Plano Acadêmico:
Justificativa:
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - PPGE/UNIVALI, ciente da importância de capacitação em locais de difícil locomoção dos docentes e da obrigação que os programas de pós-graduação com conceito 5, ou superior, têm em diminuir as assimetrias regionais, propondo esta parceria com a FACULDADE VIASAPIENS – FVS, Tianguá, CE. Esta parceria se justifica devido à grande concentração de programas de pós-graduação nas regiões Sul e Sudeste do país. A inexistência de programas Stricto Sensu cria uma lacuna na sequência do aprendizado do docente, que, limitado por este fato, acaba buscando em outras regiões do estado e do país oportunidades (Mestrado e Doutorado) para a continuidade de seus estudos. Muito embora seja salutar que os profissionais saiam para buscar sua qualificação fora de suas regiões isto provoca uma ruptura na oferta destes para o exercício da docência e da iniciação em pesquisa nas IES mais interiorizadas do País e de alguns Estados. O PPGE/UNIVALI é constituído pelos cursos de Doutorado e de Mestrado Acadêmico em Educação. O Curso de Doutorado em Educação iniciou no ano de 2012, após aprovação do projeto pelo Comitê de Avaliação da CAPES; o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação teve seu projeto recomendado pela CAPES em dezembro de 2002. Na avaliação quadrienal o programa obteve nota 5.
Dentro do aspecto educacional, o programa visa contribuir com a formação dos professores, principalmente para os cursos de graduação e de especialização valorizando a participação do programa na melhoria de ensino nas regiões carentes de formação. No tocante ao aspecto social, o Programa e a UNIVALI buscam formar recursos humanos qualificados para a educação pública e privada que possam contribuir para o aprimoramento e que faça uso dos recursos da ciência e do conhecimento na formação de professores para o ensino da graduação, fortalecidas por estratégias de mobilidade acadêmica e parcerias interinstitucionais. Nessa perspectiva, são considerados como ações norteadoras das políticas propostas:
• participação efetiva no desenvolvimento local, regional e nacional através da formação de pesquisadores e expertise nas áreas de sua atribuição;
• formação de grupos de pesquisa visando a produção de conhecimentos e socialização por meio de publicações nacionais e internacionais;
Sendo assim o PPGE tem empreendido decisivos esforços no aprimoramento do ensino de graduação de cursos nas áreas de Educação, nas atividades de extensão e no fortalecimento das atividades de pesquisa e do ensino de pós-graduação. Mesmo assim, ainda conta, atualmente, com algumas dificuldades para o desenvolvimento do seu projeto acadêmico para dar respostas mais efetivas às demandas sociais.
Desta forma, a parceria com a FACULDADE VIASAPIENS – FVS, cuja mantenedora é o Instituto Audy Azevedo, CNPJ.: 05.754.032/0001-04, representa o anseio de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de um grupo de educadores cearenses, os quais já demonstram por anos o comprometimento com o crescimento local, regional e nacional com a oferta da educação básica no município de Tianguá, interior do Estado do Ceará. Essa experiência no campo educacional possibilitou o ingresso desses educadores no ensino superior, que dessa forma legitima o desejo em contribuir com a construção de novos cenários na região.
A FVS foi credenciada no ano de 2016, com o nome de Faculdade Católica da Ibiapaba – FACI, mais precisamente pela Portaria Normativa 1489 de 20 de dezembro de 2016, ofertando os cursos de Bacharelado em Administração e Bacharelado em Teologia.
No ano de 2018 a IES iniciou a tramitação de sua transferência de mantença e, em determinação ao que apregoa o Decreto 9.235/2017 protocolou no MEC os processos de alteração da mantenedora, bem como da alteração da sua marca institucional de Faculdade Católica – FACI, para Faculdade ViaSapiens - FVS.
Nessa tramitação, a IES inicia um novo processo em sua história, protocolando novos cursos, bem como atualizando a sua infraestrutura e suas políticas institucionais.
Agora com o Professor Antônio Carlos Aguiar Dias a frente das demandas acadêmicas, a FVS adentra em uma nova fase de oferta educacional para a Serra da Ibiapaba, interior do Estado do Ceará com perspectivas singulares de desenvolvimento socioeconômico, a partir de políticas institucionais para ensino, pesquisa e extensão sob a égide de modernas expectativas pedagógicas e educacionais.
Destaca-se nessa promoção e alteração de gestores, uma expectativa educacional comprometida com o desenvolvimento, a qual busca conduzir o município de Tianguá, assim como a região da Ibiapaba, no interior do estado do Ceará, ao crescimento em seus diversos aspectos e assim possibilitar aos cidadãos da região e municípios vizinhos novos horizontes e enxergar a partir de uma expectativa futurista e transformadora.
Desse modo, a história da FVS está intimamente ligada à história de seus mantenedores e gestores, bem como de todos os outros educadores que direta ou indiretamente participaram da constituição do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da IES e deste Projeto Pedagógica que doravante será apresentado, visando, desde esse momento, mudar positivamente o futuro de milhares de cidadãos e de toda a sua região de inserção, comprovando que só é possível alcançar o bem comum e o pleno desenvolvimento a partir da Educação. O objetivo de receber o Minter na instituição é proporcionar, principalmente ao corpo docente, a possibilidade de qualificação. Com a missão de promover a transformação humana, desenvolvendo competências e habilidades por meio de educação com propósito e tecnologia e a visão de ser uma instituição educacional de referência no Brasil, reconhecida pela excelência de seus cursos e professores, diante do exposto, é inegável a importância de receber o Minter na instituição, além disso haverá uma contribuição para o desenvolvimento local e regional.
1.2. Relevância:
A Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, desde o seu reconhecimento pela Portaria Ministerial Nº 51/89 é uma Instituição Universitária multicampi. É uma instituição comunitária, mantida por uma Fundação Municipal denominada Fundação UNIVALI. É uma instituição sem fins lucrativos, com certificado do Conselho Nacional de Assistência Social. Cabe ressaltar também que a UNIVALI é uma das maiores universidades do Estado de Santa Catarina, com aproximadamente 20.000 alunos em 57 Cursos de Graduação, em torno de 50 cursos de especialização, 9 mestrados e 6 Doutorados, todos recomendados pela CAPES/MEC, doze (12) mestrados interinstitucionais (MINTER) alguns já finalizados e em outros em andamento, além de oito (08) doutorados interinstitucionais (DINTER) dos quais alguns já concluídos e outros em andamento. Além disso, tem Mestrados e Doutorados com Dupla Titulação com Alicante, na Espanha, com Delaware, nos Estados Unidos e Perugia, na Itália. É oportuno lembrar, também, o grande valor da UNIVALI para a comunidade acadêmico-científica, marcado pelos números da participação em congressos nacionais, internacionais e Intercâmbios, publicações, pesquisas e projetos de extensão, tanto com representatividade nacional, como internacional. A UNIVALI tem se notabilizado por ocupar, de modo sustentável e continuado, a segunda posição no ranking de universidades catarinenses no que tange ao acesso a bolsas para pesquisadores, aos financiamentos externos pelas agências de fomento nacionais e regionais e ao impacto que suas pesquisas no Brasil e no exterior.
Prova disso são os convênios entre o PPGE com universidades da Espanha, Itália, Colômbia, Portugal, Estados Unidos, dentre outras, o desenvolvimento de projetos de pesquisa com essas instituições e intercâmbio de docentes em cursos e palestras no exterior e no Brasil. Após a avaliação do último quadriênio nos possibilitou avançar também na questão da inserção social em nosso país. O convênio como a FACULDADE VIASAPIENS – FVS nos permitirá implementação de fortes ações educativas na região para diminuir as desigualdades entre as regiões, como também apontará para a necessidade de aprofundar as questões e estudos relacionados à realidade educativa dessa região do Ceará, ainda carente de pesquisadores locais.
1.3. Impacto do Projeto:
Minter têm por objetivo principal viabilizar a formação de Mestres e dessa forma incentivar a formação de futuros Mestres em Educação, principalmente professores pertencentes a quadros de docentes, além de apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de ensino; subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa em Educação e fortalecer e estabelecer as condições para a criação de futuros cursos de pós-graduação, os quais respeitem o desenvolvimento e a preservação do patrimônio natural da região, provendo a concordância entre o desenvolvimento político-econômico regional e a conservação ambiental, a utilização racional dos recursos naturais da região e uma incorporação definitivamente da região às estratégias de desenvolvimento nacional e internacional, preservando a identidade e as suas especificidades educativas. Estes pressupostos estão na base que norteia a parceria entre a UNIVALI e a FACULDADE VIASAPIENS – FVS apresentar esse MINTER e nota-se que a realização do mesmo será um marco para a região e contribuirá profundamente com a superação das desigualdades presentes nas comunidades da região.
2. Plano Acadêmico do Projeto
O PPGE objetiva que seus egressos sejam capazes de se engajar no desenvolvimento da Educação Brasileira, contribuindo para a excelência de culturas acadêmicas com eixo na produção científica e na melhoria das políticas e práticas educativas.
O Programa de Pós-Graduação em Educação possui um eixo curricular articulador focado nas Políticas Públicas e Práticas Educativas, que se propõe a identificar e caracterizar as principais políticas públicas de educação em vigência no país, analisando os princípios orientadores e a consolidação delas em normas, programas e práticas educativas. As linhas de pesquisa, que são ramificações mais específicas, se traduzem concretamente na produção de professores e alunos.
2.1 Objetivos / Perfil profissional a ser formado:
Objetivamos que nossos egressos sejam capazes de:
- Identificar problemas sociais e cientificamente relevantes, problematizando os conhecimentos científicos;
- Desenvolver pesquisas para responder a esses problemas, respeitando o rigor metodológico e os princípios éticos da ciência;
- Socializar os conhecimentos no âmbito acadêmico e nas práticas escolares;
- Inserir a pesquisa como princípio da prática docente, tanto em atividades de ensino como de extensão;
- Contribuir para a definição de políticas públicas em educação que atendam às necessidades sociais;
- Colaborar com os órgãos públicos e organizações da sociedade civil na proposição e implementação de ações para a resolução de problemas na área das práticas educativas.
2.2 Linhas de Pesquisa
Práticas Docentes e Formação Profissional: A linha discute as culturas em ambientes educacionais com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização do espaço, do tempo e das atividades pedagógicas, assim como a construção das diferenças e das contradições na formação profissional.
Políticas para a Educação Básica e Superior: Esta linha trata das questões relativas às políticas públicas da educação básica e superior, políticas públicas de currículo e de avaliação, assim como as políticas de formação de professores.
Cultura, Tecnologia e Aprendizagem: Esta linha desenvolve pesquisas relacionadas à cultura, linguagens artísticas (literatura, teatro, dança, música e artes visuais) e aprendizagem mediada por tecnologia.
Esta estrutura organizada por eixo e linhas soma-se aos grupos de pesquisa, que atuam como braços mais operacionais do programa. Os grupos desenvolvem pesquisas – ligadas às dissertações ou mais amplas, vinculadas às áreas de atuação dos docentes, que se enquadram necessariamente em uma (ou mais) linha de pesquisa, e, por conseguinte, a um eixo do PPGE/Mestrado. Os grupos de pesquisa, portanto, fazem as linhas de pesquisa funcionarem, na medida em que abordam as temáticas de seus escopos.
Todos os docentes e mestrandos são filiados aos seus grupos de pesquisa, e, com isso, temos uma estrutura dinâmica e vibrante. Vários egressos continuam contribuindo para as pesquisas dos grupos, além dos professores da Escola de Educação (Centro de Educação) da Universidade.
Os produtos das pesquisas, por sua vez, fortalecem as linhas de pesquisa que, inclusive, podem vir a se extinguir, seja pelo esgotamento dos interesses do grupo naquela temática, ou pelo atendimento das demandas em questão.
Estrutura curricular do Curso de Mestrado
2.3 Disciplinas e créditos
O mestrando deve cumprir, no mínimo, 36 créditos (em 24 meses), assim distribuídos:
• Núcleo comum - 12 créditos em disciplinas obrigatórias.
• Núcleo específico - 06 créditos em Participação em Pesquisa + 12 créditos em seminários temáticos
• Atividades de Dissertação - 06 créditos.
Núcleo Comum
1. Fundamentos e Metodologia da Pesquisa - 04 créditos
2. Epistemologia - 04 créditos
3. Políticas Públicas em Educação - 04 créditos
Seminários:
1. Teorias e Práticas de Currículo e Avaliação Educacional – 02 créditos
2. Diversidade na Perspectiva Educacional e Social – PCD – 02 créditos
3. Metodologias digitais e não digitais no Ensino Superior – 02 créditos
4. Alfabetização e Multiletramentos – 02 créditos
5. Introdução aos Estudos Culturais – 02 créditos
6. Sociologia da Diferença – 02 créditos
- Participação em Pesquisa - 06 créditos: Atividades programadas entre orientadores e coordenação a cada semestre letivo.
- Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, espanhol, Francês ou Italiano): A comprovação de Proficiência deverão ser apresentadas, na Secretaria do PPGE, até 12 meses após o início das aulas pela Univali. Elas podem ser obtidas na UNIVALI Idiomas ou por entidade outra credenciada e validada pela UNIVALI Idiomas.
3. Orientação
3.1. Atividades de orientação
A atividade de orientação ocorrerá na forma presencial remota disponíveis nas instituições que participam do projeto (Teams, Google Meet, Blackboard). No primeiro ano, todos os professores orientadores manterão contato presencial ou remoto com os alunos e poderão definir os seus respectivos planos de trabalho para a construção do projeto de dissertação. Os coordenadores acadêmico e operacional fazem o acompanhamento do andamento dessas atividades de modo a intervir caso haja alguma necessidade. A Instituição receptora tem à disposição dos alunos suporte de informática para que o contato orientador-orientando possa ocorrer com facilidade.
Para as atividades complementares e suporte metodológico para as várias disciplinas, a receptora conta com os laboratórios de informática disponíveis no campus.
O Coordenador Acadêmico do Programa Promotor trabalha como Tutor dos mestrandos durante o primeiro semestre de atividades.
O processo de indicação dos orientadores acontece no início das atividades letivas. A partir da atribuição da orientação, o orientador passará a acompanhar as atividades dos seus orientandos, inclusive enquanto estiverem cursando as disciplinas na Instituição Receptora. A partir do término das aulas na Instituição Receptora, orientador e orientando fazem encontros remotamente pelos recursos acima indicados.
O Coordenador Acadêmico do Programa Promotor se visita trimestralmente a Instituição receptora para, inicialmente, acompanhar as atividades letivas e até o final do mestrado, e para discutir com os alunos o andamento das suas atividades, inclusive os aspectos relativos à orientação. Além, reuniões remotas com todos acontecem semestralmente e adicionalmente são atendidos por e-mail, telefone e whatsapp pela Coordenação e Secretaria do PPGE.
Além disso, os mestrandos têm atendimento pleno da equipe da Secretaria e do Sistema de Bibliotecas da UNIVALI (Sibiun) como todos os nossos alunos regulares na Sede. Isso inclui base de dados de periódicos e outros.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA E ACESSIBILIDADES
A IES possui infraestrutura adequada na Sede, com acessibilidade, recursos didáticos necessários, atendendo plenamente aos requisitos legais e normativos previstos no instrumento de avaliação e no disposto na Lei 13.146/2015 – art. 3º, inciso I).
A FVS se preocupa com a acessibilidade tanto nas dimensões arquitetônicas, quanto nas dimensões didáticas, pedagógicas, digitais e atitudinais, no acesso aos conteúdos e atividades de aprendizagem e na expressão dos alunos em relação à aprendizagem e avaliação dos conhecimentos em estudo. Na perspectiva da Acessibilidade das Instalações a FVS respeita o critério básico de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e todos os espaços na sede estão em conformidade com a NBR 9050/2020, da ABNT.
No tocante à sede, as vagas do estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, estão localizadas o mais próximo possível dos acessos principais dos prédios e em plano horizontal. Junto às vagas reservadas, está demarcado no piso o espaço para circulação da pessoa com deficiência por meio de faixa e são sinalizadas com o Símbolo Internacional de Acesso pintado no piso da vaga em sinalização vertical com rampas para vencer os desníveis existentes no percurso entre as vagas reservadas até o interior dos prédios. A circulação é livre, adequada e sinalizada ligando as vagas reservadas às entradas acessíveis dos prédios, conforme critérios definidos pela NBR 9050/2020, da ABNT.
No acesso e nas circulações internas de cada prédio, os desníveis nas entradas dos prédios são eliminados através de rampas acessíveis de acordo com os critérios mínimos também definidos pela NBR 9050/2020, da ABNT.
Também nas áreas de circulação são sinalizadas através de piso tátil direcional, indicando a rota acessível (caminho) a ser percorrida. Nas entradas das salas de aula, dos setores administrativos, sanitários, elevadores, biblioteca, salas de atendimento acadêmico há a sinalização por placas em braile.
A FVS possui sanitários adaptados para as pessoas com mobilidade reduzida e atendem aos critérios definidos pela NBR 9050/2020 da ABNT.
São instalados em todos os corredores de todos os prédios em local de livre acesso, com espaço para manobra de cadeira de rodas e sem obstáculos 01(um) bebedouro público acessível com a altura da bica a 90 cm (noventa centímetros) em relação ao piso, altura livre de 73 cm (setenta e três centímetros) e este deverá atender aos demais critérios da NBR 9050/2020 da ABNT.
Todas as salas de aula ou multifuncionais são acessíveis para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Possuem portas de vão livre com largura mínima de 80 cm (oitenta centímetros) quando abertas, espaço para acomodação de aluno em cadeira de rodas em local de boa visibilidade e espaço de 150 cm (cento e cinquenta centímetros) de diâmetro para manobra.
Os balcões ou parte das suas superfícies são adaptados para que se tornem aptos ao atendimento de pessoas usuárias de cadeira de rodas.
A localização dos espaços para pessoas usuárias de cadeira de rodas e dos assentos para pessoa com mobilidade reduzida garante a visualização da atividade desenvolvida no palco conforme critérios da NBR 9050/2020 da ABNT.
Na perspectiva de acessibilidade pedagógica, digital e atitudinal, aos conteúdos e atividades de aprendizagem, na interação dos alunos, e na expressão dos alunos em relação à aprendizagem e avaliação dos conhecimentos em estudo a FVS segue o disposto para tradução e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os deficientes auditivos que não dominam plenamente a alfabetização pela escrita, além da disponibilização do software VLIBRAS no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Para os alunos com visão subnormal ou alunos cegos a FVS disponibiliza o software Dosvox, que oferece codificação e descodificação para conversão de textos em áudio. O sistema permite aos alunos obter a narração dos textos de estudo, das atividades de avaliação, e nas interações com os tutores e colegas.
A IES possui ainda a infraestrutura de apoio para secretaria acadêmica, secretaria financeira, acesso ao acervo bibliográfico, internet e as salas para aplicação de provas obrigatórias. O espaço disponibilizado pela FVS para atender as demandas institucionais, acadêmicas e da comunidade externa, foi projeto de maneira para atender de forma exitosa os critérios estabelecidos pelo MEC e outras exigências legais.ESPAÇO DE TRABALHO PARA DOCENTES EM TEMPO INTEGRAL – TI.
O espaço de trabalho para docentes em regime de tempo integral implantados viabiliza ações acadêmicas como planejamento didático-pedagógico, atendem às necessidades institucionais, possuem recursos de tecnologias da informação e comunicação apropriados, garantem privacidade para uso dos recursos, para o atendimento a discentes e orientandos, e para a guarda de material e equipamentos pessoais, com segurança.
O espaço possui área de 22m2 com adequada ventilação, acústica e iluminação, além de ferramentas de comunicação inovadora, os QR CODE’s, que permitem o fácil acesso ao sistema acadêmico, biblioteca virtual, normas institucionais, horários das aulas, avaliações e resultados divulgados pela CPA.
Para o desenvolvimento de suas atividades, os docentes têm a sua disposição 11 gabinetes de trabalho dispostos para a utilização de maneira individual, composto por mesa, cadeira, computador com acesso à internet, impressora e telefone compartilhado.
O espaço conta com um ambiente integrado que permite acesso a sala coletiva dos professores com banheiro exclusivo, além de 3 salas que garantem privacidade no atendimento dos discentes e orientadores quando necessário, possuindo área aproximada de 7m² cada. O ambiente integrado dispõe de fornecimento e abastecimento de café e chá, bebedouro para água mineral, micro-ondas, frigobar, SmarTV e sofá para pausas durante a rotina de trabalho, sendo a limpeza e conservação do espaço realizada diariamente.
O espaço destinada ao uso dos professores de regime integral possui gabinetes suficientes e com boa estrutura para o bom planejamento e desenvolvimento das atividades e práticas docentes, sendo este considerado um espaço complementar aos docentes de TI da IES que não possuem outra estação de trabalho como sala própria ou gabinete de trabalho, visto que boa parte dos docentes em regime integral da IES ocupa outros setores administrativos, como sala das coordenações, sala da CPA, núcleos do CAE, entre outras.
ESPAÇO DE TRABALHO PARA O COORDENADOR
As Coordenações dos Cursos de Graduação da FVS possuem espaço de trabalho exclusivo e individualizado, que viabiliza o desempenho das ações acadêmico-administrativas da coordenação inerentes à rotina do curso.
O espaço possui equipamentos adequados, atende às necessidades institucionais, permite o atendimento de indivíduos ou grupos com privacidade e dispõe de infraestrutura tecnológica diferenciada, que possibilita formas distintas de trabalho.
Com vistas à realização de atividades administrativas, as salas de Coordenações dos cursos de Graduação possui área de 22m², climatizada, com banheiro privativo, e apresenta excelente iluminação e limpeza, equipada com os seguintes recursos e mobiliários:
• Computador com acesso à internet e demais aplicativos para uso;
• SmarTV de 50” para projeção;
• Impressora de uso exclusivo;
• Mesas e armários;
• Cadeiras estofadas para atendimento individualizado;
• Cadeiras para atendimento em grupo;
• Frigobar;
• Quadro branco;
• Quadro de avisos;
• Telefone.
As salas de Coordenações dos Cursos de Graduação atendem satisfatoriamente aos requisitos de iluminação, ventilação, acústica, limpeza, mobiliário e equipamentos, sendo adequada para o número de usuários e para o tipo de atividade, além de garantir um atendimento privativo aos discentes, docentes e orientadores.
As salas das coordenações possuem localização estratégica para o acompanhamento das salas de aula e os demais espaços de ensino-aprendizagem, bem como para o assessoramento ao corpo docente em suas atividades de planejamento, execução, monitoramento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem acadêmica.
O ambiente ainda conta com ferramentas de comunicação inovadora, os QR CODE’s, que permitem o fácil acesso ao sistema acadêmico, biblioteca virtual, normas institucionais, horários das aulas, avaliações e resultados divulgados pela CPA.
SALA COLETIVA DE PROFESSORES
A FVS disponibiliza uma sala coletiva para professores com área total aproximada em 57m², sendo um espaço amplo, ventilado, com recursos que promovam a comodidade, limpeza, segurança e acessibilidade adequada para o convívio e funcionalidade durante toda a jornada de trabalho. O ambiente possibilita aos professores, nos períodos que antecedem os intervalos e após as aulas, condições adequadas para preparação de aulas e para momentos de descanso e troca de experiências.
A sala coletiva dos professores fica localizado estrategicamente em ambiente administrativo integrado que permite a acessibilidade aos espaços administrativos de trabalho dos docentes de regime integral, coordenações do cursos, além das 3 salas para atendimento de discentes e orientadores, bem como dos espaços de ensino-aprendizagem disponibilizados pela FVS.
O espaço destinado aos docentes é equipado com mobiliário e recursos tecnológicos adequados, mesas e gabinetes de trabalho individualizados e compartilhados, com computadores e acesso à internet sem fio, armários para armazenamento de equipamentos e materiais com segurança, além de dispor de abastecimento de café, chá e água mineral, com apoio de um técnico-administrativo próprio.
A sala dos professores possui os seguintes recursos e mobiliários:
• Computadores com acesso à internet;
• Gabinetes de trabalho para uso individual;
• Impressora com conexão wireless;
• Mesas de trabalho para uso coletivo;
• Sofás para o conforto dos professores;
• Cadeiras estofadas;
• Quadro branco;
• Quadro de avisos;
• Frigobar;
• Micro-ondas;
• Televisão Smart com acesso à internet;
• Armários com trancas para uso dos professores.
O ambiente ainda conta com ferramentas de comunicação inovadora, os QR CODE’s, que permitem o fácil acesso ao sistema acadêmico, biblioteca virtual, normas institucionais, horários das aulas, avaliações e resultados divulgados pela CPA.
SALAS DE AULA
A FVS contará com 22 (vinte e duas) salas de aula, além de 02 auditórios internos com capacidade média para 100 lugares cada, com espaço amplo à frente para apresentações de um modo geral e realização de eventos de pequeno porte.
As salas de aula da FVS possuem metragens distintas entre 48m2 e 64 m2, o que possibilita a configuração de diversos ambientes de ensino e aprendizagem, como por exemplo, aprendizado em equipes em metodologias ativas e colaborativas.
As salas de aula da FVS atendem as demandas institucionais, e acadêmicas, foram projeto de maneira para atender de forma exitosa os critérios estabelecidos pelo MEC e outras exigências legais, adotando os seguintes critérios:
a) Dimensão: Os espaços físicos estão adequados para o número de acadêmicos e para o tipo de atividade;
b) Acústica: O isolamento de ruídos externos e boa audição interna, com uso de equipamentos, se necessário;
c) Iluminação: Controle de luminosidade natural e/ou artificial;
d) Ventilação: Adequada às necessidades climáticas locais ou com equipamentos, se necessário;
e) Mobiliário e aparelhagem específica: Adequado as demandas do local e em quantitativo suficiente aos usuários;
f) Limpeza: As áreas contam com limpezas periódicas. O depósito e as cestas de coleta de lixo estão disponibilizados em lugares estratégicos, como próximos às salas de aulas na cantina, na biblioteca, nas salas de estudo etc.
g) Manutenção: Os espaços físicos possuem manutenção periódica de acordo com o Plano de Avaliação e Manutenção Predial - plano de avaliação periódica dos espaços.
h) Recursos Tecnológicos: Os espaços físicos possuem proposição de recursos tecnológicos diferenciados para o tipo de atividade.
i) Acessibilidade: Os espaços físicos apresentam acessibilidade para as pessoas com deficiência física com a finalidade de eliminar barreiras arquitetônicas e facilitar a integração dos espaços para a adequada circulação dos alunos, permitindo o acesso aos ambientes de uso coletivo em atendimento ao Plano de Acessibilidade da IES.
j) Fuga: Os espaços físicos atendem às exigências legais de segurança predial, inclusive Plano de Fuga em caso de incêndio, atestado por meio de laudo específico emitido por órgão público competente.
As salas possuem acústica, climatização, ventilação e iluminação apropriadas, cortinas retráteis e murais para recados.
As salas de aula possuem os seguintes recursos:
a) Quadro branco para pincel;
b) Lousa digital;
c) SmarTV 50” para projeção;
d) acesso a rede wireless;
e) mesa e cadeira para o docente,
f) ar-condicionado ou ventilador;
g) quadro de avisos.
h) mobiliário adequado para discentes, sendo que as cadeiras são do tipo universitária com braço e espaço para guarda de material dos acadêmicos.
i) espaços reservados para pessoas com deficiências (PcD), tornando-se, portanto, apropriadas aos fins que se destinam.
A acessibilidade nas salas de aula é realizada por corredores amplos e planos, com piso tátil e sinalização para pessoas com deficiência visual, contêm placas indicativas de blocos e disciplinas ministradas em cada semestre, oferecendo condições para utilização com segurança e autonomia total ou assistida.
Para desenvolvimento das atividades acadêmicas, a FVS disponibiliza recursos tecnológicos e aparelhos de multimídia aos docentes.
As salas de aula atendem às necessidades institucionais e do curso, apresentando manutenção periódica, conforto, disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, flexibilidade relacionada às configurações espaciais, oportunizando distintas situações de ensino-aprendizagem, e possuem outros recursos cuja utilização é comprovadamente exitosa.
As salas de aula contam com ferramentas de comunicação inovadora, os QR CODE’s, que permitem o fácil acesso ao sistema acadêmico, biblioteca virtual, normas institucionais, horários das aulas, avaliações e resultados divulgados pela CPA.
O responsável pelos serviços de infraestrutura, obras e manutenção predial realiza o acompanhamento e execução do Plano de Avaliação Periódica dos Espaços e de Gerenciamento da manutenção patrimonial.
ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
A FVS utiliza tecnologia de ponta, que vem de encontro com as necessidades da Instituição, considerando os aspectos imprescindíveis dentro dos modernos fatores de aplicação no ensino.
A estrutura tecnológica da instituição segue os princípios básicos de segurança em sistemas de comunicação compreendendo os seguintes itens:
• Confidencialidade - protege a informação disponibilizada, prevenindo contra o acesso por parte de pessoas não autorizadas.
• Integridade - garante que a informação seja autêntica e protegendo-a de modificações não autorizadas.
• Autenticidade - garante a identidade dos usuários através da sua autenticidade.
• Disponibilidade - prevenir interrupções na operação da rede, garantindo a disponibilidade do uso da informação.
A FVS oferece a comunidade acadêmica acesso à internet em todo o ambiente da IES. A conexão com a internet pode ser realizada pela utilização de computadores nos laboratórios de informática e biblioteca ou por meio de equipamentos móveis através do escaneamento de QR CODE’s disponíveis nas salas de aula, espaços de convivência, corredores e ambientes administrativos da instituição.
A FVS disponibiliza 04 laboratórios de informática, sendo 01 laboratório físico composto por 30 computadores, 1 SmarTV e 03 laboratórios móveis composto por 30 notebooks cada, todos com acesso à internet wi-fi e/ou por cabo, bem como são equipados com softwares necessários as práticas pedagógicas dos cursos.
Os laboratórios de informática (físico e móveis) poderão ser utilizados em sala de aula e estão disponíveis para os alunos desenvolverem atividades de pesquisa acadêmica e científica, bem como para outras atividades ligadas a prática pedagógica dos cursos da IES. Caso o professor ou acadêmico necessite do ambiente ou equipamentos de informática em sala de aula, poderá, mediante reserva, solicitar o uso do espaço ou de um dos laboratórios de informática móveis (LabMóvel I, II ou III).
Os laboratórios de informática da FVS são dotados de espaços físicos adequados, limpos, iluminados, ventilados e bem conservados, com equipamentos e softwares necessários ao pleno desenvolvimento do ensino/aprendizado. A IES possui um plano de manutenção dos laboratórios, com rotinas diárias de limpeza e conservação das instalações.
As instalações da FVS atendem às questões relacionadas à acessibilidade e mobilidade, com condições para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida. Os ambientes permitem acesso fácil para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e possuem recursos de acessibilidade tecnológica para usuários com necessidades especiais.
Na biblioteca da instituição ainda estão disponíveis para os alunos mais 06 computadores para consultas e pesquisas diversas, dentre os quais um é dedicado a pessoas com baixa estatura e um para deficientes visuais, dotado de recursos e ferramentas de acessibilidade tecnológica.
Os Laboratórios e Biblioteca da IES estão disponíveis de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 12h e de 14h às 22h, e aos sábados das 8h00 às 12h, para pesquisas e estudos individuais ou em grupo, favorecendo a iniciação científica e autonomia dos estudantes. Além disso, os espaços supracitados atendem aos aspectos de conforto, comodidade, limpeza, iluminação, acessibilidade, e possuem regulamento próprio.
Nas salas de aula reserva-se ao docente uma mesa de trabalho e os seguintes recursos audiovisuais didático/tecnológicos: tela de projeção e projetor Datashow ou SmarTV, computador e acesso à internet banda larga (Wireless).
A Instituição dispõe de equipe de TI (Tecnologia da Informação) que atua para garantir a execução e suporte das atividades institucionais e acadêmicas que utilizam metodologias baseadas em recursos da internet. Soma-se a isso a estrutura de laboratórios de informática atualizados constantemente para acompanhar a evolução tecnológica, além de computadores localizados nas áreas de convivências, na biblioteca e em laboratórios para estudo, todos conectados à internet e à disposição dos alunos.
A IES conta com um plano de atualização de softwares que atende um plano de manutenção preditiva e também de atendimento às necessidades de atualização e implantação de softwares solicitados por demanda e necessidade de cada curso, além de manter software de segurança de dados (antivírus) instalados em todo seu parque tecnológico.
A FVS conta com rede sem fios, cobrindo 100% de sua área institucional. A conexão à internet é provida de 05 (cinco) links simultâneos, e mais dois, utilizados para demandas extras e atendimento aos docentes e funcionários técnico-administrativos, garantindo maior segurança no trato das informações. O nome da operadora, velocidade e tipo de conexão podem ser verificados abaixo:
a) Link 01 – Brasilink: 600 Megabytes, Fibra Óptica.
b) Link 02 – Brisanet: 400 Megabytes, Fibra Óptica.
c) Link 03 – Brasilink: 400 Megabytes, Fibra Óptica.
d) Link 04 – Brasilink: 300 Megabytes, Fibra Óptica.
e) Link 05 – Brasilink: 200 Megabytes, Fibra Óptica.
f) Link 06 – Brasilink: 200 Megabytes, Fibra Óptica.
g) Link 07 – Brasilink: 100 Megabytes, Fibra Óptica.
A FVS disponibiliza recursos multimídia e audiovisual para serem utilizados por professores e alunos, mediante agendamento prévio com o funcionário responsável pelos equipamentos, o qual está encarregado de instalar os mesmos no horário e sala conforme agendamento, assim como, desinstalá-los após o uso.
A FVS investe na expansão e na atualização dos recursos de informática, na aquisição de recursos multimídia e na utilização de ferramentas de tecnologia da informação. Para tanto, é destinado percentual de sua receita anual para a aquisição de equipamentos, microcomputadores e softwares utilizados em atividades práticas e laboratórios dos cursos oferecidos. O planejamento econômico-financeiro é elaborado de modo a garantir a compatibilidade entre as ações planejadas e os investimentos necessários à sua viabilização. Visando assegurar a compatibilidade entre receitas e investimentos necessários à implantação do projeto institucional, previsto no PDI, a Mantenedora aporta, quando necessário, recursos a essa destinação, conforme avaliação periódica de sua adequação, qualidade e pertinência. Todos os equipamentos de informática da FVS estão interligados em rede e possuem acesso à Internet em rede privada, distinta da comunidade acadêmica o que garante a segurança dos dados institucionais.
A IES possui um plano de atualização de softwares que atende um plano de manutenção preditiva e também de atendimento às necessidades de atualização e implantação de softwares solicitados por demanda e necessidade de cada curso, além de manter software de segurança de dados (antivírus) instalados em todo seu parque tecnológico.
O descritivo geral de Laboratórios de Informática da Instituição, mais detalhamento sobre a estrutura tecnológica, de servidores e outras informações encontram-se disponíveis na instituição em relatórios próprios.
BIBLIOTECA
A Biblioteca da FVS tem dimensão aproximada 150m², e está instalada em área que permite disponibilizar consulta direta ao acervo, espaço para estudos individuais, trabalho em grupo, área de catalogação do acervo e processamento técnico, acesso para portadores de necessidades especiais, sala para a bibliotecária, espaço para atendimento ao público, 20m². Terminais de acesso e consulta de bibliografia com acessibilidade, área de leitura e 50m² guarda-volumes. A Biblioteca possui regulamento próprio, aprovado pelo CONSUP.
A Biblioteca é dotada de espaços físicos adequados, limpos, iluminados, ventilados e bem conservados. A IES realiza rotinas diárias de limpeza e conservação dessas instalações.
A Biblioteca oferece condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os portadores de deficiência física têm livre circulação nos ambientes da Biblioteca, inclusive na sala do acervo, que possui portas largas e espaço adequado entre as estantes. A Biblioteca também permite que, quando for o caso, alunos portadores de necessidades especiais tenham atendimento educacional especializado por meio de computadores, equipamentos e materiais bibliográficos adaptados às suas limitações, com base nas orientações providas pelos Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Acessibilidade e Inclusão (NUPAI), Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes de Medicina (NAPEM).
O local construído para oferecer uma experiência prazerosa à aprendizagem e à investigação bibliográfica, seja ela individual ou em grupo, conta com ambientes de estudo modernos, arejados, com privacidades e ergonomia. A Biblioteca da FVS terá horário de funcionamento.
Na Biblioteca da IES existem áreas reservadas para estudos individuais bem como para estudos coletivos, com espaço e mobiliário adequados, proporcionando comodidade e facilidade para o acesso. Os espaços para estudo são bem iluminados, com refrigeração adequada, sem interferências sonoras, além de permanentemente conservados e limpos.
PESSOAL TÉCNICO ADMINISTRATIVO
O pessoal técnico-administrativo da Biblioteca é composto por dois profissionais com formação na área de Biblioteconomia e auxiliares administrativos de biblioteca.
A Bibliotecária responsável é a Sra. Zélia Maria Souto Fernandes, bibliotecária devidamente registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia/Ceará, sob o registro CRB-3 984. A bibliotecária foi designada pela Portaria nº 57 de 11 de dezembro de 2018.
INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA
A área reservada para o acervo possui estantes, ambiente para leitura de jornais e revistas, mesas e cadeiras. A biblioteca oferece consulta informatizada pois, utiliza o sistema de gerenciamento das atividades de empréstimos, consultas, renovações e devoluções automatizado, o sistema UNIMESTRE. Usuários podem renovar e reservar livros no sistema online. A organização do acervo é feita pela classificação CDD, os livros são organizados por assunto seguindo suas classes.
Observando os critérios de qualidade do SINAES, a Biblioteca visa atender à demanda de implantação dos novos cursos aumentando e melhorando a qualidade do acervo. As salas de estudo em grupo deverão ser reservadas com antecedência. Não havendo agendamento, elas estarão disponíveis a todos os usuários. A Biblioteca disponibiliza acesso à rede wireless internamente, para seus usuários.
GABINETES INDIVIDUAIS PARA ESTUDO
São considerados usuários aptos a usufruir das cabines de estudo individual os acadêmicos com matrículas ativas na FVS. As cabines de estudo individual servem, exclusivamente, para a realização de estudos e trabalhos acadêmicos. As cabines individuais poderão ser usadas por todos os usuários, inclusive os que desejarem fazer uso de laptops. Não é necessário realizar reserva para a utilização das cabines. Na área destinada ao estudo individual, o silêncio é imperativo, e não é permitido alterar o leiaute dos ambientes (mudar mesas e cadeiras de seu local). É expressamente proibido fumar, consumir alimentos no ambiente das cabines.
SALAS DE ESTUDO EM GRUPO
São considerados usuários aptos a usufruir das salas de estudo em grupos os acadêmicos com matrículas ativas na FVS. As salas de estudo em grupos servem, exclusivamente, para a realização de estudos e trabalhos acadêmicos, necessitando reserva antecipada. A reserva deve ser feita com antecedência. Após 20 minutos do horário reservado, o grupo não comparecendo, a sala será liberada.
São permitidos de 3 (no mínimo) a 8 usuários por sala, dependendo do tamanho do espaço e, com autorização prévia. O tempo máximo de permanência é de 2 horas, podendo ser renovado por mais 1 hora apenas, caso as salas não estejam reservadas. Nas salas destinadas ao estudo em grupo, o silêncio é imperativo, e não é permitido alterar o leiaute dos ambientes (mudar mesas e cadeiras de seu local). É expressamente proibido fumar, consumir alimentos no ambiente das cabines.
SERVIÇOS PRESTADOS
A Biblioteca destina-se a disponibilizar recursos bibliográficos, informacionais, tecnológicos e acesso à informação on-line, especialmente, ao corpo discente, docente e técnico-administrativo da FVS para efeito das atividades de ensino, iniciação científica e extensão.
Todos os serviços oferecidos pela biblioteca estão devidamente informatizados para fornecer e recuperar informações de maneira rápida e precisa a seus usuários. A atualização do acervo da bibliografia do curso será feita de acordo com a necessidade e definidas nas reuniões de colegiado, sendo repassadas ao setor responsável da instituição.
ACERVO
A catalogação do acervo segue o Código de Catalogação AACR2. A classificação é do tipo CDD, e Tabela de Cutter para notação de autor. Todos os documentos estão preparados com etiquetas na lombada e disponíveis para empréstimo, nas etiquetas contém as seguintes informações: classificação, cutter, registro, volume e exemplar.
O acervo está instalado em local com iluminação adequada e as condições para armazenagem, preservação e disponibilização obedecem aos padrões exigidos. Há extintores de incêndio e sinalização bem distribuída.
A Biblioteca também é estruturada com acesso ao acervo digital por meio de contrato com as empresas Minha Biblioteca, EBSCO e outras que permitem consulta online pelos usuários, facilitando o acesso digital e atualização de conteúdos. A FVS possui Plano de Contingência aprovado pelo CONSUP.
A Política de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo está institucionalizada de acordo com a aprovação do CONSUP, e é efetivada tendo por base a bibliografia básica e complementar indicada para os componentes curriculares que integram a matriz curricular dos cursos da IES. São consideradas também as sugestões apresentadas pelas Coordenações de Curso, pelos professores e alunos. A aquisição do material bibliográfico ocorre de forma contínua, com base nas solicitações de aquisição dos cursos e/ou identificação de necessidades por parte da biblioteca, e de acordo com o provimento de recursos financeiros. Os professores recebem um material impresso com dados a serem preenchidos, indicando a bibliografia básica e complementar a ser adotada durante o período letivo seguinte.
LIVROS
Para compor o acervo dos cursos que são oferecidos, a IES adquiriu a bibliografia básica e complementar indicada no PPC com títulos físicos. Além dos livros físicos o curso será complementado com livros virtuais, por meio de contrato estabelecido com a empresa Minha Biblioteca. Além do acervo específico priorizado para cada curso, a biblioteca disponibiliza livros de referência e mantém um acervo abrangente de outras áreas de conhecimento.
Todo o desenvolvimento do acervo é norteado pelo projeto pedagógico dos cursos, baseando-se na atualização dos títulos existentes frente ao mercado editorial, adequando o número de exemplares ao número de alunos e incluindo novos títulos indicados na bibliografia básica e complementar.
PERIÓDICOS
A Biblioteca conta em seu acervo com periódicos, nacionais e estrangeiros, específicos para os cursos e outros de interesse da comunidade acadêmica. Para tanto são mantidas assinaturas correntes de periódicos, que poderão ser ampliadas, de acordo com as indicações da comunidade acadêmica.
A IES viabiliza acesso aos periódicos e publicações disponíveis livremente no site da CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br/).
INFORMATIZAÇÃO
O acervo adquirido está todo catalogado no sistema informatizado UNIMESTRE que é utilizado pela IES. O material emprestado é controlado pelo software. A utilização de software especializado visa a automação das rotinas, contribuindo assim na organização e melhoria de atendimento da biblioteca, permitindo, além do cadastramento do acervo, o rápido acesso pelos usuários às fontes de consulta e referência. O sistema possibilita a consulta, renovação de ou a reserva de obras via online.
O sistema de gerenciamento da biblioteca possui um módulo de reserva onde o usuário pode reservar a obra que esteja em poder de outro usuário. Se a obra solicitada estiver emprestada, o usuário poderá requerer reserva para a mesma. A reserva seguirá a ordem de solicitação. Após a devolução do material, o usuário terá o prazo de 48 horas para realizar a retirada do mesmo. Terminado o prazo, caso o usuário não compareça para realizar o empréstimo, terá sua reserva automaticamente cancelada e a mesma passará para o usuário seguinte da lista que realizou a reserva.
LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FORMAÇÃO BÁSICA
Os laboratórios didáticos atendem às necessidades do curso, de acordo com o proposto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), mais especificamente em relação aos conteúdos curriculares definidos. Os laboratórios possuem quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas.
A FVS disponibilizará para as aulas práticas, a serem realizadas nos dois primeiros anos do curso, os seguintes laboratórios dotados de toda a infraestrutura necessária para prática pedagógica: o Laboratório Morfofuncional; Laboratório de Informática; e os Laboratórios de Ensino para a Área de Saúde (Laboratório de Química, Bases Moleculares e Celulares; Laboratório de Microscopia e Laboratório de Doenças Tropicais e Parasitárias) para abordagem do ensino prático dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida.
Os laboratórios supracitados possuem equipamentos modernos e materiais suficientes, de forma que todos os alunos possam participar da aula, melhorando o nível de aprendizagem.