Plano Acadêmico:
A concretização do processo de nucleação/solidarização, por meio da realização
de oferta de um curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em parceria com o
IES Receptora, o CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE - UNILASALLE LUCAS
mantida pela SOCIEDADE PORVIR CIENTÍFICO na Av. Universitária, no 1000,
Parque das Emas, na cidade de Lucas do Rio Verde/MT, CEP 78455-000, que
concretiza a Ação 1.3.5 “Efetivar a oferta de programas Minter e/ou Dinter a partir
de demandas específicas” do Plano Estratégico do PPGDR/UNIJUÍ. Esta
meta/ação, por sua vez, vem ao encontro de um dos quesitos da Ficha de
Avaliação da área PLURD: “Participação em projetos de cooperação entre
programas, voltados para a inovação na pesquisa ou para o desenvolvimento da
pós-graduação em regiões ou sub-regiões geográficas com menor participação da
área. Promoção e participação de docentes do PPG em Projetos de Cooperação
entre Instituições (Procad, Minter e Dinter)” na dimensão “Internacionalização,
inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa”. As negociações
iniciaram em novembro de 2022, a partir da manifestação de interesse da
Universidade UNILASALLE LUCAS do Rio Verde/MT em construir uma parceria
visando qualificar principalmente docentes de sua Instituição. O Conselho
Universitário da UNIJUÍ aprovou a parceria em 23 de março de 2023 e o Termo de
Convênio de Cooperação entre as IES foi assinado em 11 de abril de 2023.
Inicialmente previsto com 20 vagas, o Edital do Processo Seletivo será publicado
após a homologação pela Capes, com período de inscrições de abril/2023 a 22 de
maio/2023. O processo seletivo será composto de três etapas: 1. Análise do
Memorial Descritivo (constituído de duas partes: Relato de Memórias (peso 3.0) e
PRÉ-PROJETO (peso 3.0); 2. Análise do curriculum Lattes (anexar em pdf e
digitalização dos documentos comprobatórios, conforme Tabela 1 do Edital com
peso 2.0); 3. Entrevista (peso 2.0). Esta etapa terá caráter classificatório, sendo
eliminado o candidato que não comparecer ao processo. A análise de currículo e
Memorial descritivo pela Comissão Avaliadora será composta por professores da
UNIJUÌ e UNILASALLE/LUCAS e ocorrerá no período de 03 a 07/07/2023. A
entrevista consistirá na arguição do candidato pela banca examinadora, que terá
como base o Memorial Descritivo-reflexivo do candidato, a aderência às Linhas de
Pesquisa do Programa e a dedicação ao curso. As entrevistas serão realizadas por
meio de videoconferência utilizando a ferramenta GoogleMeet, entre os dias 10 e
13 de julho de 2023 em horário a ser definido para cada candidato e
disponibilizado site UNILASALLE/LUCAS -
https://www.unilasalle.edu.br/lucas-do-rio-verde/ppg/doutorado-em-desenvolv
imento-regional e do PPGDR/UNIJUÍ (www.unijui.edu.br/ppgdr, no link Processo
Seletivo) e encaminhado ao e-mail indicado pelos candidatos com o link de acesso
à sala do GoogleMeet. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser
divulgado no dia 14 de julho de 2023 e a efetivação da matrícula (contrato
acadêmico com a UNIJUÍ e contrato financeiro com a UNILASALLE/LUCAS) entre
os dias 17 e 18 de julho de 2023 para dar início ao curso com a aula inaugural no
dia 02 de agosto de 2023. O Dinter tem por objetivo a geração de conhecimento e
de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao
aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de
pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na
área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da
sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como
temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na
perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a
compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da
busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de
territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no
desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do
bem comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos
territórios. O Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ está
aberto aos portadores de diploma de Curso Superior em áreas das Ciências
Humanas, Sociais Aplicadas e áreas afins (Administração, Ciências Contábeis,
Economia, Educação, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito,
Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação,
Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia,
Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharias etc.), isto é, áreas que tenham
alguma relação com a temática do desenvolvimento regional socioeconômico,
ambiental, cultural, local, territorial. O PPGDR/UNIJUÍ organiza-se na área de
concentração PLANEJAMENTO E GESTÃO, que se desdobra em duas Linhas de
Pesquisa: 1) Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento
Territorial: abrange um conjunto de temas relacionados a concepções, atores,
processos e arranjos socioespaciais inerentes ao planejamento e gestão dos
territórios e das políticas públicas que neles incidem. Constituem tal enfoque
estudos sobre diversas dinâmicas socioculturais do desenvolvimento, dentre elas
destacam-se: gestão e planejamento dos espaços urbanos e regionais; sistemas e
redes de participação social; gestão social e controle social do desenvolvimento;
governança e governabilidade, arranjos institucionais na gestão dos serviços
públicos; relações entre Estado, mercado e sociedade civil; relações de poder e
poder local; movimentos sociais; cooperativismo; especificidades históricas
regionais; capital social; repercussões locais de políticas e programas estaduais e
federais. Abrange análise e interpretação da realidade, elaboração de estratégias e
ações de intervenção nos processos de planejamento urbano, regional, territorial e
políticas de gestão ambiental. 2) Gestão de Organizações e Dinâmicas de
Mercado: aborda estudos sobre possibilidades do desenvolvimento a partir do
território com ênfase na gestão das organizações e dinâmicas de mercado,
destacando os arranjos e relacionamentos inter e intraorganizacionais, a
competitividade organizacional e territorial, as estratégias e processos de
mudanças organizacionais e territoriais, as relações econômico-comerciais
nacionais e internacionais, com enfoque na criação de valor para as organizações
e regiões. Neste contexto, abrange temas relacionados com a gestão do
conhecimento, da inovação e do empreendedorismo, gestão de sistemas
organizacionais, processos decisórios e sistemas de apoio à decisão, negócios,
economia, dinâmicas de mercado, relações internacionais e interinstitucionais,
como também finanças, governança e responsabilidade social corporativa e
territorial. METAS: – Formação qualificada de 07 doutores mestres; –
Desenvolvimento da pesquisa científica considerando a realidade regional, nacional
e internacional, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGDR; – Publicação de
ao menos dois artigos científico/mestrando, como resultado das teses classificados
no estrato superior do sistema Qualis (A1, A2, A3, A4) - Deve realizar Proficiência
em duas Línguas Estrangeiras; proficiência constante no diploma ou histórico
escolar do Mestrado pode ser aproveitada se não ultrapassar cinco anos entre a
realização da proficiência e o início do Doutorado. – Participação dos estudantes
da receptora em eventos científicos realizados na Instituição promotora e em outras
IES. CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES: Os critérios
para a seleção dos estudantes para o curso será publicado o Edital PPGDR
08/2023 que são disponibilizados no Portal da Programa UNIJUÍ e da
UNILASALLE/LUCAS. O processo seletivo envolve as três etapas, já explicitadas
anteriormente, sendo que no memorial descritivo (constituído de duas partes):
Parte I (1 a 5 páginas) - RELATO DE MEMÓRIAS texto de auto apresentação do
candidato, relatando e destacando atividades relevantes de sua formação, atuação
profissional e perspectiva de futuro que justifique a escolha do DINTER
UNILASALLE/LUCAS e Parte II (5 a 10 páginas) - PRÉ-PROJETO. Breve
descrição reflexiva da proposta preliminar de pesquisa (Pré-Projeto) para a
elaboração da Tese, contendo: Título preliminar do Projeto de Pesquisa;
Apresentação do tema, contextualização e delimitação da problemática;
Justificativa – relevância teórica e prática do tema; Objetivo geral preliminar;
Elementos relacionados ao método de estudo: como pretende realizar a pesquisa;
Bibliografia preliminar: indicar entre 3 e 5 textos (artigos ou livros) essenciais para o
estudo do tema. Entrevista: Esta etapa terá caráter classificatório, sendo eliminado
o candidato que não comparecer nesta etapa. A entrevista consistirá na arguição
do candidato pela banca examinadora, que terá como base o Memorial
Descritivo-reflexivo do candidato, a aderência às Linhas de Pesquisa do Programa
e a dedicação ao curso. As entrevistas serão realizadas pela Comissão
Examinadora aprovada pelo Colegiado do PPGDR, composta pelo Coordenador do
PPGDR, os Coordenadores das duas Linhas de Pesquisa e a Coordenadora do
Dinter pela Instituição Receptora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O objetivo geral do planejamento e da gestão institucional do Unilasalle/Lucas é
orientar o processo de qualidade, em matéria de organização acadêmica e
administrativa, sendo a infraestrutura física uma das dimensões relevantes. Assim
sendo, quanto à infraestrutura física o planejamento institucional prevê melhorias
todos os anos, relativas a área física e as instalações prediais necessárias, assim
como os recursos infra estruturais e tecnológicos necessários para o cumprimento
de sua missão e a consecução dos objetivos acadêmicos.
Os edifícios da unidade sede foram construídos com a mais moderna tecnologia
requerida para o funcionamento de instituições de ensino superior. Todas as
dependências tanto da unidade sede quanto da unidade II (Colégio La Salle) estão
devidamente mobiliadas e equipadas, têm excelentes condições de salubridade,
acústica, ventilação, manutenção, limpeza e acessibilidade. Ressalta-se que todas
as dependências e instalações prediais têm condições apropriadas não só de
acesso, mas, também, de equipamentos instalados para pessoas com deficiência.
Atualmente o espaço físico da unidade sede, do Unilasalle/Lucas está dividido em 4
blocos, sendo eles:
a) O Bloco I, com 2.620,08 m2 onde estão instalados a Reitoria, os serviços
acadêmicos e administrativos. Dos serviços Acadêmicos, destacam-se: a Pró-reitoria
Acadêmica, a Secretaria das Coordenações, as Coordenações de Cursos e Apoio
Acadêmico e Pedagógico, a Sala Google, Mobilidade Acadêmica/Empregabilidade, o
Inova La Salle / GPSATi, a Biblioteca, o Auditório e Laboratórios de Informática. Dos
Serviços Administrativos destacam-se: A Pró-reitoria Administrativa, o Serviço de
Atendimento Acadêmico (SAA) que unifica a Tesouraria e Contabilidade, bem como
o Registro Acadêmico do Centro Universitário. Há ainda a Central de Apoio ao
Acadêmico (CAA), que unifica os setores de pós-graduação, controles de estágios,
horas extracurriculares, apoio ao egresso e o Núcleo de Assessoria
Psicopedagógica (NAP). Além destes setores, há ainda o Recursos Humanos, o
Núcleo de Tecnologia da Informação, o Setor de Comunicação e Marketing, a
Central de Telefonia e Recepção e o Setor de Infraestrutura e Patrimônio.
b) Bloco II, com 1.400 m2
, abriga o Laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital
(145 m2
); o Laboratório Multidisciplinar I (96 m2
) o Laboratório Multidisciplinar II (96
m2
); o Laboratório Multidisciplinar III (96 m2
); o Laboratório Multidisciplinar V (40 m2
);
a Sala de Equipamentos (17,48 m2
); o Almoxarifado dos Laboratórios
Multidisciplinares (36 m2
); Sala de Apoio (20 m2
); Laboratório de Entomologia (48
m2
); O NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) (128 m2
); Auditório NPJ (112 m2
) e área de
apoio ao operacional com lavanderia, armários e chuveiro.
c) Bloco III, com 2.719m2
, abriga 22 salas de aula (4 de 96 m2
; 4 de 64 m2 e 14 de 48
m2
); o Laboratório Multidisciplinar IV (96 m2
); Sala de Apoio (48 m2
) e Sala de Dança
(96 m2
).
d) Bloco IV, com área de 7.838 m2
, abriga 41 salas de aula, sendo 32 com 81 m2 e 9
salas de 100 m2
, 1 auditório com capacidade para 150 pessoas (181 m2
), 1
laboratório de Física (81 m2
), 1 Laboratório de Desenho Técnico (180 m2
), 1
Laboratório de Informática Aplicada (126 m2
), 1 Laboratório de Informática/NAF
(Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil) (126 m2
), 3 Laboratórios de rede do Curso de
Gestão da Tecnologia da Informação (108 m2 cada), Sala dos Professores (112 m2
) e
Arquivo Central (117 m2).
e) Bloco de Apoio, com área de 587 m2
, abriga o Laboratório de Materiais de
Construção Civil (200 m2
), Laboratório de Geotecnia e Mecânica do Solo (36 m2
),
Sala de Topografia (14 m2
), Depósito Institucional (167 m2
), Almoxarifado
Jardinagem (15 m2
), depósito cursos agrárias (31 m2
) e área de lavagem de
materiais e equipamentos (45 m2
).
O Centro de Convivência de 624 m2 dispõe de cantina e espaço para a convivência
dos alunos com mesas, cadeiras, sistema de som e projeção e um espelho d'água
com 40 m2
.
A Fazenda Escola é uma área agrícola da Instituição que possui como intuito
atender, através de sua infraestrutura e recursos, a demanda de ensino, pesquisa e
extensão dos cursos ofertados, gerar recursos financeiros (pela comercialização de
serviços e produtos) e contribuir com a preservação da fauna, flora, solo e água da
região onde está inserida. Tem uma área de 100 hectares, sendo 10 hectares
cultiváveis com histórico de plantio das culturas de milho e soja, à disposição dos
acadêmicos para estudos de campo e desenvolvimento de projetos de pesquisa. A
Fazenda Escola conta ainda com 1 hectare de pomar de frutíferas e plantas
medicinais, uma área de 650 m2 de seringueiras na fase adulta e uma vasta área de
mata nativa. Possui uma estrutura completa, sob os cuidados de um corpo de
docentes altamente qualificado (Mestres e Doutores).
O Unilasalle/Lucas enfatiza a importância da utilização das tecnologias às
Coordenações dos Cursos com o objetivo de orientar as práticas, com princípios que
favoreçam o ensino-aprendizagem e a produção de conhecimento. Os recursos
oferecidos pelos computadores, pela Internet e outras redes de comunicação, assim
como os laboratórios e demais cenários de prática acadêmica, evidenciam a
necessidade de se estabelecerem vínculos entre os conteúdos das disciplinas e os
avanços tecnológicos. Assim sendo, toda a área dos blocos I, II, III, IV, bloco de
Apoio e área de convivência possuem acesso à internet wireless. Oferece ainda aos
seus docentes e discentes laboratórios, salas equipadas com multimídia, além de
diversos softwares e ambientes lúdicos facilitadores do processo de
ensino-aprendizagem, nas disciplinas ministradas. Os laboratórios estão
inteiramente montados com equipamentos novos e de última geração. Existem
excelentes condições de manutenção e conservação das condições físicas e de
equipamentos. Em matéria de recursos de infraestrutura e tecnológico-acadêmicos,
a Mantenedora investiu fortemente em todas as instalações. Vale destacar que todas
as salas de aula possuem os meios multimídias. Os professores e alunos dispõem
de 90 Chromebook para uso em salas de aula. O Núcleo de Tecnologia da
Informação é responsável por gerenciar e manter todos os serviços e ambientes de
tecnologia da instituição que se baseia nos seguintes documentos para gestão de
suas atividades: “Política de Manutenção e Atualização do Parque Tecnológico e
Processos de Instalação de Softwares”. O Unilasalle/Lucas também possui contrato
com a Microsoft, no qual possibilita a utilização do sistema operacional Windows,
Windows Server e pacote Microsoft Office, tanto para área administrativa, quanto
para os laboratórios de informática.
O Unilasalle/Lucas possui 11 laboratórios multidisciplinares que atendem os cursos
de Engenharia Agronômica, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia
Civil e Gestão de Produção Industrial. Em termos de qualidade o Unilasalle/Lucas
está em processo de acreditação da ISO 17025 para ensaios de Bromatologia,
Sementes e Fertilizantes, objetivando a inscrição no RENASEM (Registro Nacional
de Sementes e Mudas) e consequentemente o credenciamento junto ao MAPA
(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A partir de 2019, o Unilasalle/Lucas instituiu o Ecossistema de Inovação La Salle e o
GPSATi, tem o objetivo de fomentar e desenvolver soluções tecnológicas aplicadas
as demandas da região, através de parcerias com instituições públicas e privadas
formando uma rede de inovação e desenvolvimento de ideias que tragam soluções
para os principais desafios.
Os dirigentes, docentes e alunos têm amplo acesso à biblioteca, laboratórios de
informática, recursos audiovisuais e de multimídia e a IES mantém um web site e
tem um sistema de Intranet para comunicação interna com a Mantenedora. Dentre
os recursos úteis aos alunos, o site oferece os serviços Portal do Aluno com acesso
a notas, materiais e conteúdos de estudo, além dos demais serviços administrativos,
já no Portal do Professor estão disponibilizadas todas as ferramentas de
gerenciamento acadêmico, inclusive com postagem de materiais didáticos. Quanto
ao espaço físico da Biblioteca La Salle, estrategicamente localizada no térreo do
bloco I com uma área privativa de 480m2, distribuídos em espaço para o acervo (de
livre acesso aos alunos), hemeroteca, sala de estudo individual, salas para trabalhos
em grupo e ainda sala de administração do setor.
Importante ainda ressaltar que há espaços específicos para atendimento aos alunos;
sala para CPA; estações de trabalho para professores em Tempo Integral, bem como
gabinetes para os coordenadores; sala para os NDEs; espaços de convivência e de
alimentação. Existem salas de reunião, auditórios e, também, sala de
videoconferência. A Biblioteca foi programada com todas as condições ambientais e
técnicas para atender à comunidade acadêmica, à pesquisa, leitura e os estudos de
grupo, disponibilizando computadores para acesso à informação existente no acervo
e fora dele, pesquisa ao catálogo on-line, materiais on-line, empréstimo domiciliar
com reservas e renovações via Internet. Visando melhor atender o público com
necessidades especiais, a Biblioteca passou a oferecer empréstimos de livros em
Braille e de livros falados, ainda disponibiliza em seus computadores o programa
DOSVOX, com fones de ouvido e teclado com letra ampliada, o Ace que é um
ampliador e leitor portátil, a lupa eletronica portátil Ruby HD possibilitando diversas
formas de pesquisa e leitura para deficientes visuais. Já os cadeirantes podem
contar com terminal específico, bancada própria e corredores parametrizados
conforme as normas de acessibilidade. Dentro de seu papel de apoio à pesquisa, faz
empréstimos entre as Bibliotecas da Rede La Salle (inclusive com a Universidade La
Salle de Canoas), o que amplia o acervo disponível aos alunos, pois, dessa forma,
pode ter acesso a eventuais títulos não disponíveis no acervo do Unilasalle/Lucas.
Além disso, as IES da Rede assinaram Base de Dados virtual de livros e de
periódicos da EBSCO Host e possui o acesso ao Portal de Periódicos Capes através
do Pergamum. Possui ainda sala de Realidade Aumentada, contendo: Google
CardBoards, Playlist de vídeos 360° no Youtube, Playlist de vídeos 3D no Youtube
fotos 360° ainda Livros com Realidade Aumentada.
O Unilasalle/Lucas possui uma Política de Inclusão para pessoas com deficiência
(PCD). Toda a instalação física é dotada de todos os requisitos para facilitação do
acesso de Pessoas com Deficiência. Os prédios são dotados de elevadores,
possuindo, também, leitura no sistema braile e anúncio sonoro de identificação de
andares. Os elevadores dão acesso a todos os andares. A IES, também, procura
adequar o seu mobiliário e possui piso tátil em todos os seus espaços. Dá prioridade
de atendimento às pessoas com deficiência, além de possuir uma política de
inclusão de deficientes admitindo-os, especialmente, em seu quadro de
colaboradores. A Biblioteca disponibiliza tecnologias para deficientes visuais e
auditivo, como o Leitor Autônomo ACE, Lupa Eletrônica Ruby, teclados ampliados
com teclas destacadas para pessoas com baixa visão e em braile e também possui
o sistema DOSVOX, que é um sintetizador de voz para comunicação entre o
computador e o usuário, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por
deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e
no trabalho.