas do Estado do Rio de Janeiro. Assim, ele se desdobra em várias frentes, que constituem objetivos de investigação mais específicos, a saber: a) compreender como ocorre a formação inicial/continuada dos professores que ensinam Matemática nos níveis de ensino citados anteriormente para abordar este bloco com suas turmas; b) desenvolver e analisar intervenções de ensino visando à construção dos principais conceitos pertencentes a este bloco por estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; c) identificar a abordagem que os recursos didáticos, principalmente livros didáticos adotados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, propõem para este bloco; d) identificar elementos culturais dos estudantes que se associam aos principais conceitos pertencentes ao bloco. O bloco Números e Sistema de Numeração é um dos quatro blocos que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental sugerem para o ensino nas escolas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em Educação, e, como mencionamos, realizamos pesquisas de campo em escolas públicas. As atividades são realizadas durante os anos letivos de 2015 e 2016 e os dados coletados discutidos no grupo de estudo GEPAEM que se encontra às quintas-feiras, das 13 às 15 horas nas instalações da FEBF. Orientam nossas práticas e reflexões a Teoria dos Campos Conceituais e os princípios da Etnomatemática.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, ESCOLA E SEUS SUJEITOS SOCIAIS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 18/06/2012

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ANA MARLICE MANHAES PAES Discente - Mestrado 12/03/2019 -
ARIENE VITALINO DA SILVA Discente - Mestrado 12/03/2019 -
DENISE AMORIM DE MELLO DUARTE Discente - Mestrado 12/03/2019 -
ELOHA SHEYLA VAZ GOMES Discente - Mestrado 12/03/2018 -
ERIKA DA SILVA PEREIRA Discente - Mestrado 09/03/2020 -
FERNANDA MUNIZ DOS SANTOS Discente - Mestrado 12/03/2018 -
GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA (Responsável pelo Projeto) Docente - COLABORADOR, PERMANENTE, PERMANENTE 18/06/2012 -
JERLAN MANAIA DE ARAUJO Discente - Mestrado 12/03/2018 -
LUCAS FELIPE CLAJUS PONTES Discente - Mestrado 09/03/2020 -
PRISCILA COSTA ALVES Discente - Mestrado 09/03/2020 -
VIVIANE SOUZA PEREIRA PAULA Discente - Mestrado 12/03/2018 -

Financiadores