Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E COR/RAÇA
18/06/2012
PESQUISA
CONCLUÍDO
Essa investigação tem como objetivo acompanhar as mudanças em curso nas formas de acesso ao ensino superior brasileiro, em especial aquelas dedicadas a inclusão de afro-brasileiros visando descrever as principais características do modelo de política multicultural adotado pelo ensino superior. Definimos como universo investigativo os primeiros anos do século XXI, época em que foram implantados e implementados os primeiros experimentos de ação afirmativa para negros e as recentes reformas no acesso ao ensino superior brasileiro, neste período é desenhado nosso modelo de política inclusiva de caráter multicultural. Partimos do pressuposto que a temática da inclusão de grupos minoritários ao ensino superior brasileiro é atravessada por questões tais como: nacionalismo, etnicidade, classe, multiculturalismo, política de acesso ao ensino superior, democratização e diversidade. Como os demais estados liberais, a sociedade brasileira convive com o dilema de ser culturalmente homogênea e simultaneamente reconhecer as diferenças e a existência de desigualdades. As recentes mudanças no processo seletivo para o ingresso no ensino superior nos conduzem ao questionamento dos caminhos percorridos pelo estado liberal brasileiro em direção ao multiculturalismo visando à democratização do ensino superior. O acompanhamento das políticas de inclusão de negros será essencial para a compreensão das bases do nosso modelo de inclusão no ensino superior adotado pela sociedade brasileira.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 18/06/2012
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/01/2016

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