Dados Básicos do Programa

ENSINO DE FÍSICA
CLAUDIO JOSE DE HOLANDA CAVALCANTI
Physics Education
42001013091P4
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (90201000)
ENSINO
EM FUNCIONAMENTO
Educação Presencial
Conforme e-mail enviado à CAPES, datado de 17 de janeiro de 2007, em nome Fernanda Ostermann - Coordenadora do Programa, onde V. Sª., comunica que assumiu a Coordenação do Programa e as atividades Acadêmica teve início em março de 2006. Loyola-P-F-17/01/2007. ===== De acordo com email de 23 de novembro de 2007, de fernanda.ostermann - atachando o OF. 23/2007, o curso ´de Doutorado terá início em março de 2008. Bsb DF, 26/nov/2007 - Deraldo. =============================================================================== De acordo com email de 23 de novembro de 2007, de fernanda.ostermann - atachando o OF. 23/2007, o curso ´de Doutorado terá início em março de 2008. Bsb DF, 26/nov/2007 - Deraldo. Conforme informação da IES - Of. 075/10-PROPG - o professor Marco Antonio Moreira assumiu a Coorde- nação do Curso - período de 20/02/2010 a 19/02/2012. BSB 08/04/2010 -Penha ---------- PPG recorreu ao resultado da Avaliação Quadrienal 2017, sendo analisado durante a 4ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior, dia 4 de setembro de 2018.PPG recebeu nota 6/6. Andréa em 4/11/2020

Tipos de Regime Letivo

Nome Ano de Início
SEMESTRAL 2006
Áreas de Concentração do Programa Data de Início Data de Fim
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR 01/01/2012 31/12/2014
ENSINO DE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR 01/01/2012 31/12/2014
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR 01/01/2012 31/12/2014
INOVAÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR 01/01/2012 31/12/2014
INOVAÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUPERIOR E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 01/01/2012 -
REFERENCIAIS TEÓRICOS E EPIST. P/ A PESQ. EM ENS. DE FÍS. NA ED. BÁSICA, SUP. E FORM. DE PROF. 01/01/2012 -

Instituições de Ensino Superior Envolvidas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL   (Coordenadora)
91501970
Av.Bento Gonçalves
9500
Prédio 43.176
Agronomia
Porto Alegre - RS
-
(51) 3308-6431 Ramal: 0
PPGENFIS@IF.UFRGS.BR
01/01/2006
-
-30.07373   -51.11927  

Cursos

ENSINO DE FÍSICA
Mestrado
42001013091M4
6
15/09/2005
28
0
0
15
01/01/2006
EM FUNCIONAMENTO
Conforme informação da IES - Of. 075/10-PROPG - o professor Marco Antonio Moreira assumiu a Coorde- nação do Curso - período de 20/02/2010 a 19/02/2012. BSB 08/04/2010 -Penha
-
-

Áreas de Concentração do Curso

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
ENSINO DE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
INOVAÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
INOVAÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUPERIOR E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REFERENCIAIS TEÓRICOS E EPIST. P/ A PESQ. EM ENS. DE FÍS. NA ED. BÁSICA, SUP. E FORM. DE PROF.

Ato(s) Normativos

Assunto Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de Ato Normativo:
Portaria
Número:
0543
Data da Publicação:
17/06/2020
Descrição:
Homologação dos Recursos da Quadrienal pelo Conselho Superior. Parecer CNE/CES nº 112/2020.
Assunto Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de Ato Normativo:
Portaria
Número:
0656
Data da Publicação:
27/07/2017
Descrição:
Homologação do Parecer CNE/CES 288/2015. Resultado da Trienal 2013.
Assunto Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de Ato Normativo:
Portaria
Número:
1077
Data da Publicação:
13/09/2012
Descrição:
Homologação do Parecer CNE/CES 102/2011. Resultado da Trienal 2010
ENSINO DE FÍSICA
Doutorado
42001013091D5
6
24/07/2007
44
0
0
15
01/01/2008
EM FUNCIONAMENTO
De acordo com email de 23 de novembro de 2007, de fernanda.ostermann - atachando o OF. 23/2007, o curso ´de Doutorado terá início em março de 2008. Bsb DF, 26/nov/2007 - Deraldo. Conforme informação da IES - Of. 075/10-PROPG - o professor Marco Antonio Moreira assumiu a Coorde- nação do Curso - período de 20/02/2010 a 19/02/2012. BSB 08/04/2010 -Penha
-
-

Áreas de Concentração do Curso

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
ENSINO DE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
INOVAÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
INOVAÇÕES DIDÁTICAS EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUPERIOR E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REFERENCIAIS TEÓRICOS E EPIST. P/ A PESQ. EM ENS. DE FÍS. NA ED. BÁSICA, SUP. E FORM. DE PROF.

Ato(s) Normativos

Assunto Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de Ato Normativo:
Portaria
Número:
0543
Data da Publicação:
17/06/2020
Descrição:
Homologação dos Recursos da Quadrienal pelo Conselho Superior. Parecer CNE/CES nº 112/2020.
Assunto Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de Ato Normativo:
Portaria
Número:
0656
Data da Publicação:
27/07/2017
Descrição:
Homologação do Parecer CNE/CES 288/2015. Resultado da Trienal 2013.
Assunto Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de Ato Normativo:
Portaria
Número:
1077
Data da Publicação:
13/09/2012
Descrição:
Homologação do Parecer CNE/CES 102/2011. Resultado da Trienal 2010

Projetos de Cooperação entre Instituições

Não há projetos de Cooperação entre Instituições associados ao programa.