Dados do Programa

Dinter
17/2016
05/04/2017 a

Detalhamento do Programa

10
30/07/2021
Cuiabá - MT

Ações Desenvolvidas no Projeto

Justificativa A proposta de realização de DINTER entre o Programa de Pós-graduação em Política Social da UnB (PPGPS/UnB) e o Programa de Pós-graduação em Política Social da UFMT (PPGPS/UFMT) foi amadurecido a partir de experiências exitosas de interlocução já construídas historicamente, entre as quais o MINTER realizado entre 1999-2001 que formou 12 Mestres, mas também as constantes participações de docentes em bancas de seleção, concurso público para docente, defesas de dissertações e teses e participação em eventos em ambas as universidades. Trata-se, portanto, de proposta que dá continuidade a intercâmbios existentes. O PPGPS/UnB possui todas as condições objetivas para realização do DINTER, pois é m Programa consolidado (conceito 6 na CAPES) que completou 25 anos em 2015, sendo um dos mais reconhecidos e importantes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento na área da política social no Brasil. Do ponto de vista de sua estrutura acadêmica, a área de concentração - Estado, Política Social e Cidadania – abrange temáticas que se coadunam com as pesquisas, área de concentração e linhas de pesquisa do PPGPS/UFMT. Na UnB, as quatro linhas de pesquisa - Política Social, Estado e Sociedade; Movimentos Sociais e Cidadania; Questão Social, Instituições e Serviços Sociais e Trabalho e Relações Sociais – possuem nítida correlação com as linhas de pesquisa do PPGPS/UFMT: Política Social, Estado, Direitos e Movimentos Sociais; e Trabalho, Questão Social e Serviço Social. Tal convergência é um dos pressupostos que justificam o interesse na realização do DINTER. A perspectiva teórico-crítica das políticas sociais que estrutura o PPGPS/UnB também justifica o interesse do PPGPS/UFMT na em buscar a titulação em nível de doutoramento junto ao PPGPS/UnB. A estrutura curricular abrangente, composta por disciplinas obrigatórias e optativas que se articulam à área de concentração e linhas de pesquisa, além das atividades organizadas pelos Grupos de Pesquisa são elementos atrativos que possibilitam uma formação ampla, crítica, diversificada e articulada em torno do debate teórico crítico das políticas sociais, e atende aos interesses e demandas de docentes e profissionais que participarão do processo seletivo para o DINTER. O elevado nível do corpo docente do PPGPS/UnB é outro elemento que justifica a realização do DINTER. Formado por 17 docentes permanentes (83,3% do total do corpo docente), todos concursados e com dedicação exclusiva à universidade, o corpo docente do PPGPS/UnB possui produtividade reconhecida nacional e internacionalmente e muitas de suas publicações são adotadas como referências no debate das políticas sociais e dos direitos em cursos de graduação e pós- graduação na área de serviço social e áreas afins. A área de formação do corpo docente também atende às demandas da instituição receptora, pois entre os 17 docentes permanentes 14 (82,35%) são assistentes sociais e 03 possuem formação em outras áreas (02 em Ciências Econômicas e 01 em Ciências da Educação), o que assegura interdisciplinaridade e, ao mesmo tempo, atende aos requisitos da área. Outro dado significativo é a elevada qualificação do corpo docente permanente: 13 (76,4%) já fizeram ou estão fazendo pós-doutoramento; 07 (41,1%) recebem bolsa de produtividade do CNPq; todos (100%) coordenam ou participam de grupos de pesquisa; todos (100%) desenvolvem sistematicamente atividades de ensino, pesquisa e orientação; todos (100%) participam em redes locais, nacionais ou internacionais de pesquisa; todos (100%) ministram aulas na PG e na graduação; todos (100%) possuem dedicação exclusiva à UnB, o que assegura a vivência cotidiana da universidade e possibilita sua participação intensa em todas as atividades acadêmicas do programa, como ensino das disciplinas e cursos ou mini-cursos de extensão, organização e participação em seminários, conferências, bancas, participação em núcleos e/ou grupos de pesquisa, produção e publicação conjunta. A participação ativa de todos os docentes permanentes em grupos de pesquisa constitui importante elemento de articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os 17 docentes permanentes em 11 Grupos de Pesquisa, todos cadastrados na Plataforma de Grupos de Pesquisa no CNPq e com realização de pesquisas consolidadas, muitas já concluídas e várias em andamento. Por fim, cabe sinalizar que o PPGPS/UnB possui uma média de 04 alunos por docente permanente em 2016, o que indica a viabilidade de assumir novas orientações. Relevância O Departamento de Serviço Social da UFMT em 1999-2001 realizou MINTER com o PPGPS da UnB o que permitiu a capacitação da quase totalidade dos docentes contribuindo no aprimoramento do Curso de Serviço Social da UFMT. Essa experiência possibilitou, nas avaliações subsequentes, um melhor desempenho no Enade e se constituiu no embrião do que veio a materializar, anos mais tarde, no Programa de Pós-Graduação em Política Social, vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFMT. A partir de sua inauguração, em 2009, quando da entrada de sua primeira turma até o ano de 2015, foram 62 (sessenta e duas) dissertações concluídas sob a orientação das professoras de suas duas linhas de pesquisa. Todas as Dissertações tratando das políticas sociais em suas diferentes dimensões, compreendendo as forças políticas e sociais de seu processo constitutivo ou/e em sua vinculação ao trabalho profissional. Sua natureza interdisciplinar, por se ocupar da Política Social em seu sentido ampliado, possibilita ao Curso acolher profissionais das ciências sociais e humanas. O PPGPS é o único Programa de Pós-Graduação público do Estado de Mato Grosso que se ocupa do Tema da Política Social. O DINTER nesse momento proposto reforçará o caminho inicialmente trilhado a partir do MINTER e se apresenta como possibilidade concreta de formar quadros qualificados para consolidação e continuidade do PPGPS impactando positivamente, do mesmo modo, no ensino de graduação. Espera-se ademais que tal acordo de cooperação possa contribuir para consolidação dos grupos de pesquisa da UFMT, a partir de sua articulação com os Grupos de Pesquisa do PPGPS/UnB em que se espera seja capaz de expandir e promover novos intercâmbios nacionais e internacionais. Impacto do Projeto Além da formação de 10 doutores, o Dinter na UFMT impactará na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Política Social – PPGPS/ICHS/UFMT por meio do fortalecimento de seus grupos de pesquisas a partir de sua articulação com os Grupos de Pesquisa do PPGPS/UnB. Permitirá igualmente, estabelecer parceria no desenvolvimento de pesquisas, análise e avaliações sobre Política Social na região Centro Oeste. Possibilitará ampliar a produção de conhecimento sobre a Política Social e realidade regional com publicações conjuntas entre os dois Programas. Espera-se que o DINTER contribua para criar as condições necessárias à futura abertura de doutorado no PPGPS/ICHS/UFMT. PLANO ACADÊMICO DO PROJETO Objetivos e Metas O PPGPS/UnB possui natureza acadêmica e sua estrutura, diretrizes e finalidades se fundamentam no compromisso social com a pesquisa autônoma, com a produção crítica e com a ampla socialização do conhecimento produzido. Todas as atividades realizadas são gratuitas e tem por princípio não cobrar nenhum tipo de inscrição. Os recursos que o mantém são todos provenientes de fundos públicos das agências de fomento (CAPES, CNPq e FAP/DF) e do orçamento próprio do Departamento de Serviço Social que contribui com sua manutenção. Os recursos recebidos por meio de projetos de pesquisa são provenientes de convênios e editais públicos e o PPGPS não mercantiliza nenhum tipo de serviço acadêmico. Os objetivos que nortearão o DINTER serão os mesmos que balizam o PPGPS/UnB, que tráz, sem Regimento Interno os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Formar recursos humanos de alto nível, qualificados para o ensino superior, a pesquisa, o planejamento, a gestão e a análise de políticas públicas, em particular da política social. Objetivos específicos: a) Fomentar a produção e difusão de conhecimento sobre questões referentes às políticas sociais em âmbito nacional, regional e local. b) Ampliar o número de profissionais de Serviço Social e de áreas afins nas atividades de gestão, formulação e análise de políticas sociais. c) Estabelecer intercâmbios técnico-científicos com instituições de ensino e pesquisa na área de política social e afins, em âmbito internacional, nacional, regional e local. d) Contribuir para o conhecimento e elaboração de propostas de política social, especialmente na região Centro-Oeste. e) Consolidar estratégias de articulação entre a pós-graduação e a graduação, visando ampliação e melhoria da qualidade das produções científicas discentes e docentes. As metas para o DINTER estão indicadas a seguir: 1. Formar de 10 doutores/as no prazo de 48 meses; 2. Fortalecer o Programa de Pós-graduação em Política Social da UFMT, com ampliação de docentes doutores em curto espaço de tempo; 3.Contribuir para consolidar os grupos de pesquisa da UFMT, a partir de sua articulação com os Grupos de Pesquisa do PPGPS/UnB; 4.Fomentar a publicação de, no mínimo, 01 artigo pelos/as doutorandos/as da instituição receptora; 5. Fomentar a publicação de 01 livro durante o DINTER, com a produção dos/as doutorandos/as; 6. Estimular a participação dos/as doutorandas/as em eventos com apresentação de Congressos Científicos; 7.Assegurar a realização de estágio na UnB, com organização de atividades, além das disciplinas curriculares. Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos O processo de seleção para o DINTER seguirá os mesmos procedimentos utilizados para o Doutorado no PPGPS/UnB, e será objeto de edital específico, a ser publicado pela instituição promotora e publicizado pela instituição receptora. A seleção ocorrerá na instituição receptora com banca de 03 docentes do corpo permanente da instituição promotora (PPGPS/UnB). Poderão se candidatar ao processo seletivo docentes e profissionais de serviço social e áreas afins que possuam o título de mestre. O processo seletivo atenderá às seguintes etapas avaliativas, sendo que a cada uma das provas será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10) pontos. 1. Avaliação do Pré-Projeto: Esta etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete). A avaliação será feita pela Comissão de Seleção. A avaliação será realizada em duas etapas. Na primeira etapa será verificado o estrito cumprimento dos aspectos formais indicados no edital. Apenas os pré- projetos que cumpram os requisitos especificados serão objeto da segunda etapa do processo avaliativo dos pré-projetos. Na segunda etapa de avaliação dos pré-projetos, os aspectos avaliados serão: atualidade e relevância do tema e da bibliografia para o Programa; contextualização do problema da pesquisa; delimitação clara do objeto, da justificativa, do(s) objetivo(s), e da metodologia; compatibilidade do conteúdo com a área de concentração e linhas de pesquisas do Programa; estrutura lógica do texto; coerência entre as partes da proposta; redação clara, objetiva e em português correto; viabilidade da pesquisa. 2. Prova Escrita: esta etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação7 (sete). A prova escrita versará sobre temas cuja bibliografia será divulgada no Edital e avaliará o conhecimento do candidato sobre a mesma, assim como sua capacidade de sustentação clara, objetiva e fundamentada dos argumentos apresentados. 3. Prova de Compreensão de Texto em Língua Estrangeira: esta etapa é classificatória. Os aspectos avaliados são: compreensão instrumental da língua inglesa e de um segundo idioma (francês ou espanhol) a ser indicado pelos candidatos no ato de inscrição. 4. Prova de Avaliação do Currículo: esta etapa é classificatória. Os aspectos avaliados do currículo são a produção científica do candidato nos últimos cinco anos e a experiência profissional comprovada. No Edital constará as tabelas para pontuação do Currículo, que serão utilizadas pela Comissão Examinadora para somatório dos pontos. 5. Prova Oral: esta etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete). A prova oral consistirá de arguição do candidato pela Comissão de Seleção que avaliará sua capacidade de sustentação clara, objetiva e fundamentada dos argumentos apresentados quanto: (i) ao Pré-Projeto - capacidade de organizar e expor ideias; demonstração de conhecimento relacionado à temática e ao processamento do estudo; (ii) ao Currículo – domínio do conteúdo de suas produções científicas e de suas experiências profissionais e acadêmicas; (iii) à Carta de Intenções - expectativas do candidato em relação ao Curso pretendido; compromissos e perspectivas em diferentes níveis (pessoal, profissional e institucional); (iv) ao histórico escolar - rendimento escolar. Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor O estágio obrigatório na instituição promotora (PPGPS/UnB) será assegurado aos doutorandos/as no quarto semestre do Curso, quando estes já tiverem cursado 05 disciplinas obrigatórias e 03 optativas, sendo que todas serão ofertadas na instituição receptora. Durante o estágio de 01 semestre letivo, pretende-se que o/a doutorando/a realize as seguintes atividades: 1. Cursar duas disciplinas obrigatórias voltadas especificamente para elaboração do projeto de tese e exame de qualificação do projeto de tese (conforme cronograma); 2. Cursar uma disciplina optativa com temática relacionada ao seu projeto de tese; 3.Elaborar o projeto de tese sob orientação direta de seu orientador/a; 4.Qualificar o projeto de tese ao final do semestre; 5. Participar das atividades organizadas pelos Grupos de Pesquisa da instituição promotora; 6. Participar da vida acadêmica da Universidade, por meio de participação em disciplinas de outros cursos, eventos, e outras atividades de interesse, relacionadas ao seu objeto de pesquisa. A estrutura curricular do DINTER será a mesma do doutorado do PPGPS/UnB. O acompanhamento e orientação ocorrerá durante todo o Curso e pode ser dividida em dois momentos, que não são estanques e se correlacionam: 1. Realização de Disciplinas Optativas e Obrigatórias com acompanhamento do/a Orientador/a: Os/as doutorandos/as deverão cumprir 28 créditos em 07 disciplinas obrigatórias (todas as disciplinas possuem 04 créditos), sendo que, destas 02 correspondem à elaboração do projeto/exame de qualificação; Também deverão cumprir 16 créditos em 04 disciplinas optativas, a serem selecionadas entre o leque de disciplinas existentes no currículo do PPGPS/UnB. A oferta de disciplinas optativas será definida em conjunto com a coordenadora da instituição receptora, com base nas temáticas dos projetos de tese selecionados. A escolha das disciplinas optativas e a redação dos trabalhos requeridos em cada disciplina serão objeto de orientação docente, de modo que cada orientando/a possa otimizar os conhecimentos adquiridos e canalizá-los para a tese de doutorado. 2. Elaboração e Qualificação do Projeto de Tese Além da orientação permanente durante as disciplinas, durante os quatro primeiros semestres ocorrerá orientação específica para elaboração do projeto de tese, com vistas à sua qualificação ao final do estágio que ocorrerá no quinto semestre. Para as orientações nos quatro primeiros semestres, quando doutorandos/as e orientadores/as terão poucas possibilidades de encontros presenciais, pretende-se contar com o uso da tecnologia da plataforma de ensino Moodle. Não se pretende ofertar disciplinas à distância, mas assegurar que a plataforma Moodle possa ser um espaço de acompanhamento das atividades dos/as doutorandos/as. 3. Elaboração e Defesa da Tese Conforme indicado, o processo de orientação será permanente, mas a partir da qualificação do projeto de tese (quinto semestre), inicia-se especificamente a orientação e acompanhamento da pesquisa, da sistematização e organização dos dados, da análise e redação dos capítulos. Os/as doutorandos terão 3 semestres para se dedicar exclusivamente a este momento. O processo de orientação abrangerá: 1. Acompanhamento cotidiano pela plataforma de ensino Moodle, com trocas de diálogos, mensagens, indicação de bibliografia, leitura e correção de textos da tese; 2. Um encontro presencial ao final do sexto semestre, na instituição promotora, a ser assegurado pela instituição receptora. Por fim, ao final do oitavo semestre as defesas ocorrerão na instituição promotora com bancas organizadas com cinco docentes, sendo três do PPGPS/UnB e dois externos ao Programa. As disciplinas obrigatórias são: SER-336009MS Metodologia da Pesquisa Social SER-336033MS/DR Teorias da Política Social e da Cidadania SER-336157MS/DR Questão Social, Instituições e Serviços Sociais SER-336246DR Seminário de Tese 1 Política Social SER-336262DR Seminário Avançado em Política Social SER-336271DR Exame de Qualificação em Política Social As optativas são: SER-336017MS/DR Análise de Políticas Sociais SER-336092MS/DR Política de Saúde e Seguridade Social SER-336114MS/DR Política de Assistência Social e Seguridade Social SER-336106MS/DR Política de Previdência e Seguridade Social SER-336041MS/DR Política Social – Habitação SER-336050MS/DR Política Social - Questão Agrária SER-336068MS/DR Política Social - Criança e Adolescente SER-336076MS/DR Política Social e Educação SER-336084MS/DR Política Social – Trabalho SER-336122MS/DR Planejamento e Avaliação de Serviços Sociais SER-336131MS/DR Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania SER-336165MS/DR Teoria e Metodologia do Serviço Social SER-336149MS Seminário de Pesquisa e Dissertação SER-336173MS/DR Tópicos Especiais em Política Social SER-336203MS/DR Tópicos Especiais em Pesquisa SER-336211MS/DR Tópicos Especiais em Serviço Social SER-336238MS/DR Prática docente em Política Social (obrigatória para bolsistas da CAPES) SER-336254DR Seminário de Tese 2 Política Social SER-336289MS/DR Seminário de Pesquisa 1 SER-336297 MS/DR Seminário de Pesquisa 2 SER-336301 MS/DR Seminário de Pesquisa 3 SER-336319 MS/DR Seminário de Pesquisa 4 O maior detalhamento está no documento anexo.

Laboratórios Para uso discente o Programa conta com: 01 (um) laboratório com 37 (trinta e sete) computadores para os alunos de graduação dos cursos que compõem o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) que também está destinado aos alunos da pós-graduação stricto sensu; - 01 (um) laboratório com 04 (quatro) computadores para alunos do Programa. Além dos 02 laboratórios de informática, os três Grupos de Pesquisa, aos quais docentes e discentes estão vinculados, dispõem de computadores e impressora. A UFMT dispõe de rede de internet sem fio em todas as suas instalações. A Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação da UFMT constitui em importante reforço às atividades de pesquisa não só por oferecer laboratórios, espaços para teleconferências, suportes e plataformas para atividades à distância como por oferecer uma base de dados sobre o ensino de graduação e pós-graduação da UFMT. Desenvolve sistemas de informação atendendo às demandas de informatização da instituição, automatizando os processos e agilizando as atividades operacionais. - Desenvolve ações de apoio ao uso das Tecnologias da Comunicação e da Informação no contexto de programas de educação à distância institucionais e estratégias de ensino aprendizagem no contexto da educação presencial. Biblioteca A Biblioteca Central da UFMT está constituída por livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, obras raras e obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc). A pesquisa ao acervo é livre à comunidade acadêmica e ao público em geral. Todo o acervo encontra-se informatizado com o Sistema Microisis/IBICT, sendo a pesquisa bibliográfica realizada em terminais de computadores. O acervo bibliográfico atual é de 167 mil exemplares sendo que destes, 16 mil são coleções de obras raras destinadas à consulta abrangendo as diferentes áreas do conhecimento. A Coleção de Periódicos é de 403 títulos correntes e 1542 títulos retroativos e 54 títulos de revistas Internacionais, sendo que destes 34 são renovações e 20 são novas assinaturas, destinadas aos cursos de pós-graduação. O acervo está organizado de acordo com a CDU (Sistema de Classificação Decimal Universal), dividido por classes ou áreas de conhecimento. O Serviço Social e áreas afins (Economia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Direito) contam com um acervo de 15.520 (quinze mil, quinhentos e vinte) exemplares entre livros e periódicos. Para o Serviço Social estão disponíveis 3.304 (três mil, trezentos e quatro) exemplares, sendo que destes 266 (duzentos e sessenta e seis) são periódicos: Revista Serviço Social e Sociedade (Cortez), Revista Ser Social (UnB), Revista Temporalis (ABEPSS), Revista de Políticas Públicas e Políticas Públicas em Debate (UFMA), além de acesso às principais revistas eletrônicas: Ágora (UFES) e Textos e Contextos (PUC/RS). O Instituto de Ciências Humanas e Sociais ao qual o PPGPS está vinculado possui uma Biblioteca Setorial que disponibiliza para consulta 8.530 (oito mil, quinhentos e trinta) títulos entre Monografias de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado de Cursos e/ou Programas de Pós-Graduação de Serviço Social, História, Geografia, Ciências Sociais e Filosofia, além de acervo sobre Serviço Social e Política Social. A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos? Sim Outros O Programa conta com sala de 70 m2 abriga a Secretaria, a Coordenação e uma Sala de Reunião do PPGPS-Mestrado espaço onde ocorrem as reuniões de Colegiado de Curso e outras de menor porte como de Comissões e Grupos de Trabalho. Reuniões ampliadas se realizam na Sala de aula destinada ao Mestrado em Política Social, que contém 30 carteiras e equipamentos de áudio visual (telão, CPU e data-show). Atividades de maior porte, como Seminários, Encontros, Aulas abertas, Defesas Públicas ocorrem nos Auditórios do ICHS, previamente agendados.

O DINTER será iniciado no segundo semestre de 2017, conforme calendário acadêmico da UnB. Conforme Regimento do PPGP o Curso de Doutorado deve ser concluído em até 48 meses, ou seja, será iniciado em agosto de 2017 e as defesas devem ocorrer até julho de 2021, conforme abaixo: 2017 - Primeiro Semestre (agosto a novembro) Março - Publicação do Edital de Seleção Junho - Seleção Pública Agosto a Novembro – 02 Disciplinas Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Receptora, concentradas em dois momentos: Metodologia da Pesquisa Social (OBR) – uma semana em agosto (30 h/a) e uma semana em setembro (30 h/a) Teorias da Política Social e da Cidadania (OBR) – uma semana em outubro (30 h/a) e uma semana em novembro (30 h/a) Uma Disciplina Optativa a ser definida a partir dos projetos e temas de interesses dos discentes – uma semana em setembro (30 h/a) e uma semana em novembro (30 h/a) 2018 – Segundo Semestre (março a junho) Março a Junho – 02 Disciplinas Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Receptora, concentradas em dois momentos: Análise de Políticas Sociais (OBR) – uma semana em março (30 h/a) e uma semana em maio (30 h/a) Questão Social, Instituições e Serviços Sociais (OBR) – uma semana em abril (30 h/a) e uma semana em junho (30 h/a) Uma Disciplina Optativa a ser definida a partir dos projetos e temas de interesses dos discentes – uma semana em abril (30 h/a) e uma semana em junho (30 h/a) 2018 – Terceiro Semestre (agosto a novembro) Agosto a Novembro – 01 Disciplina Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Receptora, concentradas em dois momentos: Seminário Avançado em Política Social (OBR) – uma semana em agosto (30 h/a) e uma semana em setembro (30 h/a) Uma Disciplina Optativa a ser definida a partir dos projetos e temas de interesses dos discentes – uma semana em outubro (30 h/a) e uma semana em novembro (30 h/a) 2019 – Quarto Semestre (março a julho) – Estágio na Instituição Promotora Março a Julho – 02 Disciplinas Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Promotora regularmente, conforme abaixo: Seminário de Tese (OBR) – disciplina a ser cursada diretamente com o orientador, em turmas específicas compostas pelo orientador e seus orientandos/as Exame de Qualificação – (OBR) – disciplina de orientação, destinada à elaboração e exame de qualificação do Projeto de Tese ao final do semestre Uma disciplina optativa a ser cursadas regularmente no PPGPS, a ser escolhida entre as disciplinas ofertadas no semestre O objetivo desse semestre na Instituição Promotora é finalizar as disciplinas optativas, elaborar o projeto de tese com orientação presencial e realização do exame de qualificação do projeto de tese 2019 – Quinto Semestre (agosto a novembro) Realização da pesquisa, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle 2020 – Sexto Semestre (março a junho) Conclusão da pesquisa e início da elaboração da tese, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle 2020 – Sétimo Semestre (agosto a novembro) Elaboração da tese, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle 2021 – Oitavo Semestre (março a julho) Elaboração da tese, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle Defesa da tese na Instituição Promotora – até início de julho, conforme calendário acadêmico da UnB


Instituição Promotora

EVILASIO DA SILVA SALVADOR
53001010 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)
70.910-900
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DARCY RIBEIRO
-
-
ASA NORTE
Brasília - DF
(61) 3307-2210
(61) 3307-2600
(61) 3272-0003
(61) 3273-0003
(61) 33073766
(61) 33072777
(61) 31077509
(61) 33072600
(61) 32720003
(61) 33072022
(61) 31077099
(61) 31070263
(61) 31077204
(61) 31076404
(61) 31070081
(61) 31072633
(61) 31073805
(61) 31071780
(61) 31075587
(61) 31072921
(61) 31076888
(61) 31076743
(61) 31076480
(61) 31070775
(61) 37031343
(61) 31072904
(61) 31077619
(61) 31072904
(61) 31076894
(61) 31077615
(61) 31075580
(61) 31076022
(61) 31070812
(61) 31075952
(61) 31071834
(61) 31070990
(61) 31071749
(61) 31071750
(61) 31075962
(61) 31070782
(61) 31076194
(61) 31073635
(61) 31071916
(61) 31073661
(61) 31072928
(61) 31071755
(61) 31070081
(61) 31076833
(61) 31070085
(61) 32733589
(61) 31078209
(61) 33071916
(61) 31072932
(61) 31070973
(61) 31078209
(61) 31072924
(61) 31073805
(61) 31072914
(61) 31076379
(61) 31077204
(61) 31071115
(61) 31072914
(61) 31070713
(61) 31075962
(61) 31075628
(61) 31071913
(61) 31077376
(61) 31077129
(61) 31073867
(61) 31073805
(61) 31073840
(61) 31077127
(61) 31076678
(61) 31070483
(61) 31072920
(61) 31076679
(61) 31077040
(61) 31076243
(61) 31075707
(61) 31077487
(61) 31070759
(61) 31072918
(61) 31075503
(61) 31075673
(61) 31070759
(61) 31075674
(61) 31076541
(61) 31077051
(61) 31077049
(61) 31077050
(61) 31072920
(61) 31076894
(61) 31078937
(61) 33760252
(61) 31076000
(61) 31076001
(61) 31075580
(61) 31075597
(61) 31076009
(61) 31076745
(61) 31073659
(61) 31073696
(61) 31073300
(61) 31076744
(61) 31070975
(61) 31077509
(61) 31071915
(61) 31077711
(61) 31070812
(61) 31078007
(61) 31078209
(61) 31072924
(61) 31075962
(61) 31076997
(61) 31070973
(61) 32733589
(61) 31075628
(61) 31075588
(61) 33071916
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(61) 31077050
dpg@unb.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

LILIANE CAPILE CHARBEL NOVAIS
78060900
Av Fernando Correa da Costa
-
2367
Boa Esperança
Cuiabá - MT
(65) 36158627
(61) 3307-2210
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