Dados do Programa

Dinter
192074/2014
05/02/2015 a 05/04/2019

Detalhamento do Programa

20
19/06/2019
Fortaleza - CE

Ações Desenvolvidas no Projeto

Objetivos e Metas : Objetivos: Formar recursos humanos qualificados na UFC para o desenvolvimento sócio- econômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação em Ciências da Reabilitação para que os mesmos possam desenvolver suas habilidades dentro do contexto da região nordeste. Objetivos específicos e metas: Formar doutores capazes de conduzir investigações científicas inovadoras, orientar alunos em formação científica e assumir um papel de liderança na área da pesquisa em nível regional; Incentivar e estabelecer as condições para possibilitar aos docentes da instituição promotora a criação de um novo curso de Pós-graduação na área da Reabilitação; Incentivar o desenvolvimento da vocação para a pesquisa dos discentes da instituição receptora; Estimular a mobilidade entre discentes e docentes entre as duas instituições parceiras; Despertar nos discentes e docentes uma visão ampliada do delineamento e do impacto das pesquisas de acordo com a regionalização; Possibilitar parcerias futuras entre as duas instituições no desenvolvimento de pesquisas interinstitucionais entre a instituição promotora e receptora. Critérios e sistemática de seleção dos alunos : A seleção dos candidatos constará de etapa única, de caráter eliminatório e classificatório envolvendo duas avaliações: (a) análise de Curriculum vitae e (b) Apresentação de pré-projeto de pesquisa seguida de arguição oral, pela Banca Examinadora, sobre o pré-projeto de pesquisa proposto. Para ser aprovado o candidato deverá alcançar média igual ou superior a 60%, calculada entre as notas das duas avaliações realizadas. (a) Na análise do Curriculum vitae serão pontuados os seguintes critérios: Formação Acadêmica & Titulação (Valor máximo 20 pontos), Experiência Profissional & Experiência Docente (Valor máximo 20 pontos), Atividades Científicas (Valor máximo 10 pontos), Produção Intelectual (Valor máximo 25 pontos), Atividades Complementares (Valor máximo 20 pontos), Distinções (Valor máximo 5 pontos). Será atribuída a esta avaliação nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. (b) Apresentação do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição oral sobre o pré-projeto que será realizada nos Departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no Campus Pampulha-UFMG. Os horários e local de realização serão divulgados na página web do Programa. O candidato terá o tempo máximo de 20 (vinte) minutos para a apresentação do pré-projeto. Aos candidatos serão disponibilizados data show com computador. Na apresentação do pré-projeto de pesquisa serão pontuados os seguintes aspectos: (i) fundamentação teórica: 15 pontos; (ii) justificativa: 10 pontos; (iii) objetivos: 10 pontos; (iv) material e métodos: 30 pontos; (v) referências bibliográficas (atualidade, pertinência e consistência): 10 pontos; (vi) viabilidade de execução da pesquisa no prazo máximo de 48 meses: 15 pontos; (vii): desempenho didático: 10 pontos. Será atribuída a esta avaliação nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. (C) Comprovação de conhecimento de língua inglesa que poderá ser entregue no máximo ate 12 meses do inicio do curso. Será aceita uma das seguintes comprovações: (1) certificado de aprovação emitido pelo CENEX/FALE/UFMG em exame instrumental de língua inglesa, realizado nos últimos 3 anos, com rendimento de, pelo menos, 60%, nos termos da Resolução No. 08/2008 do CEPE/UFMG. Para obter esse certificado, cada candidato deverá fazer sua inscrição específica para esse exame, de acordo com as datas e normas do Cenex-FALE/UFMG contidas no site www.letras.ufmg.br/cenex, link “Exames de Proficiência”; (2) TOEFL (Score igual ou maior que 74,2); (3) IELTS (Score igual ou maior que 6,0); (4) FCE (Conceitos C, B ou A); (5) CAE (Conceitos C, B ou A); (6) CPE (Conceitos C, B ou A); (7) ECPE (Conceitos LP, P ou H); (8)TOEIC (Score igual ou maior que 500). Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor: O programa prevê que os alunos desenvolvam parte das atividades relacionadas às suas teses no departamento de Fisioterapia da EEFFTO/UFMG (Instituição Promotora), e parte na Universidade Federal do Ceará (Instituição Receptora), segundo cronograma discriminado a seguir: 1o ano: UFC: 12 meses, realização das Disciplinas e elaboração e aprimoramento do projeto de pesquisa. 2o, 3o e 4o anos: Depto Fisioterapia da EEFFTO/UFMG (Instituição Promotora): 9 a 12 meses sendo divididos em dois períodos para cada aluno onde o aluno realizará experimentos científicos relacionados ao seu trabalho de tese (caso seja imperativa a utilização de instrumentos de medida disponíveis apenas na Instituição Promotora), receberá treinamentos em novas tecnologias de pesquisa em Reabilitação, poderá cursar alguma disciplina e terá oportunidade de desenvolver interação científica com outros pesquisadores; Universidade Federal do Ceará (Instituição Receptora): o restante do tempo disponível para a realização de experimentos científicos relacionados ao seu trabalho de tese e finalização do trabalho de tese. Poderá realizar eventuais disciplinas para completar o número de créditos exigidos ou disciplinas de interesse para o desenvolvimento de sua tese. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores : Os orientadores da instituição PROMOTORA tiveram sua formação em várias áreas do saber, em diversas instituições nacionais e internacionais. Isto permitiu ao PPGCR/UFMG desenvolver o seu marco teórico sob a óptica da funcionalidade em vários domínios. A proposta de abertura de um programa interinstitucional de doutoramento em Ciências da Reabilitação prevê o treinamento e execução dos projetos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG, aqui apresentada como instituição proponente. Com a finalidade de reduzir a possibilidade da formação restrita à instituição receptora, preconiza-se que a participação dos docentes das instituições (UFMG e UFC) promotora e receptora deverá estar voltada para projetos conjuntos durante todo o percurso do Dinter. Para isso, o PPGCR/UFMG tem como objetivo facilitar o acesso à pesquisa interinstitucional, intensificar o intercâmbio e o aumento de diversidade institucional. Esse período de treinamento criará uma ponte de comunicação entre os professores orientadores e os alunos matriculados das instituições envolvidas, otimizando a produtividade e a parceria científica, com benefícios diretos na qualidade das teses geradas pelo programa, em tempo hábil preconizado pelo cronograma de execução do projeto. O período no qual o aluno de doutorado realizará seus trabalhos na Instituição Promotora lhe dará a oportunidade de estabelecer cooperações com outros programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, uma vez que o PPGCR/UFMG apresenta projetos em colaboração e programas de co-tutela com Instituições de Ensino e Pesquisa Internacionais. Além disso, a presença da disciplina de Tópicos Especiais na grade curricular desse programa oferece informações técnicas e as ferramentas necessárias para redação de projetos científicos, baseadas nas linhas de pesquisa que o aluno ingressa. 7.5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim A rede interativa do Programa DINTER pode utilizar sistemas de comunicação já presentes nas instituições associadas com salas de videoconferência, Skype com acesso pela internet de banda larga e Messenger, etc (videoconferência on line), que podem rapidamente ligar em tempo real o pesquisador (aluno) ao orientador, mesmo em lugares distantes. A INSTITUIÇÃO RECEPTORA dispõe da utilização do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC, que tem como finalidade apoiar projetos de uso das Novas Tecnologias da Informação e das Informações – NTICs na área da saúde. O núcleo possui a seguinte infraestrutura: 1 sala de videoconferência, 1 sala de produção (design gráfico e programadores), 1 sala de design instrucional /sala de coordenação, 1 sala com lousa digita e equipamento de videoconferência, 1 sala da equipe do tele-saúde, 1 sala de aula no estilo laboratório de informática. Estes recursos permitem que sejam ofertadas aulas com recurso de web ou videoconferência; aulas em laboratório de informática; aulas no padrão Educação à Distância (EaD) com suporte do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Laboratórios: 1. LABORATÓRIO DE PERFORMANCE FUNCIONAL HUMANA E LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO - Três eletromiógrafos (Biopac System) com 16 canais cada um; - Um GaitRite - Um dinamômetro isocinético Biodex System 3 Pro; - Um Neurocom Balance Master Rehabilitation System; - Dois sistemas de análise de movimento (Qualisys Pro reflex, Inc e CODAMOTION) - Duas plataformas de força AMT OR6 2. LABORATÓRIO DE DESEMPENHO CARDIORRESPIRATÓRIO (LABCARE) - Plestimografia respiratória por indutância (Respitrace); - Pletismografia optoeletrônica, - Analisadores de gases respiratórios (ergoespirometria- CPX Ultima e ergoespirômetro - Metamax3); - Eletromiógrafo de superfície com oito canais; - Eletrocardiógrafo - Aparelhos de Espirometria (KOKO e Cosmed) - Desfibrilador e carrinho completo para atuação em parada cardiorrespiratória - Oxímetros de pulso; - Frequencímetros Polar Advantage; - Ventilômetro Wright; - Bicicletas e esteira ergométrica com conexão direta (ergoespirometro); - Manovacuômetros analógicos e digitais; 3. LABORATÓRIOS DE ATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL (LADIN) Três salas, no formato de uma Câmara de Gesell, com uma sala intermediária de observação com janelas de vidro reflexivo Equipamentos para avaliação e tratamento das características perceptuais e cognitivas do desenvolvimento infantil, entrevista com pais e avaliação de bebês. Uma biblioteca de instrumentos padronizados importados, com diversas baterias de testes de desenvolvimento infantil utilizados na avaliação, documentação longitudinal e detecção de desvios do desenvolvimento infantil. Recursos de informática: dois computadores (1 Macintosh e 1 PC) com capacidade de digitalização de imagens para análises posteriores e duas impressoras com scanner. 4. LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA DOR E INFLAMAÇÃO REABILITAÇÃO E ENVELHECIMENTO (LADIRE) - Hidropletismômetro para membros inferiores, - Leitor de micro-placas para testes ELISA, - Lavadora de micro-placas - Centrífuga FANEM - Equipamentos de TENS - Refrigerador específico - Freezer –80 - Gerador a diesel (TD 7000 SGE-ATS) - Capella de Fluxo Laminar - Autoclave para esterilização - Ultra som para verificação de atividade muscular - Destilador de água em aço inox 02 litros Biopar - Equipamento para medidas de PH- peagâmetro - Vidraria de laboratório e materiais de consumo específicos para realização dos ensaios biológicos - Physiological Profile Assessment – PPA Todos os laboratórios possuem recursos de informática com softwares específicos para processamento e análise de dados. Os laboratórios da instituição RECEPTORA estão assim descriminados: 1) Laboratório de Análise do Movimento Humano (LAMH), com aproximadamente 104,09 m2, disponibilizando para pesquisa equipamentos de Dinamometria Isocinética (BIODEX®), Balance System (BIODEX®), Baropodometria Dinâmica (DIASU®), Plataforma de Força (BERTEC®), quatro eletromiógrafos (MIOTEC®) de quatro canais, Goniômetro eletromiográfico (MIOTEC®), Dinamômetros Isométricos para avaliação do complexo escapular, força Manual e Dorsal (MIOTEC®), Ultrassom de imagem (LOGIC E, GE), cinco Algômetros (WAGNER®) e dois cicloergômetros. O LAMH possui Banco de Wells, Paquímetros, Adipômetros, Câmera de Vídeo, Podoscópio, entre outros equipamentos para avaliação do movimento humano; 2) Laboratório de Recursos Eletrotermofototerápicos, com aproximadamente 66,37m2, (Estimuladores elétricos transcutâneos, Corrente Russa, Corrente Australiana, Corrente Diadinâmica, Correntes Farádicas e Galvânicas, Corrente Combinada e biofeedback eletromiográficos com eletrodos vaginais e anais), térmicos (Aparelhos de Ultrassom Terapêutico, Ondas Curtas e Microondas, Infra-vermelho) e fototerápicos (LASER) que se aplicam as áreas da dermatofuncional, neurofuncional, Saúde da Mulher e Músculo-equelética; e 3) Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisiologia do Exercício, com aproximadamente 50 m2, possui espirometria portátil, aparelhos de manovacuometria, oximetria de pulso, capnografia, ventilometria e aparelho de bioimpedância elétrico, esteira ergométrica, plataforma vibratória e aparelhos incentivadores respiratórios. 9.2. Biblioteca: 9.2.1. Biblioteca - Informações Gerais O sistema de bibliotecas da UFMG é constituído por 26 unidades setoriais, uma delas na nossa unidade, Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Em 2012 contamos com um acervo de 921.799 (Livros, monografias e folhetos) e acesso a uma coleção de 26.390 periódicos. O acesso ao Portal/CAPES de periódicos é universalizado, via Portal Minha UFMG, assim, tanto alunos como professores tem acesso de casa ao Portal de periódicos. A Biblioteca Central da UFMG periodicamente oferece curso de treinamento de busca no Portal, o que incentiva a utilização dos recursos disponíveis. O sistema de bibliotecas é integrado e digitalizado, permitindo acesso online ao catálogo de materiais e serviços de todo o sistema de bibliotecas da UFMG, o que facilita a localização de livros e materiais de estudo. O horário de funcionamento das bibliotecas é amplo, com algumas unidades funcionando a noite, até as 21:30 horas, sendo que, fora desses horários, com o sistema on line, o acesso ao acervo é ilimitado. Mesmo com ampla utilização do Portal CAPES, vários periódicos científicos relacionados com o curso estão disponíveis nas bibliotecas da UFMG, como por exemplo: Cadernos de Saúde Pública, Revista de Saúde Pública, Chest, Thorax, European Respiratory Journal, American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, Geriatric Physical Therapy, Pediatric Physical Therapy, American Journal of Sports Medicine, Physical Therapy, Physiotherapy Canada, Clinical Journal of Sports Medicine, Journal of Orthopedics and Sports Physical Therapy, Fisioterapia em Movimento, Clinics in Orthopedics and Related Research, Journal of Bone and Joint Surgery, Sports Medicine, Sports Medicine Training and Rehabilitation, International Journal of Sports Medicine, Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Fisioterapia e Pesquisa USP, American Journal of Occupational Therapy, Occupational Therapy Journal of Research, OT Practice, Australian Occupational Therapy Journal, Occupational & Physical Therapy in Pediatrics, Journal of Occupational Rehabilitation, Journal of Hand Therapy, Journal of Human Movement, Journal of Motor Behavior, Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, International Journal of Rehabilitation Research e Journal of Rehabilitation Medicine, Archives of Geriatric and Gerontology, Revista Brasileira de Epidemiologia, Gait an Posture Temos nos empenhado para que a biblioteca da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional adquira periódicos que não se encontram disponíveis no portal CAPES. Quanto aos livros, o acervo de referências específicas nacionais e internacionais da área 21 é substancial, com atualização anual. No que concerne a livros específicos para os alunos da pós-graduação, o programa participa de edital para aquisição de livros técnicos (FAPEMIG), o que garante uma receita anual de cerca de R$4.000,00 para aquisição de lançamentos e livros importados, que enriquecem o acervo e atendem a demanda específica das disciplinas da pós-graduação.Outro ponto a destacar é que vários docentes que realizaram o pós-doutorado no exterior e mantêm parcerias, têm acesso às bibliotecas das universidades. A rede de Bibliotecas da instituição RECEPTORA disponibiliza aos seus usuários fácil e livre acesso ao acervo, seja no formato impresso ou eletrônico (Livros eletrônicos: 324 pela Editora Springer Link, nas áreas das Ciências Biomédicas e Biologia; 84 pela Editora Atheneu na área da Saúde e acesso ao sistema periódicos CAPES). É possível acessar o acervo através da base de dados on-line, via sistema Pergamum (http://bibweb.npd.ufc.br/pergamum/biblioteca) e as duplicatas de periódicos estão disponibilizadas para os interessados. Nosso serviço de comutação bibliográfica atende a diversos pedidos por mês, via IBICT e BIREME. A Biblioteca dispõe ainda de um serviço de conservação do acervo, incluindo higienização e reparos das obras. O acervo é constantemente atualizado e são disponibilizadas em texto completo as teses e as dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação da UFC, através da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Dessa forma, ele tem acesso a todos os serviços supracitados com orientação de citação e busca de referências bibliográficas e catalográfica, sala de informática com computadores e internet e salas de estudo em grupo e individuais. 9.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos: 9.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim 9.2.2.1.1. Acesso : Total 9.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 2543117 9.2.2.2.A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim 9.2.2.2.1. Acesso : Total 9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 1662599 9.2.3. Outros Recursos : A Instituição Receptora dispõe de 4 salas de aula disponíveis para uso do DINTER, diariamente, de 7:30 às 18:00h. As mesmas são dotadas de notebook, datashow e projetores, havendo uma secretaria de apoio didático específica. Todos os laboratórios do curso de Fisioterapia possuem técnicos especificamente capacitados para lidar com as demandas técnicas dos locais aos quais foram destinados como parte da equipe de apoio ao curso de Fisioterapia para o desenvolvimento de pesquisas nestes locais. Além disso, ela dispõe da utilização do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC,que tem como finalidade apoiar projetos de uso das Novas Tecnologias da Informação e das Informações – NTICs na área da saúde. O núcleo possui a seguinte infra-estrutura: 1 sala de videoconferência, 1 sala de produção (design gráfico e programadores), 1 sala de design instrucional /sala de coordenação, 1 sala com lousa digita e equipamento de videoconferência, 1 sala da equipe do telessaude, 1 sala de aula no estilo laboratório de informática. Estes recursos permitem que sejam ofertadas aulas com recurso de web ou videoconferência; aulas em laboratório de informática; aulas no padrão Educação à Distância (EaD) com suporte do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Finalmente, o curso de Fisioterapia se vincula também ao Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, que está vinculado à Rede Nacional de Pesquisa Clínica, da FINEP/CNPq. Este curso apresenta parceria direta no desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão com as seguintes unidades do hospital: a) Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce – NUTEP, Unidade do Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC, que desenvolve atividades de pesquisa clínica e assistência multidisciplinar à crianças na faixa etária de zero a doze anos de idade, que estejam sob risco de distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial ou crianças com patologias já definidas. O local conta com áreas de atendimento de Fisioterapia em suas diversas especialidades,assim como um Centro de Estudos e Pesquisas voltado para a área de atuação do núcleo. b) O curso também apresenta parceria em projetos de pesquisa e extensão com o Centro de Atenção ao Idoso, também do mesmo complexo hospitalar da UFC. O local disponibiliza de consultórios de avaliação e atendimento clínico, estando em processo de finalização a obra de sua nova sede, na própria Instituição, que englobará área de avaliação, intervenção e pesquisa clínica com idosos sob a perspectiva da atuação da Fisioterapia em Gerontologia. c) Maternidade-Escola, com projetos de pesquisa relativos à área da Fisioterapia em Saúde da Mulher, no qual há consultórios em maternidade-escola disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas clínicas nas áreas de obstetrícia, ginecologia e mastologia.

Seleção dos candidatos: 2016 e a partir da matrícula, realização das disciplinas no ano 2016/2017/2018. Coleta dedados a partir de 2017/2018/2019. Defesas até junho de 2019. Duas defesas foram realizadas no segundo semestre de 2018.


Instituição Promotora

LEANI SOUZA MÁXIMO PEREIRA
32001010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
31270901
Av. Antônio Carlos
-
6627
Pampulha
Belo Horizonte - MG
(31) 34095600
(-) º
(43) 33717459
(31) 3409 634
(031) 34994578
(31) 34099134
(31) 34092879
(31) 34094130
(31) 34094125
(31) 3409-5210
(31) 34091890
(31) 34095600
(-) -
(31) 34094047
(31) 34095029
(31) 34095924
(31) 34094881
(31) 34095072
(31) 34096847
(31) 34096686
(31) 34099836
(31) 34098636
(31) 34095989
(31) 33095031
(31) 34095489
(31) 34099641
(31) 34096948
(31) 34092970
(31) 34095963
(31) 34096876
(31) 34092774
(31) 34095356
(31) 34094883
(31) 34095038
(31) 34095924
(31) 34095029
(31) 34099835
(31) 34099640
(31) 34091831
(31) 34092829
(31) 34092519
(31) 34097129
(31) 34095260
(31) 34097050
(31) 34092923
(31) 34095310
(31) 34095072
(31) 34092956
(31) 34095464
(31) 34092924
(31) 34092471
(31) 34092728
(31) 34092733
(32) 34099641
(31) 34099764
(31) 34092168
(31) 34092554
(31) 34091980
(31) 34092173
(31) 34099640
(31) 34095492
(31) 34095126
(31) 34091880
(31) 34097263
(31) 34095455
(31) 34099134
(31) 34091773
(31) 34091882
(31) 34095311
(31) 34096045
(31) 34095176
(31) 34094031
(31) 34091047
(31) 34095044
(31) 34098829
(31) 34099835
(31) 34099889
(31) 34095858
(31) 34095176
(31) 34095206
(31) 34097157
(31) 34097203
(31) 34097154
(31) 34095200
(31) 34092227
(38) 21017712
(31) 34096103
(31) 34091957
(31) 34092615
(31) 34095112
(31) 34092962
(31) 34095711
(31) 34095860
(31) 34091789
(31) 34097015
(31) 34095260
(31) 34097466
(31) 34093830
(31) 34095027
(31) 34097082
(31) 34092448
(31) 34092442
(31) 34092430
(31) 34096094
(31) 34098033
(31) 34096876
(31) 34092829
(31) 34091831
(31) 34095490
(31) 34097129
(31) 34099640
(31) 34092448
(31) 34092728
(31) 34097203
(31) 34094720
(31) 34095311
(31) 34092471
(31) 34092442
(31) 34092728
(31) 34095101
(31) 34094881
(31) 34095600
(31) 34095464
(31) 34092615
(31) 34094031
(31) 34095924
(31) 34091980
(31) 34094883
(31) 34096847
(31) 34099889
(31) 34092924
(31) 34092970
(31) 34092519
(31) 34092879
(31) 34098839
(31) 34094784
(31) 34096662
(31) 34096094
(31) 34095356
(31) 34095027
(31) 34095711
(31) 34097082
(31) 34095044
(31) 34095260
(31) 34094042
(31) 34096686
(31) 34092168
(31) 34097476
(31) 34095860
(31) 34092173
(31) 34092733
(31) 34092774
(31) 34095206
(31) 34092059
(31) 34092614
(31) 34099785
(31) 34092430
(31) 34096752
(31) 34092569
(31) 34099764
(31) 34099134
(31) 34095989
(31) 34092227
(31) 34095000
(31) 34095260
(31) 34096662
(31) 34095372
(31) 34095030
(31) 34097265
(31) 34095207
(34) 094781
(31) 34095860
(31) 4995112
(31) 34099836
(31) 34091801
(31) 34091773
(31) 4995963
(31) 34095176
(31) 34095963
(31) 34098874
(31) 34095404
(34) 096876
(34) 094125
(31) 34091980
(31) 32381995
(31) 34096989
(31) 34095923
(32) 34099641
(31) 34094881
(31) 34095465
(31) 34092335
(31) 34095492
(31) 34095112
(31) 34995036
(31) 34095038
(31) 34091882
(31) 34995145
(31) 34091957
(31) 34096045
(31) 34096910
(31) 34092322
(31) 34096752
(31) 34096752
(34) 099641
(31) 34095455
(31) 34095410
(31) 34996666
(31) 2489641
(31) 34095030
(38) 21017703
(34) 095072
(31) 34091047
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(38) 21017748
INFO@PRPG.UFMG.BR

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

RODRIGO RIBEIRO DE OLIVEIRA
60020181
AV. DA UNIVERSIDADE, 2853
-
-
BENFICA
Fortaleza - CE
(85) 33667738
(-) º
(43) 33717459
(31) 3409 634
(031) 34994578
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(-) -
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yuri.brunello@ufc.br


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